Tema Acessibilidade

Rás Gonguila, O Líder

Uma cidade não é feita apenas de prédios, ruas, avenidas, praias, parques, praças e jardins. É feita também pelos habitantes do presente e do passado, é feita de história e de tradições.

Figuras marcantes dessa cidade de Nossa Senhora dos Prazeres tornaram-se inesquecíveis pela personalidade especial, trabalho e amor à comunidade.

A história oficial conta a vida dos fidalgos, políticos, artistas e intelectuais. As figuras mais humildes, os descamisados que tiveram igual importância na cultura, economia e política, anônimos para a história, são lembrados oralmente pelos amigos ou por algum descuidado cronista do cotidiano.

No século passado, um negrão forte marcou nossa comunidade. Rás Gonguila dizia-se príncipe africano, descendentes dos Reis da Etiópia, trazidos escravos para o Brasil, tornaram-se lideres de negros fujões nos quilombos. Gonguila tinha maior orgulho de seus ancestrais, fazia questão de seu título nobiliárquico africano, Rás.

O Negão engraxate, cadeira na Rua do Comércio, tinha como fregueses, políticos, funcionários, poetas e cachaceiros. O ponto do Gonguila tornou-se ponto de encontro de conversa de boêmios.

Gonguila alegre, divertido, carnavalesco, criou, administrou, comandou o bloco CAVALEIRO DOS MONTES. Todo ano desfilava a frente do bloco arrastando multidão com orquestra de frevo. A moçada caía no passo. Bloco de carnaval era nivelador da sociedade, atrás do bloco misturavam-se pedreiros, engenheiros, médicos, enfermeiros, desocupados, prostitutas e soldados.

O Negão morava na Ponta Grossa, líder nato, respeitado. Na época não havia associação de moradores, nem interesse escuso por parte desses homens abnegados, queriam apenas a sobrevivência de sua comunidade.

Na eleição de 1950, Theobaldo Barbosa, assessor de Arnon de Mello, comunicou ao chefe, candidato a governador, havia feito contato com um cabo eleitoral de muita ascendência sobre a comunidade da Ponta Grossa. Arnon se dispôs a visitá-lo. O encontro foi marcado às 20 horas num velho galpão.

Na hora exata, Arnon e Theobaldo desceram do carro, o galpão apinhado de gente para ouvir o candidato. Arnon ao ver a figura do líder negro de lábios grossos, nariz chato, perguntou em voz baixa para Theobaldo o nome do cidadão. Theobaldo cochichou no ouvido de Arnon: GONGUILA!

Arnon ouviu mal. O sorridente Gonguila achegou-se ao candidato, estendeu-lhe a mão dando “BOA NOITE”. Arnon ofereceu também a mão num respeitável cumprimento, dizendo: “BOA NOITE, Seu GORILA”. Gonguila retrucou firme: GORILA NÃO DOUTOR ARNON! MEU NOME É GONGUILA! RÁS GONGUILA. Alguém soltou uma gargalhada, quebrou o gelo. Arnon desculpou-se, deu um abraço forte no Negão, conversou com os catadores de sururu, catou os votos. Teve excelente votação na Ponta Grossa, reduto do inimigo, Silvestre Péricles, ganhou a eleição, foi governador.

Políticos durante campanha eleitoral procuravam Gonguila. Candidatos a vereador, prefeito, deputado, até presidente, disputavam seu apoio. Na campanha de presidente houve um comício na Ponta Grossa pró Getúlio Vargas perto do cine Lux. Todos em cima de um caminhão, o som, um enorme microfone com raio de ação máxima de uma rua. Vários oradores, brilhantes políticos alagoanos compareceram para discursar. Alguns candidatos a deputado aproveitavam em busca dos votos daquele populoso bairro. Certa hora anunciaram o líder comunitário da Ponta Grossa, Rás Gonguila, entregaram o microfone ao Negão. Ele não se fez de rogado, arrochou a voz:

- Amigos da Ponta Grossa, O Doutor Getúlio é um homem que trabalhou para o povo, para os trabalhadores do Brasil. Getúlio é o maior brasileiro vivo, merece nosso voto...

Um bêbado, colega de copo de Gonguila, assistia ao comício embaixo da carroceria. Impressionado com tantos elogios ao Dr. Getúlio, gritou debochado, gozando o amigo:

- Dá a ele, Gonguila!!!!!!

Gonguila parou sua fala, olhou para baixo, identificou o bêbado, apontou o dedo para o amigo, gritou ao microfone:

- Como o seu, e o dele!!!!

Gargalhada geral. Getúlio ganhou a eleição, aliás, todo candidato apoiado pelo Nêgão ganhava na Ponta Grossa.

Apesar de analfabeto, preto, pobre, impunha respeito, um líder nato, um Rei, um Rás, cheio de amor à cidade. Os nomes dos figurões daquela época estão nas placas de ruas, colégios, praças. O nome de Gonguila ficou na lembrança oral e nos corações dos amantes dessa terra.

Attachment Image
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
0
1 mil visualizações •
Denuncie conteúdo abusivo
Carlito Lima ESCRITO POR Carlito Lima Escritor
Maceió - AL

Membro desde Abril de 2010

Comentários