Tema Acessibilidade

Flagrantes adiposo

Morar em cidade pequena propicia a criação e manutenção dos laços de amizades, o sentir-se aconchegado com as trocas permanentes de calor humano, o ter-se como indivíduo e não como mero número ocupante de um lugar no espaço. Embora a atribulada vida moderna, que faz com que cada um reduza-se ao seu nicho, ao seu quadrado, com mais relacionamentos virtuais do que presenciais, seja por e-mail ou pelas redes sociais, o mero sair de casa, quase invariavelmente, resulta em encontros que se convertem numa saudável oportunidade de ressurreição de fatos pitorescos e agradáveis dos tempos compartidos na infância, adolescência.

Naquele feriado patriótico, optara por almoçar fora, com o marido e os filhos, num restaurante há pouco inaugurado na parte alta da cidade. A filha, recém-habilitada, munida da coragem que lhe é peculiar, quis conduzir seu novo veículo ao local, desatenta, porém, ao estresse do pai, a despeito das advertências, maternalmente protetoras, de que aquilo poderia reverter-se numa experiência traumática. “Cole mais no seu canto”, “olhe o carro do seu lado”, “entre mais devagaaaaarrr”, “paaarrrrreee, não viu o sinal?”... A pressão psicológica foi acintosa no sentir da novel motorista, que não disfarçou o choro raivoso, logo minimizado com o encontro, na porta do restaurante, com a sempre lembrada professora do maternalzinho – aquela talentosa contadora de histórias, mas que não lhe conseguira incutir o hábito da leitura (rsrsr) -, que gracejou com as próprias experiências desastrosas e as de sua filha adolescente, que, ali presente, apressou-se em recomendar jamais dirigir com o pai ao lado.

Mais alguns passos, outro encontro. Tratava-se de uma amiga de colégio, que almoçava na companhia da filha e do marido, por sinal, seu professor de faculdade – coisas mesmo de cidade pequena. Depois de cumprimentar o mestre com “satisfação em revê-lo, professor”, ouve a companheira de classe lembrar-lhe de retomar as velhas reuniões da turma... “Essa aqui é minha filha caçula...”. “E essa é a minha, a mais nova motorista da família...”. As respectivas caçulas já conversavam entre si acerca dos reveses no trânsito...

Antes de servir-se no balcão do “self-service”, avista outra professora de faculdade, de quem seu filho também foi aluno. Após as primeiras garfadas, enquanto na companhia do marido e das filhas, chega-lhe uma estimada prima com o mesmo prazenteiro sorriso estampado na face, revelando a alegria do reencontro. Beijos e abraços apertados aplacadores da saudade. A prima, mantenedora de uma silhueta esguia e elegante, em franco descompasso com a sua, já desconfortável no manequim 42, rendida à avalanche das células adiposas oportunistas, fê-la lembrar de seu “curto-circuito neuronial”, conforme atribui ao fato de ter-se rendido ao sedentarismo, ao excesso de trabalho e aos hábitos hedonistas em relação às guloseimas e aos aperitivos dos finais de semana. Com seus botões: “que minha outra amiga de colégio – aquela que elegeu como sua endocrinologista – não me veja!”. Preciso retornar às consultar médicas, com vistas ao acompanhamento dos hormônios da tireoide, mas suas admoestações far-me-ão sentir fracassada”.

O esposo queria pedir sobremesa. Por seu turno, opinou em comprar chocolate no supermercado onde o restaurante se encontra instalado, ali, bem ao alcance das mãos, com gôndolas fartamente ocupadas pelas mais variadas e tentadoras guloseimas. Prescindira da cestinha para equilibrar com os braços tudo aquilo que lhe crescia os olhos, acumulando com os produtos escolhidos pelo marido e pela filha. Quando as mãos já estavam bem “gordas” com tantas delícias, quem ela avista?! Pasma e sem ter como abrir buraco no chão, força foi render-se ao gracejo do inusitado. Era ela, nada menos do que sua amiga e endocrinologista!!! “Eu não estou vendo nadinha” – assevera a amiga médica. Risos de um lado e do outro até o esvair do fôlego. Aliás, as observações se voltaram para o marido, que há mais tempo dela fugia; para a filha, até se firmar nela. “Façamos o seguinte: eu preciso mesmo retornar ao seu consultório, mas na condição de você não me fazer subir na sua balança delatora, combinado?”...

 (Publicada, em O Jornal, edição de 25/09/2012, com alguns cortes em função do limite de caracteres)

 

www.simonemouramendes.com

Attachment Image
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
0
1 mil visualizações •
Denuncie conteúdo abusivo
Simone Moura e Mendes ESCRITO POR Simone Moura e Mendes Escritora
Maceió - AL

Membro desde Setembro de 2010

Comentários