Vem aí novidades...
Portal Escritores
Bezerra
Escritor
São Miguel dos Campos - AL
Seguidores (5)

Quem sou eu?

 

Biografia

    Ernande Bezerra de Moura, poeta  admirável das terras dos Caetés, desde muito jovem se dedica á literatura brasileira, nasceu em 16 de Abril de 1958, no município de São Miguel dos Campos, estado de Alagoas, filho de Fernando Bezerra de Moura e de Olindina Pereira de Moura, Iniciou as primeiras letras no Grupo Escolar Visconde de Sinimbu e estudou o ginasial, na Escola Normal Ana Lins. Em 1981, casou-se com Cícera Correia de Moura, tendo desse casamento, os seguintes filhos: Rosemeiry, Jacqueline, Cryslane e Fernando Bezerra de Moura.

 

    Fez o Curso de Leitura Dinâmica e Memorização pela Assessória e Consultoria de Empresa em Recursos Humanos (ACEMPRH), Participou do I Encontro de Professores de Português, Inglês e Literatura, promovido pelo curso de Letras da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL [antiga FUNESA] fez parte da oficina de Textos Literários e Crianças Leitoras: um encontro possível na sala de aula, ministrada pela Professora Maria Betânia da Rocha de Oliveira. Participou da I Conferência Municipal de Educação de São Miguel dos Campos, da  I Conferência Intermunicipal de Cultura em Coruripe e da IV Bienal Internacional do Livro de Alagoas. Como Escritor é Membro fundador da Academia Miguelense de Letras e Artes - AMILA, tendo como Patrono Dr. João Lins Vieira Cansanção de Sinimbu, na Cadeira de nº 30. Classificou-se no VII Concurso Estadual de Poesia, Minha Inspiração, com as obras, “ Asa Branca do Sertão e Se Eu Fosse Profeta” em 1995, Maceió – AL. I Concurso Nacional de Literatura Brasileira, “Prêmio Lia Pinheiro”, com a obra, ” A Velhice”, em 1997, Maceió - AL. I  Concurso  Penedense de Poesia Falada, com a obra, “Enquanto Minha Alma Suportar”, em 1998, Penedo-AL . II Concurso Nacional de Literatura Brasileira, “Prêmio Osvaldo de Carvalho”, com a obra, “Vidas Seca“, em Maceió - AL . I Concurso Literário das Américas “Destaque Ouro”, com a obra, “Enquanto Minha Alma Suportar”, em 2000, Maceió – AL.. Concurso de Poesia  e Por Falar em Amor, com a obra, “O Amor é Palavra Difícil de Falar”, em 2001, Rio de Janeiro– RJ. Concurso Gonçalves Crespo de Poesia Brasileira, com a obra “A Vida é Assim”, em 2001, Rio de Janeiro-RJ. Concurso Anuário de Escritores, com a obra, “A Saudade Nada Mais É”, em 2001, Rio de Janeiro-RJ. V Concurso Penedense de Poesia Falada, com a obra, “A Saudade Nada Mais É”, em 2002, Penedo –AL.   IX Concurso Internacional Literário de Outono, com as obras, “A Velhice e A Vida é Assim’’, em 2002, São Paulo-SP. Concurso de Poesia Palavra Além do Tempo, com a obra, “Desperta Natureza Morta “, em 2003, pela LITTERIS Editora do Rio de Janeiro. Dentre os Números Títulos e Diplomas destacam-se O colar do mérito  Literário Haldumont Nobre Ferraz, o de Cidadão Benemérito da cidade de Jequiá da Praia e o de Sócio Honorário da Academia Maceioense de Letras. Recebeu as comendas: Escritora Heliônia Ceres, do Sindicato dos Escritores do Estado de Alagoas – SINDEAL, Escritor Cipriano Jucá, da Academia Maceioense de Letras e Poeta Jucá Santos, da Produtora e Editora Magazine Destaque,  pelos relevantes serviços prestados à cultura Alagoana. É Autor do Livreto de Poesia “A Vontade e o Medo ” lançando em 2001,  pela  Gráfica e Editora São Miguel (Gráfisa). É Autor do livro  sobre  a História de São Miguel dos Campos intitulado de “Fatos Históricos de Minha Terra’’ Lançado pela Editora Catavento, em 2004 .É Autor do livro de Poesia “ O Retrato da Vida’’  lançado em 2007, Maceió, pelo SINDEAL. É Autor da Letra do Hino Municipal da Cidade de Jequiá da Praia .

     Tem várias obras publicadas em Antologias e Coletâneas Brasileiras,  tais como: XII, XIII, XIV, XIX, XX, XXI, XXII, XIII Antologia Internacional Del’Secchi do Rio de Janeiro, Energia  Latente, Graftipo, São Paulo, Letras Contemporâneas VOL 06, Gráfica Santo Ângelo Ltda, Rio Grande do Sul, Maria Cordeiro e Amigos, Editora Borck, Rio Grande do Sul, Anuário de Escritores, O Que Os Homens Estão Escrevendo, Palavras Além do Tempo, Talentos Brasileiros 2004, Escritores Brasileiros ‘’Série Ouro’’ e Talentos de Um Novo Tempo, Litteres Editora do Rio de Janeiro, Olhar Andarilho, O Semeador de Palavras, Veríssimos, Transparências, Deslasnieve Daspet e Amigos e Enigmas, Editora Alternativa do Rio Grande do Sul, Letras e Lirismo: Valentes Sinimbys, Editora Viva, Maceió, Alagoas, Escritores Alagoanos, Grafmarques, Maceió, Alagoas e Valores de Minha Terra, Editora Magazine Destaque, Maceió, Alagoas. Suas obras também estão em vários países como: Itália, Cuba, Portugal, Marrocos e Espanha, onde as edições da antologia Del Secchi encontram-se distribuídas. Trabalha atualmente como Funcionário Público Municipal, locado na Casa da Cultura. É Acadêmico Correspondente da Academia Maceioense de Letras, cadeira de Nº 81, patrono, Visconde de Sinimbu, É membro do sindicato dos Escritores de Alagoas (SINDEAL) sob o Registo Literário 0040/98. É membro do site www.escritoresalagoanos.com.br.  É membro titular da Academia do Clube dos Escritores Piracicaba-(SP), cadeira de Nº 40 – patrono, Jorge zohlner, detentor do Troféu Coruja (Prêmio Máximo da Literatura Brasileira) e do Dicionário ABC das Alagoas. Bezerra pode ser considerado ‘’Patrimônio Histórico’’ de São Miguel dos Campos, Alagoas, tamanha importância que representa dentro do cenário Histórico e Cultural, naquele Município.

 

 

 


Atualizações anteriores