Tema Acessibilidade

Conhecer para Temer

                  Conhecer para temer

 

“Eu criei e eduquei filhos, mas eles se revoltaram contra mim. O boi conhece o seu proprietário, e o burro a cocheira do seu dono, mas Israel não conhece nada. O meu povo não entende... Que me interessa a quantidade dos seus sacrifícios?... Parem de trazer ofertas inúteis. O incenso é coisa nojenta para mim; luas novas, sábados, assembleias... não suporto injustiça junto com solenidade. Eu detesto suas luas novas e solenidades. Para mim se tornaram um peso que eu não suporto mais. Quando vocês erguem para mim as mãos, eu desvio o meu olhar; ainda que multipliquem as orações, eu não escutarei. As mãos de vocês estão cheias de sangue. Parem de fazer o mal, aprendam a fazer o bem: busquem o direito, socorra o oprimido, façam justiça ao órfão, defendam a causa da viúva. Então venham e discutiremos. Ainda que seus pecados sejam vermelhos como púrpura, ficarão brancos como a lã...” (Isaías 1:1-20).

Há vários anos, pessoas que não concordavam com os ensinos religiosos tradicionais, decidiram fundar congregações, e desde então, aparecem fiéis que precisam saciar suas carências, do corpo e da alma. O problema é que, nesta ansiedade, estes fiéis acabam: “Entregando aos líderes espirituais a responsabilidade pela sua própria salvação” (Hellen G. White). Hellen, no mesmo capítulo 6, passa vários bons ensinamentos, como: “Devemos pesquisar a Bíblia por nós mesmos”.  “Porque devemos formar opiniões por nós mesmos, visto que teremos de responder por nós mesmos diante de Deus”. “Os que pretendem possuir grande sabedoria, ensinam que a palavra de Deus tem um significado secreto e místico, que está além da clara linguagem do texto. Estes são falsos mestres.”   Ela diz também: “... os ensinos de Cristo devem ter sido previamente armazenados na mente afim de que o Espírito de Deus os traga à lembrança no tempo de perigo.” (Livro com o título: A grande esperança, capítulo 6, parágrafos de 8 a16). Pena que essa mesma Ellen tenha dito: “Mesmo quando foi decidido que o QUERUBIM REBELDE não poderia mais permanecer no Céu, a Sabedoria infinita não o destruiu. A submissão das criaturas de Deus deve ser motivada pela convicção a respeito de Sua justiça. Se este querubim rebelde FOSSE DESTRUÍDO IMEDIATAMENTE, os outros teriam servido a Deus por medo em vez de amor.” (do mesmo livro, cap. 1, último parágrafo da pg 14).

Infelizmente, as pessoas iluminadas também pecam na forma de ajudar os irmãos entenderem as vontades de Deus.

TEMER é o termo mais pronunciado por Deus em todo o Livro Sagrado. Deus está sempre mostrando que não é Pai que passa a Mão na cabeça dos Seus filhos. Ele avisa que é piedoso, mas também castiga com o peso da Sua mão.

Este ENSINAMENTO de que Deus não quer ninguém amando-o por medo, é confuso e enganador; quer apenas justificar a existência e a presença do malfeitor nas coisas más que o povo faz; mas faz por não TEMER a Deus, não porque foi iludido pelo traquino malfeitor

Deus, primeiro age amedrontando, mostrando o Seu Poder; mostrando a Sua Capacidade de acolher, amparar e erguer, quando e a quem Ele quiser; e assim, se faz ser amado.

Quando você resolver entender Deus como sendo Aquele que em princípio causa TEMOR, e pelo TEMOR, causa obediência, e pela obediência se mostra ser amável, aí então você vai, além de amá-Lo, aprender de maneira mais clara, sobre as Suas vontades.

Para se alcançar uma nova e segura compreensão, é necessário sairmos daquilo que nos disseram e buscarmos o que diz a Bíblia. Dentre várias passagens que merecem muito a nossa atenção na palavra TEMOR e obediência, vamos observar pelo menos algumas: Em Deuteronômio 13:5 e 12 diz: “Sigam a Seu Deus e a Ele TEMAM; observem Seus mandamentos e Lhe obedeçam; Sirvam a Ele, e a Ele se apeguem” “ Se seu irmão ou outros lhe convidar a servir a outros deuses... não faça caso nem dê ouvidos... Não tenha piedade dele... Você deverá matá-lo... e sua mão será a primeira... apedreje-o até que morra...”

Se Deus fosse como muitos nos ensinaram, Ele aqui teria recomendado que perdoasse estes que fizeram o convite, e pedia que Deus os perdoasse também. Mas não foi assim que Ele disse; a ordem foi: “Não tenha piedade dele...” 

