EMADILSON SANTOS
EMADILSON SANTOS Escritor
Itabuna - BA
Agosto de 2021

Biografia

Emadilson de Jesus Santos é natural de Itabuna/BA, cidade natal do Escritor Jorge Amado. Grauduou-se em Letras e tem Pós-Graduação "lato sensu" em Ensino de Língua Espanhola, além de dialogar em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). Concluiu o Nível Médio (antigo segundo grau no Curso Técnico em Contabilidade). É Professor Efetivo (concursado) da Rede Municipal de Educação na cidade de Ilhéus-Bahia, Redator no Jornal e Blog Correio dos Municípios (Itabuna-Bahia),  Escritor (poeta, contista, cronista, romancista , articulista) e Juiz de Paz Eclesiástico.

 

TÍTULOS 

 

Poeta - Membro do Clube do Poeta Sul da Bahia (Itabuna/BA) - 2008.

Membro Correspondente da Academia de Letras de Teófilo Otoni (MG) - 2016. 

Acadêmico Efetivo (Cadeira 388 "Patrono Leandro Campos Alves") da Academia de Artes, Ciências e Letras do Brasil - Acilbrás (Volta Redonda - RJ) - 2019.

Acadêmico Correspondente da Academia Caxambuense de Letras (Caxambu-MG) - 2020.

Acadêmico Correspondente "Cadeira 71" da Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes - Febacla (RJ) - 2021.

Sócio Efetivo da União Brasileira de Escritores (UBE) - 2021.

Organização Mundial dos Defensores dos Direitos Humanos (OMDDH) - 2021.

 

 

HOMENAGENS 

 

PERSONALIDADE MUNICIPALISTA  2019 - Jornal Correio dos Municípios (Itabuna/Bahia).

MEDALHA MÉRITO ACADÊMICO/IMORTALIDADE ACADÊMICA - 2020.  Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes (Febacla).

PERSONALIDADE CULTURAL DO ANO (Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes - Febacla) - 2021.

DESTAQUE SOCIAL 2020 - Organização Mundial dos Defensores dos Direitos Humanos - OMDDH.

DESTAQUE CULTURAL 2020 - Organização Mundial dos Defensores dos Direitos Humanos - OMDDH.

DESTAQUE EDUCACIONAL 2020 - Organização Mundial dos Defensores dos Direitos Humanos - OMDDH.

CERTIFICADO DE HONRA AO MÉRITO ACADÊMICO (Homenagem ao 9º Aniversário da Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes - Febacla e  Ano do Bicentenário de Nascimento de Anita Garibaldi). - 2021. 

COMENDA INTERNACIONAL DIPLOMATA RUY BARBOSA "O Águia de Haia". Título:  Comendador da Justiça de Paz - Organização Mundial dos Defensores dos Direitos Humanos - OMDDH - 2021.

EMBAIXADOR DA PAZ - Organização Mundial dos Defensores dos Direitos Humanos - OMDDH - 2021.

 

 

MENÇÕES

 

Dedicação do POEMA ONDAS DO MAR (páginas: 20/21), da ANTOLOGIA DE POETAS BRASILEIROS CONTEMPORÂNEOS - Vol. 149, Câmara Brasileira de Jovens Escritores - CBJE e Litteraria Academiae Lima Barreto - LALB. Autor: Professor, Escritor, Mestre em Cultura e Memória, Doutor em Cultura e Sociedade, Pós-Doutor em Letras, Romilton Batista de Oliveira, titular da Cadeira 35, da Litteraria Academiae Lima Barreto - LALB (Rio de Janeiro/RJ). 

 

 

DESTAQUES

  

Homenagem ao DIA DE TIRADENTES com a escolha do Soneto : Inconfidência  pelo  Blog Saber - Literário em 22 de abril de 2019.  Postado pelo Professor Rilvan Batista de Santana (Membro Fundador da Academia de Letras de Itabuna - Alita, cadeira 09, patrono Walker Luna ), e Membro da União Brasileira de Escritores - UBE.

 

Reportagem: Professores que fazem a Diferença - 24 de dezembro de 2018 (Site Fábio Roberto Notícias, Ilhéus-Bahia). Ênfase aos trabalhos educacionais na área do social, desenvolvimento e renda sustentável, alimentação saudável, citações das regras dos Direitos Humanos, Constituição Federal, Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e os projetos: Olimpíada de Matemática, Recital de Poesia, apresentação do Regimento Interno da Escola aos alunos, Eleição de Líder de Classe, eleição de poesias para uma Antologia Juvenil, assistência ao documentário Zumbi dos Palmares (Um dos maiores construtores do Brasil), frases célebres de Zumbi dos Palmares, musicalidade e candomblé na Semana da Consciência Negra, Peça Teatral : O Nascimento de Jesus (no evento Cantata), com visão subliminar de que Cristo não é aquele mostrado pelo Renascimento Italiano, Menção Honrosa Póstuma em placa de metal em homenagem à aluna mais idosa da escola - Lídia da Silva Costa (96 anos de idade), Certificado de Menção Honrosa à diretora: Silmara Assunção de Santana,   quando entrou em aposentadoria, pelos serviços prestados à Educação de Ilhéus. No Evento Cantata, houve a parceria entre o professor Emadilson Santos , Clube do Poeta Sul da Bahia e o empresário, jornalista, Escritor Adeildo Marques, Membro Efetivo da Academia Grapiúna de Letras - Agral, Itabuna/Bahia,  cadeira 08 "Patrono Abel Pereira."

 

Arte Literária - Escritores de Sucesso (Site Literário de divulgação da cultura brasileira. Com participações especiais de escritores e poetas internacionais (Liberdade e Caxambu-MG). 

 

Participação no Calendário Artesanal 2021 (03 de setembro) do Clube do Poeta Sul da Bahia (biografia e o soneto : Inconfidentes), com a participação de 78 escritores do sul e extremo sul da Bahia, em parceria com a Gráfica Grapiúna, bem como o apoio cultural da TV Itabuna, Associação Atlética Banco do Brasil - AABB e Universidade Estadual de Santa Cruz - Uesc.    

 

Entrevista no Programa Boa Tarde Mulher da Rádio Nacional AM (Itabuna-Bahia) - 2009, recitando os sonetos: Soneto Grapiúna e o Soneto: Mulher. Apresentadora: Maria Alice Araújo Pereira. 

 

 

OBRAS PUBLICADAS

 

REALIDADES DO IMAGINÁRIO (Contos) - 2015. 

SONETO'S (Sonetos) - 2015. .

CONFLICTOS (Romance) - 2016. 

POÉTICO (Variedades Literárias) - 2016. 

O COMBATE (Crônicas, Pensamentos, Frases, Homenagens, Mensagens, Orações) - 2016. 

O CHISTE (Humor)  - 2016 . 

MACHADO DE ASSIS, O ESCRITOR DO SÉCULO - Trabalho de Conclusão de Curso/TCC. 2016. 

ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESPANHOLA - Trabalho de Conclusão de Curso/TCC. 2016.

 

Editora: Clube de Autores S/A.

Editoras parceiras: Saraiva, Livraria Cultura (Literatura Internacional), Librerías Gandhi, agBook, Topleituras, Scribd, Amazon.