Tema Acessibilidade

O Cheiro da Vida

• Atualizado
A paisagem passa ligeiro. Aridez de quase deserto - é como estar vendo por dentro de Isaura -, o seu deserto tão bem escondido, entre a alma e as suas vísceras. (Pudera ver por dentro das outras pessoas, como tão bem percebo Isaura: as suas teias de aranha, seus velames, suas folhas queimadas, a árvore seca que aponta galhos aflitos e afiados, contra um céu que dita um único tom de azul, para o que a vista oferece). 
A desolada visão, ao contrário do que deveria motivar tristezas, emite uma ponta de alegria que reverbera lá dentro e como uma onda de emoção, vem para fora em forma de um solitário sorrisinho disfarçado. 
O carro corre pela estrada. Um homem que viaja desconsolado declara ao motorista que “mulher só vai é com tabica na bunda”. Isaura e outra mulher que se sentara no mesmo banco, se entreolham e disfarçam o riso, ambas, cobrindo a boca com uma das mãos. Por que teriam sorrido? Isaura sabe o porquê de se rir. É que a invadiu um estranho gosto de vitória, por também aos homens, serem complicadas as mulheres. 

Empatamos, pensou, sentindo-se justificada. 

Sequer veio a si a ideia da grosseria do homem, e se veio, dela saiu de imediato. Por que haveria de avaliar o tanto de machismo que havia naquele desabafo? Estava ali um sujeito genérico. Olhou para trás e fitou o seu rosto. Conferiu: mais uma dessas criaturas rudes. Um homem igual a tantos outros, cujo 'pensar' e sobre o que diz é tão previsível, que nem é preciso adivinhar. Confunde-me ainda e às vezes, são aqueles, os de aparência mais polida, quando do contrário do que se acha, vivem endossando generalidades. 

Tornou a olhar para fora mais uma vez. Longe, um sem-número de garças desenhava bordados alados, costurando o vento como se fosse uma peça de roupa. Haveriam de vestir suas aleatórias imaginações. Ao que ela continuava pensando: sobre quantas daquelas mulheres que faziam com ela a mesma viagem, teriam levado safanões dos seus 'santos' maridos?

Lufadas de ar quente entraram pelas janelas do automóvel. Novamente o espaço hostil trouxera-se para dentro dos seus pensamentos. Involuntária, Isaura respirou o cheiro dezembrino. Fechou os olhos e imergiu incorporada ao seu mundo interno. Estava tudo tão cheio de rispidez... Para quê? Tinha-se com a alma repleta de tronchura a querer estrangular o aroma cheio de signos. Tentava evadi-lo, ironicamente, pelos seus cinco sentidos; as suas antenas de captar afetos. 

Diante de tal despropósito, Isaura se meteu de permeio por entre as suas entranhas, e encetou-se da visão da paisagem aspirada, à essência do perfume  dela exalado. Permitiu-se invadir o aroma e nele consentiu-se contaminar. Ela não haveria de deixar que aquela fragrância saísse de mim por aí afora, porque é o cheiro da vida quem acrisola o meu deserto.



Attachment Image
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
0
1 mil visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Goretti Brandão ESCRITO POR Goretti Brandão Escritora
Maceió - AL

Membro desde Fevereiro de 2012

Comentários