Tema Acessibilidade

Nem pra morrer serve!

Criar ardis, dissimulações, simulacros: tudo isso compõe o repertório de artimanhas do ser humano para desembaraçar-se das várias situações vexatórias do cotidiano, sejam elas ponderáveis ou não. Tende mesmo à fuga do enfrentamento, a todo custo, das represálias da vida à conta de suas ações ou omissões, das que extrapolem as leis ou o código social. Essa assertiva é mais bem confirmada nos locais onde falece o rigor da punibilidade. Especificamente, aqui, no Brasil, quem não já ouviu falar ou logrou valer-se do “jeitinho brasileiro”?

Destarte, a fim de evitar qualquer tipo de restrição à liberdade ou ao patrimônio, o indivíduo recorre à sua indizível capacidade inventiva, como foi o caso de Manoela, que saíra em seu Gol 1000 disposta a passear pela formosa orla de Maceió, acompanhada de seu genitor. Na verdade, a aquisição de seu veículo viera bem antes de qualquer intenção de providenciar a Carteira Nacional de Habilitação. É seu hábito empurrar a vida com a barriga. Nas ocasiões de risco, seu filho conduziria; caso contrário, apelaria à sorte, usaria de sua boa lábia, teria seus meios, enfim.  Ah! Não vai acontecer – sempre assegurava de si para si. Mas, um dia, a sorte tira férias!

Manuela, ao dobrar a curva do Cais do Porto, divisa uma blitz do DETRAN. Ao ouvir dois silvos breves, embora não dominasse as regras de trânsito, preferira não arriscar. Pois, então, entrar para a estatística das abordagens daquela operação era fato. Precisava pensar rápido numa saída pela tangente. Enquanto o guarda percorria os 50 m que, de propósito, o fizera distanciar do veículo, Manuela determinara ao pai: rápido, pai, passe mal, vai, vai, pai! Seja bom intérprete! – soou ríspida sua voz de comando. Não fracasse na interpretação, ouviiiiiu! Sem questionar, o pobre pai pendera a cabeça para o lado direito, como se desfalecido estivesse. O susto e a forma como fora instado a isso pela filha atônita, transtornara-o a ponto de ficar verdadeiramente pálido. Contudo, muito verbo tivera de ser despendido por Manuela para que o guarda os liberasse. E, certamente, o fizera por receio de que a cena fosse real.

Mais à frente, ao invés de se enamorar com o mar, de intenso azul, da pajuçara, Manuela vociferava impropérios ao pai, indignos de uma respeitosa filha. Acusava-o de quase ter o carro apreendido porque ele não fora um artista convincente.  Ele, por sua vez, diante de tão infame condição, quedou-se impassível. Todo o seu percurso de regresso a casa, estivera ele imerso em devaneios, como a fazer uso inconsciente de um mecanismo de defesa para despistar-se da realidade.

Ao chegar ao trabalho, no dia seguinte, Manuela, conforme lhe era usual, debulhou um rosário de agruras. “Não suporto mais o peso de meus pais, filho, tia-velha, empregada e da matilha voraz. E, querem saber? Nem pra fingir-se de morto o escalafobético do meu pai serve!”

Simone Moura e Mendes

(Publicada em O Jornal, edição de 09/10/2012)

www.simonemouramendes.com

Attachment Image
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
0
1 mil visualizações •
Denuncie conteúdo abusivo
Simone Moura e Mendes ESCRITO POR Simone Moura e Mendes Escritora
Maceió - AL

Membro desde Setembro de 2010

Comentários