Cícero Manoel de Lima Alves nasceu em Garanhuns (PE) em 20 de setembro de 1990. Cresceu ajudando a família nos trabalhos da roça, no Sítio Ilha Grande, zona rural de Santana do Mundaú (AL), cidade onde reside atualmente. É graduado em Letras pela Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL, poeta / cordelista, gravurista, declamador e editor.
Aos dez anos escreveu seus primeiros versos e aos dezoito publicou seu primeiro cordel. Nesta época criou um tipo de ilustração muito parecida com a xilogravura, a qual é utilizada para ilustrar seus cordéis. Já publicou mais de 50 folhetos de cordel. Entre eles, ABC dos alagoanos ilustres (premiado pela SECULT Alagoas em 2019) e Serra da Barriga: Capital do Quilombo dos Palmares (premiado pelo IPHAN em 2019). Também é autor dos livros: Versos de um cordelista (2014), Um cordel atrás do outro (2017), Rimas do Mundaú (2018), Santana do Mundaú: Cidade da Gente (2021), e Caçuá de Versos (2023).
Em 2020 sua biografia foi publicada no livro Dicionário bibliográfico dos cordelistas contemporâneos e em setembro de 2022 foi eleito presidente da AALC - Academia Alagoana de Literatura de Cordel, entidade da qual é membro fundador e ocupa a cadeira nº 05, tendo como patrono o cordelista José Pacheco.
Sua produção poética tem sido estudada em escolas de Alagoas, Pernambuco e Paraíba, além de instituições como UFAL, IFAL e UNEAL.