Tema Acessibilidade

"OS DEZ AXIOMAS QUE FUNDAMENTAM O ESPIRITISMO"

11 de Novembro de 2011

A partir de uma visão pessoal, depois de muito estudo sobre o assunto, chegamos a conclusão que a vida se explica melhor sob o prisma do Espiritismo. Ainda não traduz em cem por cento como desejaríamos, contudo, convence bem mais que a teoria de Darwin ou de outras doutrinas que descartam a reencarnação, consequentemente, não consideram também a vida Espiritual após a morte.

O Espiritismo vem crescendo geometricamente no mundo, tornando-se um dos pontos fortes de convencimento das populações. Estudiosos do Espiritismo estudam e pesquisam “full time” sobre o tema, visando esclarecer eventuais pontos da religião que por ventura ainda suscite dúvidas.

A divulgação massiva do Espiritismo é relativamente nova, comparando com outras doutrinas existentes, por isso, entendemos que é normal que hajam questionamentos. Ao decorrer do tempo todas estas dúvidas serão equacionadas, com certeza.

Deus fez o mundo e o fez bem feito, povoou o universo com Espíritos e lhes deu a faculdade de se materializar. Sendo o Espírito eterno, a matéria não.

Outras religiões, e não as desprezamos aqui, tem deixado a desejar quanto a aplicação de suas doutrinas, ora por serem falhas em si mesmas, ora por razões ligadas aos seus representantes que não traduzem as expectativas de seus fiéis, enquanto que no Espiritismo, os que migram para ele, encontram solidificados o moral elevado e a transparência de seus procedimentos e manifestações.

A trajetória gráfica do Espiritismo no mundo é crescente, contínua e veloz, haja vista os congressos promovidos anualmente em todo o planeta terra, em 2004, portanto recente, foi em Paris, França. Uma prova contundente da adesão cada vez maior por quem busca uma religião sábia, com fundamentos em Deus, serena, séria, absorta nas suas intenções e metas sociais e por fim na credibilidade que se espraia mundo à fora, teve seu epicentro em Paris, 1804, Allan Kardec.

No Espiritismo existem inúmeros pontos que são pacíficos, são aceitos por todos de maneira inconteste. Esses são os axiomas fundamentais ou cruciais, como queiram. Outros são discutidos intra Centros Espíritas, e, estão sendo esclarecidos um a um.

Existem pontos que ainda não são totalmente aceitos, porém, no futuro serão mais bem entendidos pelos fiéis, simpatizantes e leigos. A fé e o tempo se encarregarão disso, naturalmente.

O Espiritismo não pretende ser dono da verdade, apenas quer contribuir para que a humanidade entenda melhor a criação e a evolução das espécies, por exemplo, o porquê da encarnação, da reencarnação, o principio da vida e as razões pelas quais devemos estar permanentemente trabalhando no sentido de purificarmos nossas almas e, também, sobre a eternidade dos Espíritos, etc...

Todos nós fomos feitos para sermos perfeitos e para construirmos, juntos, um mundo harmônico, solidário, sem dor e sem sofrimentos. Esse foi e, é, o objetivo único de Deus, nosso criador e Pai bondoso. Mesmo que haja desvirtuamento da conduta de um ou de outro filho, haverá sempre a chance dele se redimir.  Aí reside o fundamento maior da criação de Deus, isto é, a justiça linear universal.

Alguns Espíritos demoram mais para percorrer a estrada da purificação, outros não, pois ainda em vida carnal já se conduzem adequadamente, com base na fé no Deus Supremo, no evangelho e na doutrina Espírita e seus dogmas.

Trabalhando com afinco e divulgando o Espiritismo com transparência e serenidade, teremos no futuro, um mundo mais solidário, humano e igualitário. Veremos então, nossos irmãos vivendo com dignidade, assim como Deus projetou.  O Espiritismo é o caminho !

Denuncie conteúdo abusivo
RENÉ CAMBRAIA ESCRITO POR RENÉ CAMBRAIA Escritor
Maceió - AL

Membro desde Dezembro de 2009