Tema Acessibilidade

O seu amor em sete dias!

Mãe Sara de Oxum traz seu amor em sete dias, resolve casamento atrapalhado, vício da embriaguez...

Isso, que em geral não funciona, ou a racionalização completa da situação, vendo pós e contras.

Racionalizar que o coração partido de agora é consequência da excessiva credulidade e a total conscientização de que se enganchou com  o cara errado, ou teve expectativas altas demais, ou que se achou muito foda e o jeito foi arregar depois.

As pessoas não parecem compreender que viver com alguém é tarefa das mais complicadas e que exige, mais das vezes, sacrifícios significativos do egoísmo, da vaidade e do orgulho que julgam não ter. Partem da premissa de Djavan (música linda, porém mentirosa) de "vem me fazer feliz porque eu te amo". Alôôôôô...isso não existe, mas é justamente isso que as pessoas esperam.

Amor instantâneo, acondicionado em caixinha longa vida, capaz de preencher uma existência de um brilho singular, sem maiores esforços. Ledo engano.

Viver com alguém começa do conhecimento que temos de nós mesmos, do que queremos realmente, da simplificação do que queremos, da total racionalização destes nossos quereres.

Alguém ai vai argumentar que amor e racionalização não combinam na mesma frase e eu digo justamente ao contrário. Sem racionalizar o que queremos do amor que desejamos encontrar a chance de que o relacionamento não dê certo, é grande. Querer por querer um homem (ou uma mulher) não é garantia de coisa nenhuma, a não ser de grandes sofrimentos perfeitamente evitáveis.

Exemplo I:

Você conhece o cara na farra, ligeiramente bêbado ou totalmente embriagado, cercado de “amigos, parceiros , pareias e peixes”, dando em cima de tudo que usar saias. Ele é a própria imagem do divertimento.

Por acaso vocês ficam e na próxima festa se encontram, ficam de novo, ele é amigo de amigos seus..e a coisa via aproximando você dele.

Tudo bem. Mas, há detalhes que você não deve ignorar:

1 – ele trabalha? – a resposta adequada é sim.

1ª hipótese: Vagabundos costumam ser encantadores por algumas semanas, mas quem quer viver do lado de um fudido sem dinheiro para um picolé? Esse tipo costuma ter grande e mirabolantes planos que jamais se concretizarão e tem grande possibilidade de ser a bota de cimento que lhe afundará no mar de dívidas cercado pelos tubarões da cobrança. Embarcar nessa é furada na certa. Mesmo que ele seja lindo, mande passear, em nome da sua paz financeira.

Vantagens: não tem nenhuma, sobretudo se você rala muito para viver e ter suas coisas.

2ª hipótese: você é rica, tem dinheiro a fole e pode muito bem se dar o luxo de sustentar o querido vagabundo, financiando eventualmente algum fracasso dele. Na hipótese de você ser dona de um império financeiro, será racional o suficiente para saber brecar investidas mais fortes na sua grana.

Vantagens: ele lhe será grato e nutrirá o maior respeito por você, na sua frente será um anjo de candura,  e se não for você terá dinheiro para pagar seguranças.

2 – ele gosta muito de farra?

1ª hipótese: o palhaço do bar não é divertido em casa, se tem amigos palhaços menos ainda, logo você vai se cansar de servir tira-gosto e de nunca ter com quem conversar um assunto sério.

Vantagem: não tem, a não ser que você seja dona do circo.

2ª hipótese: você também gosta de farrar. Se você não for ciumenta, nem estiver querendo nada além de gastar dinheiro e não tiver muitas perspectivas de futuro, fique...afinal afundar a dois é possível.

3 – ele já teve ou tem relacionamentos sérios?

1ª hipótese: homens são territoriais, eles ficam onde conhecem, dificilmente saem das suas zonas de conforto;  por isso, mesmo que tenham um casamento fudido é muito raro que abandonem a esposa. Namoradas de namoros longos são esposas, na interpretação deles, com direitos menores, mas ainda assim, lugares confortáveis para onde correm quando estão a fim. Você não tem chance, vai sofrer muito por ser amante, vai se descabelar, entrar em depressão, se sentir humilhada, ferida, rejeitada. Nenhum dos seus pretensos sacrifícios serão o bastante...é roubada (pra matriz e para a filial).

Vantagem: você pode ter quantos namorados quiser, porque ele nunca vai se dar conta disso.

2ª hipótese: fique se você agüenta. Fique mesmo sabendo que você sempre vai ser a outra e tendo consciência de que se ele é galinha não vai deixar de ser pelos seus belos olhos.

4 – ele levou chifre?

1ª hipótese: se prepare para curtir junto uma depressão, para ciúmes injustificáveis, para levar nome de puta pela outra.

Vantagem: não existe, a não ser que você esteja preparando uma tese de mestrado sobre o assunto e ele vire dado estatístico.

2ª hipótese: fique, se arme de paciência, de saco e de pouca reclamação e fique.

Exemplo II:

O namoro não anda. Ou ele está desempregado, ou ganhando pouco, ou tem uma família complicada, ou tem uma ex-mulher dependente e filhos. Enfim, não anda, não vai, não evolui. Você está muito a fim de ter filhos, mas ele ou já tem (não dá pra misturar DNA e bactérias) ou acha que é uma responsabilidade muito grande.

Detalhes:

1 – é isso que você quer pra sua vida?

1ª hipótese: você acaba resolvendo que não quer filhos, quer ser eternamente namorada, não precisa de companhia, é independente – praticamente a mamãe natureza – e ele passa a ser seu filho (eles adoram isso), você pode até ajudar no pagamento da pensão dos filhos dele, já que ele não tem dinheiro.

Vantagem: não tem nenhuma, a não ser que você seja masoquista.

2ª hipótese: você tem uma empresa e ele trabalha pra você e, embora não renda, você dá a ele um cargo pró-forma onde ele aparece, mas não decide piroca nenhuma (um enfeite, se ele for bonitinho).

Vantagem: se você for sádica vai ter sempre com quem gritar.

Na verdade, este é um exercício de pensamento, de reflexão. Existem mil casos que eu não listaria aqui, por que se há uma coisa que eu aprendi é que no mundo existe de um tudo e o ser humano é fodidamente adaptável, sobretudo se esse ser humano for mulher e estiver com o relógio biológico gritando que é hora de reproduzir.

Mas, pelo amor de Deus, a mulher precisa saber onde está pisando. Estou cansada de ver criaturas tristes e decepcionadas por coisas que elas já sabiam que iam acontecer pela própria configuração da personalidade do indigitado que lhes é parceiro.

O cara é assim mesmo. Tem defeitos a fole, mas você consegue sobreviver a isto– sem encher o saco da humanidade e sem se fazer de vítima – gosta dele o suficiente para isso? Então é válido!

O vadio e cachorro que você ama, é o seu cachorro vadio preferido e você não abre mão dele. Ai de quem falar mal dele pra você (só você pode fazer isso).

Agora, não venha chorar pitangas, não venha dizer que não sabia, não estamos no século 15 e você não é a Princesa Cinderela. Assuma, você gosta da coceira e ta procurando sarna. Quando achar, fique calada.

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados ao autor. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
1
1 mil visualizações •
Denuncie conteúdo abusivo
Nádia Dias ESCRITO POR Nádia Dias Artista
Maceió - AL

Membro desde Setembro de 2009

Comentários