Tema Acessibilidade

É... o munto tá muito louco meu irmão. IRMÃO?

• Atualizado

É... O mundo não está para brincadeira companheiros... E como eu queria que o mundo brincadeira fosse.

E como eu queria que a vida criança fosse... Mas como ser criança, se até nossos menininhos estão... Indo embora?

A gente confia demais. Anda em coletivos ao lado de pessoas que nunca viu uma vez na vida. Mas a gente anda. Tem de andar. Tem de confiar. Tem de arriscar. Mas tem também de tomar cuidado.

O pior é que a gente toma cuidado, mas é certo que TODO CUIDADO É POUCO, acredite, é muito certo.

Tudo está uma coisa de louco e é difícil parar para perceber que atrocidades acontecem. É muito angustiante, é muito triste, é de dá medo. Certo medo de morrer. Certo medo de perder os "chegados", certo medo de se perder diante do absurdo.

Os maldosos estão por ai, mundo afora causando suas catástrofes e voando como um pássaro livre. Eles estão livres.  Eles fazem tudo que querem, eles são os que ordenam sem cumprir a lei. E nós? Ora, nós ingênuos e bondosos temos que ter medo, trancarmos em casa e fazer dela nossa cadeia. E nós, somos os que ficam presos e simplesmente sofrem.

E quem irá dizer que felicidade existe? E quem irá dizer que amor existe? Você? Eu? O papa? A vida irá dizer? Os acontecimentos? Acho que não.

Você já disse a alguém que o ama. Bom... Muito bom. Ah se todos tivessem essa coragem de dizer uns aos outros: "eu te amo!" Eu disse para alguém, muitos alguéns. E se todos dissessem como eu... O papa prega o amor, e a vida faz a gente acreditar no amor. Porém quando o procuramos, nos perdemos procurando e não achamos o amor. Ele é quem está perdido, coitado. Aliás, acho que ele está escondido por ai, com medo, temendo o pior. Ele não se acha superior, às vezes ele ver que pode perder para o ódio. E este medo do amor, leva para longe de nós a felicidade que o agradece por isso. Afinal, ela também não quer se perder.

O que faz você achar que pode tirar a vida de outras pessoas? Sua doença? Sua vida? Quem tem culpa pelos seus problemas? Pelo seu egoísmo? Eu? Minhas colegas? Os que eu não conheço? A gente nem te conhece. A gente só quer paz parceiro. A gente só quer paz... Por que tira a nossa paz? Ela não te pertence, ela pertence somente a nós. O que faz você achar que pode destruir vidinhas de pequenos deuses? Esses Deusezinhos que tinham tanto para contar, que tinham tanto para viver, que enfeitavam tanto a vida. Meu Deus, por que tanta crueldade? Eles estavam ali, querendo apenas ser gente. Querendo apenas fazer parte do sistema, queriam apenas ser alguém na vida. Seus pais queriam que seus pequenos deuses fossem grandes demais. Então vem um maluco e coloca tudo a perder. Perdida está é a humanidade. E como está perdida!

Tentei mil vezes entender como um namorado tem a coragem de tirar a vida de sua namorada. E ai entro na questão do amor. Onde ficou o amor nessa história? Ficou escondido atrás da porta pela incapacidade de uma pessoa amar? Talvez. O fato é que ele não estava presente. Isso machucou muita gente. E isso fez muita gente chorar. E por fim, como é lógico, se existe alguém que consegue entender, esse alguém não sou eu.

E pergunto o que faz de você achar que pode tirar a sua própria vida? Sua doença? Sua própria vida? Você pode ser o culpado pelos seus problemas, mas é triste de ver que há alguém tão angustiado a ponto de ir dessa para... Para onde? Ora, amigo, para solucionar problemas, você pode resolvê-los aqui. Não conseguiu ter aquela pessoa  especial ao seu lado? Há tantas e tantas pessoas especiais por ai. Não existem somente pessoas ruins, há aquelas que querem o seu bem também. Que querem o bem de todo o mundo.

E nós? Nós fomos feitos para sermos especiais, e é traumatizante perceber que tudo o que temos e tudo o que conseguimos foi a um vão tão inexplicável a ferir a alma. Chora-se por aquela mãe que viu sua filha ser estrangulada por um marginal de quinta e que vivia noite e dia dentro de sua casa. Chora-se ao ver aquela mulher sendo espancada pelo seu próprio companheiro. Companheiro de tantos anos... Chora-se ao ver mães que perderam seus filhos para um bando de criminosos que só contentam a alma quando cometem barbaridades. E quantas vidas foram tiradas meu Deus? Quantas? Só o senhor sabe. E sei que lamenta por isso. Sei que não vêm do senhor tantas atrocidades. Se existe o bem, existe o mal. E acreditamos nisso.

Espero senhor, que a vida, as pessoas, tudo, nos traga boas novas. Sempre. Eu sei, e como sei, que se tudo continuar da maneira que está, iremos enlouquecer. Se já não estamos loucos. É muita pressão. A psique não aguenta.  E tudo vai se contagiando como uma praga. E sei que o mundo está cheio de pragas, no entanto sei também que para tudo há esperança, e que mesmo mortes e injustiças ocorram, resta a esperança para os vivos. E que, VIVOS, por favor, não se façam de mortos, criem coragem, sigam em frente. Busquem o que a vida tem de melhor para oferecer, tenho certeza que para isso não é preciso estragar a vida de um irmão.

 

E como diziam os Hippies deste mundo loucão:

"PAZ E AMOR'. O resto a gente corre atrás. Deus abençoe a todos.


Texto inspirado na tragédia do colégio de Realengo. 


Copyright © 2011. Todos os direitos reservados ao autor. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
1
1 mil visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Mariane Rodrigues ESCRITO POR Mariane Rodrigues Escritora
Maceió - AL

Membro desde Julho de 2010

Comentários

wendel coelho
wendel coelho

Mari,adorei! muito bom mesmo. Verdades sendo ditas de forma simples e clara, e o mais importante, transparecendo emoção, afinal, quem não se emociona com o que vem acontecedo no mundo não é mesmo?!

Mariane Rodrigues
Mariane Rodrigues

Pois é... Quem não se emociona? Pena que as emoções vem em cheio pra lado negativo né?

Fabio da Silva
Fabio da Silva

Um excelente texto sobre nossos dias, menina Mariane.