Em 1 Samuel 12:14, Ele diz: “Se TEMEREM a Deus e o servirem... Seguirão seu Deus... Mas se não obedecerem, então a mão de Deus pesará sobre vocês...”

Em Isaías 8:13, Ele diz: “Chamem de santo somente a Deus dos exércitos; dele sim, tenham TEMOR e TERROR”.

Em Jeremias 32:39-41, Ele diz: “Vou dar-lhes um só coração e um só modo de se comportarem, para que me TEMAM a vida inteira... Colocarei no coração deles o Meu TEMOR, para que não se afastem de mim...”

Os Salmos vão dizendo: 2:11, “Sirvam a Deus com TEMOR”. No 33:18, “Deus cuida daqueles que o TEMEM”. No 34:8, “O anjo de Deus acampa ao redor dos que O TEMEM”. No 34:10, “TEMAM a Deus, povo consagrado a Ele, pois nada falta aos que o TEMEM”. No 34:12, “Filhos, cheguem perto e sentem : vou ensinar a vocês o TEMOR de Deus”. No 111:10, “O princípio da sabedoria é o TEMOR a Deus”.

E assim se repete ao longo de todo o Antigo Testamento.

Formar convicção de que deus deixa De ser Aquele que se faz TEMER, e passa a ser temente, porque alguém pode entendê-lo como injusto, é querer limitar Deus na Sua capacidade infinita.

Se Deus sentisse preocupação com o que o anjo rebelde e as outras criaturas iriam pensar da Sua maneira de agir, Ele não estamparia no desfolhar do AT tanta mortandade e devastações, quando, em muitas delas, o próprio Deus marchava na frente, como em: 2 Samuel 5:23-25; 7:9,10;  nem declararia em Isaías 34:5,6: “... pois a espada de Deus ficou embriagada no Céu. Veja: ela se precipita sobre Edom, um povo que eu destinei para a destruição. A espada de Deus está pingando sangue...”

Se formos observar os títulos como: JULGAMENTO DAS NAÇÕES; ou: CONTRA AS NAÇÕES, que se encontram em: Isaías, Jeremias e Ezequiel, não iremos nos assustar quando Deus fala:

- “Eu sou o EXTERMINADOR” (Isaías 54:16). Como Ele iria se retrair por achar que os que Ele planejou e criou viriam achá-lo injusto, se Ele abre a boca do profeta e pronuncia: “Eu sou o AUTOR da desgraça” (Isaías 45:7)? E sai pronunciando:

- “...se alguém, de caso pensado, atentar contra o seu próximo para o matar, então você o arrancará até mesmo do meu altar, para que seja morto” (Êxodo 21:12-14);

- “Sem dó nem piedade; matem a todos: homens, mulheres, crianças e as grávidas” (Deuteronômio 7:2,16; 19:21; 20:16-18; Josué 6:21; 8:24; 10:28-39; 11:11-16; 19:47; Juízes 1:8,25; 4:6-16; 18:27,28; 1 Samuel15:2,3; Isaías 13:15,16; Ezequiel 5:10,11;9:5,6; 21:8,9). E neste último (Ezequiel), Ele ainda diz: “Vou tirar da bainha a minha espada para matar tanto o justo como injusto.”

Se Deus temesse ser mal interpretado, isso que Ele falou pele boca dos profetas causaria ao seu povo, mais dúvidas do Seu amor por eles do que se tivesse cortado o mal pela raiz.

Quando Deus diz: “...é com a espada, a fome e a peste, que eu os exterminarei...”, é para nos fazer amá-Lo, ou para causar TEMOR? (Jeremias 14:11,12).

Se acharmos que Deus é só justiça e amor, o que vamos achar d’Ele, quando lermos: “ Os pais vão devorar os próprios filhos, e estes, os próprios pais?” (Ezequiel 5:4,6,8,15). Vamos achar que Ele é Pai amoroso, ou Aquele que faz TREMER? E em Amós 3:6, Ele diz mais: “Vem alguma desgraça sobre a cidade, sem que Deus tenha mandado?”

Se Deus estivesse preocupado com o que o diabo ou outro ser qualquer, fosse pensar d’Ele, iria ordenar Seus guerreiros irem à matança? Acompanhe:

1 – “À meia noite, Deus feriu todos os primogênitos do Egito...” (Êxodo 12:29).

2 – “... quando a ira de Deus se inflamou contra  o povo, ferindo-o com grande mortandade” (Números 11:33,34).

3 – “Afastem-se desse povo, porque vou destruí-lo num instante” (Números 16:18-35; 17:6-16).

