Tema Acessibilidade

A resposta para José

A oficina de José ficava próximo de uma igreja evangélica, como sempre José não cumprimentava os irmãos da igreja que insistentemente tentavam falar de Jesus para ele, estava em sua face a irritação por tê-los tão próximo do seu trabalho.
José foi criado não pelos pais, mas por sua avó materna Teresa, que sempre foi rude e batia muito no mesmo quando ele cometia travessuras, aos 12 anos teve que largar a escola e trabalhar com o seu tio Paulo na única oficina de caminhões da cidade.
 
Todas as noites José dormia exausto, pois seu tio não lhe dava um só descanso, via as outras crianças brincarem e rirem umas das outras, mas ele nunca tinha a oportunidade de fazer isso, ter momentos de brincadeira.
O único prazer de José era desenhar, tinha um talento maravilhoso, sabia através do caderno de desenho, expressar suas dores e seus sonhos.
Aos 28 anos conheceu, Sara, uma jovem de 22 anos, uma menina meiga e humilde. Logo começaram a namorar e após dois anos, casaram-se. Tiveram três filhos, Matheus, Lucas e João, a alegria da casa e razão de viver de José, trabalhava incansavelmente para poder dar educação aos filhos.
Certo dia soube que seus três filhos estavam freqüentando a igreja do lado da oficina, ficou revoltado e se sentiu traído pela família. Ele, que tanto queria o bem dos filhos, não suportava a idéia de vê-los com os irmãos daquela igreja que o tanto incomodava.
Sua esposa, Sara, era uma boa mulher, sábia, tentava de todas as formas convencê-lo que as crianças estavam felizes, pois estavam aprendendo sobre um salvador que deu a vida e derramou sangue pelos seus filhos aqui na terra.
José não suportava escutar nada sobre O Salvador que tanto os meninos tentavam falar, ele apenas afirmava que sua salvação era o trabalho e suas mãos eram a expressão maior dessa luta.
Infelizmente a oficina não estava muito bem, muitos caminhoneiros deviam a José, ele sempre prestativo, fazia o trabalho com as promessas que receberia depois o pagamento e com isso as dívidas foram sendo acumuladas na casa de José.
Sara tentava ajudar o esposo, bordando alguns lençóis e toalhas para ajudar na renda de casa, mas não era suficiente, as crianças cresciam e precisavam de roupas, calçados e uma boa alimentação.
José não parava um só segundo na oficina, dia e noite, sem descansar, trabalhava para não vê seus filhos passar por necessidades, seu ajudante, Ismael era o único amigo que ele tinha, que escutava as lamurias de José e suportava o seu mau humor.
Para piorar a situação Sara estava doente, muitos remédios precisavam sem comprados e não conseguia mais bordar, a aflição de José e seus filhos aumentou, pois nada estava indo bem.
Uma noite José tentou de todas as formas dormir, mas ele não conseguia, eram muitos problemas para uma mente só. Levantou-se e caminhou até o quarto dos filhos, viu seu filho mais novo, ajoelhado perto da cama conversando com Deus.
Ficou surpreso com as palavras do filho para Jesus, algo que para ele era apenas uma história inventada por humanos, como poderia uma criança de 9 anos falar tão seriamente com alguém que nunca viu, pensava José.
Pela manhã, viu seus filhos indo para igreja, dessa vez ele não disse nada , apenas observou, estavam tão esperançosos, pareciam tão felizes. Viu seu filho mais novo convidá-lo para ir com eles, mas não poderia aceitar, tinha muito trabalho para fazer.
Os dias se passaram e a situação não mudava, parecia que nada que ele fizesse diminuiria as aflições da família, cobrava débitos antigos, ligava para um, conversava com outros, mas nada acontecia.
Ficava revoltado e pedia para as crianças saírem da igreja, pois todas as desgraças vinham desde o momento que eles decidiram seguir a Cristo, e eles afirmavam que ele precisava conhecer O Salvador, mas José era um homem muito rude e orgulhoso, não se renderia tão fácil aos pedidos dos filhos.
Sara foi internada, a sua saúde estava cada vez mais frágil, José não conseguia pensar em trabalho enquanto sua preciosa esposa estivesse acamada, ele não tinha mais ânimo, estava cansado e sofria com todas as dificuldades.
Mais uma noite sem dormir...ao passar pelo quarto dos filhos, não viu apenas João ajoelhado, mas também Matheus e Lucas. Uma raiva brotou em seu olhar, mas não era justo brigar e gritar com eles, estavam apenas ajoelhados.
Naquela madrugada, recebeu a ligação do hospital, Sara estava piorando a cada dia.
Rendeu-se em lágrimas, chorou e clamou:

Senhor, eu nem sei como Ti chamar, pouco sei sobre O Senhor, tenho vergonha de falar Contigo, pois sempre O tratei mal, mas essa noite recebi a notícia que minha amada estar piorando e poderá chegar a falecer, sou um homem rude e grosso. Por favor, eu não quero fazer uma troca com o Senhor, mas preciso que ajude a minha esposa e que me ajude a superar todos os meus problemas, se responderes afirmativamente, eu estarei disposto a conhecer mais sobre Tua história e farei da minha vida um exemplo de fé a testemunho a Ti.

José não imaginava que seus filhos no quarto também pediam a mesma coisa, naquele mesmo dia José recebeu a ligação de um amigo afirmando que levaria o dinheiro dos medicamentos e que o ajudaria tocar a oficina à frente.
Como Deus respondeu tão rápido o seu pedido, não era possível, mas estava feliz com a ligação, com o dinheiro comprou os medicamentos de Sara e fez a sociedade com o amigo.
Sara ainda passou alguns dias no hospital, mas saiu com a saúde restabelecida, a oficina tinha mais fregueses e agora não concertava apenas caminhões, mas carros também.
José, já não trabalhava tanto como antes, pois dedicava parte do seu tempo à família e ao estudo da Bíblia, a Lia todos os dias a palavra de Deus e também aprendeu a falar com Ele.
Todos os dias José agradece a Deus as graças recebidas e recebe a visita de seus novos amigos e irmãos. Às vezes José tem alguns problemas, mas agora ele não fica sem dormir por causa deles, ele entrega nas mãos daquele que pode tudo resolver: JESUS.
Não se turbe o vosso coração, Credes em Deus e também em Mim, essa frase está escrita na faixada da oficina de José e em seu coração.
Devemos aprender a ouvir a voz do Senhor, Ele nos fala através das situações indesejáveis que nos cercam, mas sua promessa é única e fiel, EU estarei contigo até a consumação do século, e TU serás chamado pelo TEU nome e ganharás uma coroa de ouro, revestida de pedras preciosas, basta apenas se entregar ao verdadeiro Amor, O Amor de Deus.
 
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados ao autor. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
0
1 mil visualizações •
Denuncie conteúdo abusivo
Marcela Soares ESCRITO POR Marcela Soares Escritora
Maceió - AL

Membro desde Janeiro de 2010

Comentários