Tema Acessibilidade

Afinal, quem pode me explicar o que é amar?

Enquanto chovia (e, diga-se de passagem, uma bela TROVOADA) aqui em Junqueiro, faltou luz e como não tinha nada melhor para fazer, me deitei no sofá e fiquei olhando a chuva caindo através da janela.
Como a minha mente é muito inquieta começaram a surgir lembranças de momentos bem especiais e eu me peguei a pensar sobre o que é amar?
E sabe o que eu percebi?
Que amar outra pessoa não é fácil. Exige, muitas vezes, decisões difíceis de serem tomadas, doações maiores do que podemos dar e receber…
Mas mesmo assim a pessoa que ama verdadeiramente toma essas difíceis decisões e faz o impossível para fazer feliz a pessoa amada, mesmo que isso signifique abrir mão desse amor para que o outro seja feliz.
Então, eu me perguntei se isso era certo: dar muito e receber pouco ou nada em troca? Não, eu não acho que isso seja justo. Mas se Jesus, que nos deu o maior e o melhor exemplo do que é amar, em momento nenhum questionou se o amor que ele dava era igualmente recebido, por que EU vou ser contra o seu ensinamento e fazer jus ao ditado: “olho por olho, dente por dente” (ou seria: amor por amor, receber para dar). Por isso, DÊ AMOR e não espere NADA EM TROCA!
Mas mesmo assim você pode me perguntar: e se a outra pessoa não nos amar dessa maneira? Ou: E se a outra pessoa só quer receber, mas nunca retribui nem mesmo demonstra gratidão?
Eu respondo: Se não somos amados dessa maneira, então o sentimento que o outro diz sentir por nós não é amor. Dependência? Comodismo? Carência? Talvez!
Pois o amor, pelo menos o verdadeiro, não é “precisar” de alguém para ser feliz, não é acreditar que sem a outra pessoa a vida não tem sentido, não é se sentir dono do outro achando que ele lhe pertence.

Amar é deixar a ‘porta aberta’, passando ao outro a sensação de que você não depende e nem é dono dele, mas que está presente e vai ficar ao lado dele enquanto for o bastante para que os dois se sintam bem.
Amar não é colocar a felicidade nas mãos da pessoa amada, mas sim, construí-la junto com ela a cada dia.

É, talvez, isso seja amar… E quem sabe seja desse tipo de amor que o mundo está precisando.

Afinal, quem pode me explicar o que é amar?

Copyright © 2010. Todos os direitos reservados ao autor. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
0
2 mil visualizações •
Denuncie conteúdo abusivo
IORGAMA PORCELY ESCRITO POR IORGAMA PORCELY Escritora
São Leopoldo - RS

Membro desde Abril de 2010

Comentários