4 – “Que cada um mate os parentes que se ligaram com o deus falso” (Números 25:1-5).

5 – “... não deixe sobreviver nenhum ser vivo: sacrifiquem...” (Deuteronômio 20:15-18).

6 – “... e passaram todos ao fio da espada... homens, mulheres, ...” (Josué 6:21; 8:24; 10:28-39; 11-11-17; 19:47; Juízes 1:8,25; 4:6-16; 18:27,28; 1 Samuel 15:3-8).

E então, vamos condenar Deus e eliminá-lo das nossas vidas? Como? Não há saída.

Vamos TREMER e desmaiar quando ouvirmos falar d’Ele? Pode ser. Quem não toma a iniciativa de buscar entender as vontades de Deus, é para TREMER e cair sim.

Está em tempo de aprender que Deus é Pai que cria e ama Suas criaturas, mas também é Pai que corrige e pune com chicote cortante, como Ele mesmo diz a Davi, sobre seu filho Salomão: “... Ele é que vai construir uma casa para o meu nome... Serei para ele um pai e ele será um filho para mim. Se ele falhar, eu o corrigirei com bastão e chicote, como se costuma fazer... (2 Samuel 7:1-16). E nós, vamos dizer que Ele é apenas Pai carrasco? Nããão! Em Hebreus 12:6-8,11, Paulo diz: “Meu filho, não despreze a correção do Senhor e não perca o ânimo quando for repreendido por ele; pois o Senhor corrige a quem Ele ama e castiga a quem aceita como filho.” ‘Na hora, qualquer correção parece não ser motivo de alegria, mas de tristeza; porém, mais tarde, ela produz um fruto de paz e de justiça naqueles que foram corrigidos.’

Disciplina é necessário em qualquer meio onde se covive. Deus é Pai que pune com o peso da Sua mão; e outro ensinamento é enganador. Ele corrige da Sua maneira, porém é Pai sensível, piedoso e misericordioso. O Seu amor pode ser maior que Sua ira.

Se você  quer de fato amar a Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento (Mateus 22:37...), é necessário procurar conhecer Suas vontades. Não é possível amar alguém com toda intensidade sem sabermos nada sobre Suas condutas. Tiago em seus ensinamentos, diz: “Você acredita que existe um só Deus? Muito bem! Só que os demônios também acreditam, e tremem!” (Tiago 2:18,19).

Eles tremem porque conhecem a ira de Deus, e não obedecem porque estão destinados a serem do diabo. Já nós, nem cremos como deveríamos crer, nem o tememos da forma como deveríamos TEMER, porque nos ensinaram e ainda nos ensinam os porquês errados. Na grande maioria dos que se propõem a nos guiar, ou não tem o devido cuidado, ou tem outras intenções. E aqui eu repito o que a Hellen disse: “Os que pretendem possuir grande sabedoria, ensinam que a palavra de Deus tem um significado secreto e místico, que está além da clara linguagem do texto.” E olha que esta Hellen é considerada como um dos maiores guias espirituais do mundo.

A responsabilidade de aprender sobre Deus é individual; é como a capacidade de ter fé, não se pode transferir.

Entender ou ensinar que Deus é só amor, é conclusão enganosa e pode provocar a Sua ira. Deus é amor para aqueles que já aprenderam a amá-Lo, mas pode ser carrasco para aqueles que querem ou prometem vida cômoda e salvação fácil.

Optar por aprender sob a orientação de algum instrutor, é muito perigoso, e ajuda quando você faz a sua parte. É preciso abrir a mente e o coração para entender que está tudo sob o comando de Deus. Quando alguém, te falar coisas que você ache que não foi Deus que o mandou dizer, vá à fonte; e tente comparar se ele não é daqueles que já foram anunciados lá no Apocalipse 17:17: “Deus coloca no coração deles, o desejo de realizarem seus próprios planos”.

Deus, que te fez imagem, semelhança, e para amá-Lo, quer que  você o conheça de forma clara. Ele te faz TREMER para obedecê-Lo, e a partir da obediência passe a amá-Lo. Mas não te quer confuso, te quer amando-O de maneira consciente. Por isso Ele te fala sem medo e para te ensinar: “Eu formo a luz e as trevas; sou o autor da paz e crio a desgraça. Eu, Deus, faço todas as coisas.” (Isaías 45:7).

Diz também: “Fui eu quem criou o ferreiro que sopra as brasas no fogo e produz ferramentas de trabalho. Mas também fui eu quem criou o exterminador para arrasar.” (Isaías 54:16).

