Tema Acessibilidade

O BOM E O MAU USO DA FOTOGRAFIA

Por Jabs Barros

Com o surgimento da fotografia, as pinturas foram perdendo um pouco do seu espaço. Muitos confrontos existiram, alguns anunciavam a extinção da pintura e o reinado da fotografia. As discussões em torno das duas eram constantes e o que se colocava em pauta era se a fotografia era ou não uma forma artística. Hoje, percebe-se que cada uma ocupa o seu espaço e que todas têm as suas devidas aplicações, embora que nem sempre é feita de forma adequada.

É evidente que a fotografia não tem apenas uma finalidade e, principalmente a fotografia jornalística, que dispõe de tipos diferentes. Nela, é possível encontrar um número incrível de informações. Como também é possível atrelar informação com entretenimento, além de outros segmentos. Essas informações contidas na fotografia podem falar por si só, é o ângulo pelo qual o fotógrafo vê a notícia, a melhor forma que ele percebe de repassar dados.

Um grande problema com esse avanço tecnológico está no grande número de informações que as pessoas passaram a receber através dos meios de comunicação de massa. O imediatismo na transmissão de informações é superior em quantidade à capacidade receptiva das pessoas. São notícias desconexas, perdidas no tempo e espaço. Não se sabe o que veio antes, o que realmente está acontecendo e quais as conseqüências para as pessoas.

A preocupação está deixando de ser a verdade dos fatos. Vendagem também está sendo o foco desses meios que utilizam a fotografia com fins informativos ou meramente ilustrativos. Por isso alguns estão apostando em fotos impactantes e isso está desvirtuando as boas utilizações da fotografia. Suas características de entretenimento, informação ou auxílio de um texto, agora abrem espaço para um mundo onde o sensacionalismo se faz presente. Impressos e a internet são os que mais estão utilizando esse tipo de foto, o segundo meio é o que mais compactua com essa prática que cresce consideravelmente.

O grande trunfo seria usar a criatividade e tentar ganhar a atenção de quem observa a fotografia de forma digna de confiança. Evitar utilizar exageros, desgraças alheias ou imagens fortes apenas para surpreender com a miséria das pessoas. Tudo isso pode chamar muito a atenção, mas termina levando as pessoas à banalidade. Tudo está se tornando banal: a morte, os seqüestros, a fome, a miséria, o desemprego e demais realidades que fazem parte do cotidiano das pessoas, mas que não devem ser vistas como normal, e sim, como um problema que necessita de explicações e possíveis soluções.

É algo muito gratificante saber que sua foto é vista e elogiada devido ao seu desempenho em mostrar o melhor numa imagem. Por isso esse profissional precisa despertar o pensar das pessoas, mas pra isso ele necessita usar sua capacidade de criar. Fotos de desgraças já existem muitas e caíram no gosto popular. O diferencial deve ser buscado. Porque não juntar informação, entretenimento e poesia numa fotografia? Inovar não seria uma palavra imprópria às suas leis e, com o passar do tempo, traria bons frutos, sem transformar as pessoas em meros receptores de imagens.

Por Jabs Barros
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados ao autor. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
0
3 mil visualizações •
Denuncie conteúdo abusivo
Jabs Barros (Jabs Topadão) ESCRITO POR Jabs Barros (Jabs Topadão) Compositor
Maceió - AL

Membro desde Fevereiro de 2010

Comentários