Tema Acessibilidade

Nunca é tarde para Recomeçar, mesmo que tenha que Esperar

“NUNCA É TARDE PARA RECOMEÇAR, MESMO QUE TENHA QUE ESPERAR”

 

Diz um velho ditado que “Quem espera sempre alcança”, mas a espera geralmente causa impaciência e angustia. Isso acontece nas filas de bancos, postos de saúde, casas lotéricas, etc.

Na verdade a espera é um teste de paciência e no meu caso foi um teste positivo, um recomeço que vale apena relatar. Se você passa 23 minutos numa fila de banco vem logo a impaciência; se você passa 23 horas aguardando resposta de algo que você espera, fica impaciente e o pior é você esperar 23 dias ou mais para fazer alguma consulta ou exame, que causa mais impaciência e angústia.

Agora imagine você passar 23 ANOS fora de uma sala de aula e de repente surge a oportunidade de você recomeçar e recuperar o tempo perdido. Isso aconteceu comigo.

Em 1988, aos 23 anos de idade, já para concluir o antigo 2º Grau, atual Ensino Médio, desisti de estudar e terminei não concluindo. Perdi diversas oportunidades de concursos por não ter o Ensino Médio e muitas pessoas me incentivavam para que Eu concluísse e fizesse uma faculdade, mas o tempo foi passando e naquele ano já havia nascido minha 1ª filha e quando alguém me dizia: “termine o 2º grau rapaz !” Eu dizia que não tinha mais paciência para estudar. Os anos foram passando... me tornei pai de mais 02 filhos e avô de 02 belos netos e depois pensei em fazer um exame supletivo e mais recentemente aqueles cursos que a gente conclui o Ensino Médio em 03 meses, mas mesmo assim não fiz.

Em 2011, vendo a propaganda do ENEM na TV, vi que ali estava a oportunidade de concluir o Ensino Médio que havia desistido há 23 ANOS, em 1988, desde que obtivesse pelo menos 400 pontos nas 04 Provas e 500 Pontos em redação. Me inscrevi no ENEM e também no SISU, uma vez que se Eu obtivesse a pontuação exigida, teria direito ao Certificado de Conclusão do Ensino Médio e também de ingressar numa Faculdade, de acordo com minhas notas.

Nos dias das Provas e da Redação lá estava Eu, com 46 Anos de Idade no meio de uma juventude de 17, 18, 20 anos... Era um vovô no ENEM, ou seja, me sentia um peixe fora d’água, mas dizia comigo mesmo: “vou à luta, pois o que aprendi a mais de 23 Anos atrás não foi em vão”. Eu confiava nas lições que tive no passado, quando a Educação era mais rigorosa, onde para ingressar na 5º Série a gente tinha que passar por exame de admissão, diferente da Educação de hoje, que oferece “muitas facilidades” e muitos alunos não se interessam pelo ensino. Eu vi e senti isso na expressão de muitos jovens que fizeram as provas do ENEM comigo, quando muitos diziam: “Sérgio, você vai passar, você é experiente e desenrolado” (era assim o jeito deles falarem). Ali estava a “insegurança e a impaciência”, a falha de não acreditar em si mesmo e de confiar que quando a gente tem Fé em Deus e diz: Eu posso, Eu vou conseguir, a gente consegue. Alguns poucos ali estavam confiantes, pois estudaram e se dedicaram para passar no ENEM.

Confesso que não me preparei tanto estudando para a prova, exceto para língua estrangeira (espanhol) que pesquisei na internet e dei uma estudada que me valeu muito, pois das 05 questões de língua estrangeira acertei 04 questões. Na verdade, o que aprendi no passado eu não esqueci. É claro que dei umas poucas lidas para relembrar e refrescar a memória, como também a importância de está lendo Jornais, Revistas, vendo Sites, assistindo Telejornais e Reportagens na TV da atualidade e também da história do passado, que muito valeu na hora das provas.

Quando saiu o resultado geral do ENEM, havia obtido mais que as notas mínimas: 400 pontos nas 04 provas e 500 em Redação, isto é, obtive mais de 500 Pontos nas provas e 800 Pontos em Redação, garantindo o meu certificado de Conclusão do Ensino Médio, graças a tudo que aprendi no passado e também a tudo que li e assisti na atualidade, me credenciando a fazer o SISU, 23 ANOS DEPOIS de ter desistido de Estudar.

Com as notas obtidas no ENEM 2011 e inscrito no SISU em JORNALISMO (1ª Opção) e HISTÓRIA (2ª Opção), na 2ª Chamada fui aprovado em HISTÓRIA e comemorei muito e fiz minha matrícula na UFAL dizendo: UM VOVÔ VAI INGRESSAR NA FACULDADE. Logo depois, fui chamado também para JORNALISMO, aí desisti de história e me matriculei no Curso de JORNALISMO, que foi a minha 1ª Opção.

23 ANOS DEPOIS dei graças a Deus Duplamente por essas conquistas em minha vida, pois além de concluir o Ensino Médio, logo tive a oportunidade de ingressar numa Faculdade.

Infelizmente no momento de começar meu curso de JORNALISMO na UFAL, a Universidade entrou em greve e mais uma vez vou ter que esperar. Só espero que esta espera não dure mais 23 ANOS, pois “Nunca é tarde para Recomeçar, mesmo que tenha que Esperar”.

 

Sérgio Moraes (Pilar-AL)

Attachment Image
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
0
2 mil visualizações •
Denuncie conteúdo abusivo
Sérgio Moraes ESCRITO POR Sérgio Moraes Escritor
Pilar - AL

Membro desde Agosto de 2010

Comentários

Mariane Rodrigues
Mariane Rodrigues

Pois é caro amigo, enquanto se é vivo, ainda há tempo de fazer o que deseja. Parabéns pela sua força de vontade, parabéns por ter passado. Estou até com uma pontinha de inveja, pois este ano farei também pra jornalismo. Quem sabe não nos barramos pelo bloco?! Beijos!

Sérgio Moraes
Sérgio Moraes

Obrigado pela mensagem querida Mariane ! Desejo que vc também possa passar em Jornalismo e quem sabe nos encontraremos por lá trocando idéias, produzindo trabalhos e matérias. O tempo é que vai dizer e Deus é quem poderá dá a palavra final. Beijão e Boa Sorte amiga.

Ron Perlim
Ron Perlim

Parabéns, meu amigo, pelas conquistas. Vá em frente, de cabeça erguida, conquistando todos os espaços que a vida ainda pode lhe oferecer. Abraço!