Seguir os caminhos de Deus necessita de conscientização e amadurecimento. Veja: “Pegue da minha mão esta taça de vinho da minha ira e faça que bebam dela todas as nações... por fim, todos os reis do Norte, tanto os mais próximos como os mais distantes. Um depois do outro. Eu fiz com que todos os reinos que existem sobre a face da terra bebessem. E o rei da Babilônia beberá depois deles.” (Jeremias 25:15-38). No capítulo 27:1-22 também em Jeremias, Deus, e não o príncipe rebelde; é Deus que diz: “... Digam aos seus senhores: Eu criei a terra, os homens e todos os animais sobre a face da terra, com minha grande força e braço estendido, e os DOU A QUEM EU QUERO. Pois bem! Entrego todos esses territórios nas mãos do MEU SERVO NABUCODONOSOR, REI DA BABILÔNIA. Eu colocarei até as feras a serviço dele. Todas as nações ficarão submetidas a ele, a seu filho e a seu neto, até que chegue para seu país a hora de se tornar escravo de numerosas nações e reis poderosos. Se uma nação e seu rei não se submeterem a Nabucodonosor, rei da Babilônia, e não colocarem o pescoço sob o jugo do rei da Babilônia, Eu castigarei essa nação com espada, fome e peste, até entregá-la em suas mãos. Quanto a vocês, povo exilado, não façam caso de seus profetas e adivinhos, intérpretes de sonhos, feiticeiros e magos, que lhes dizem: “Vocês não ficarão submetidos ao rei da Babilônia”. Porque eles profetizam mentiras, para tirar vocês da própria terra e para que eu espalhe e destrua vocês. A nação, porém, que dobrar o pescoço e se submeter ao rei da Babilônia, eu a deixarei tranquila em sua terra, para que a cultive e fique morando nela...” E depois ainda diz mais, Em Jeremias 28:10-17: “... e desta mesma forma, dentro de dois anos, eu quebrarei o jugo de Nabucodonosor, rei da Babilônia, que está no pescoço de todas as nações”.

Há textos que, se não forem bem observados, podem confundir, como por exemplo, sobre Nabucodonosor; mas servem para mostrar que é Deus que predestina a história das nações. Veja: Em Jeremias 25:7-9: “... Mas vocês não me obedeceram, e me provocaram com as obras de sua mãos para sua própria desgraça. Por isso, eu mandarei buscar todas as tribos do Norte, e também o meu servo Nabucodonosor... e o povo ficará escravo do rei da Babilônia durante 70 anos, depois de completado os 70 anos, eu castigarei o rei da Babilônia e seu povo, ou seja, os caldeus”.

Este entregar o povo como escravo a Nabucodonosor, e depois castigar Nabucodonosor para mostrar que é Ele quem determina, se não for observado, confunde o leitor. Porque Deus ordena que o rei destrua, porém logo após se lamenta como se tivesse sido vitimado: Jeremias 51:20-24, 34: “... Você, Babilônia, foi o martelo, a minha arma de guerra; contigo martelei nações... Nabucodonosor, rei da Babilônia, me devorou, raspou tudo, deixou-me  como prato limpo; ...”

Quanto mais formos vigilantes sobre o que dizem que foi Deus que falou, menos riscos corremos de cair nos argumentos dos que vestem peles de ovelhas, quando na verdade são lobos disfarçados. aprendemos sobre as vontades de Deus, mais aprendemos como Lhe obedecer, e caminharmos os Seus caminhos com mais segurança e esperança de estarmos incluídos nos Seus planos e Projetos; porque o próprio Deus, em 2 Samuel 24:16 diz: “O anjo estava já com a mão estendida sobre Jerusalém para destruí-la, quando Deus se arrependeu desse mal, e disse ao anjo: “Chega! Agora retire a mão”.

Em Isaías 54:7,8: “Por um instante eu abandonei você, mas com imensa compaixão torno a reuni-la. Num ímpeto de ira, por um momento eu escondi de você o meu rosto; agora, com amor eterno, volto a me compadecer de você...”

Se nós pudéssemos enxergar como Deus está nos olhando, com certeza entenderíamos o que o Seu dedo imperativo está ordenando: Levantem-se! Larguem as ocupações que não levam à VIDA, e vão à MESSE; colham e guardem as relíquias que estão no Meu LIVRO, porque dias difíceis virão, e Eu não quero desviar o Meu olhar de vocês, por serem ovelhas do Meu rebanho, porém, perdidas.  

0
1 mil visualizações •
Denuncie conteúdo abusivo
Josue Firmino ESCRITO POR Josue Firmino Escritor
Arapiraca - AL

Membro desde Outubro de 2012

Comentários