Tema Acessibilidade

Geografia e Estatística do Município de São Miguel dos Campos - AL

    O município de São Miguel dos Campos tem uma área de 360.85 Km2 e está situado no leste de Alagoas, na Mesorregião da Mata Alagoana e na Microrregião dos tabuleiros de São Miguel dos Campos, a sede está localizada a 60Km de Maceió e tem uma altitude de 12 metros acima do nível do mar,  sua posição determinada pelas Coordenadas Geográficas é de -9º, 47º, 51,60º de latitude Sul, em sua interseção com o Meridiano é de -36º, 05º, 38,40º de longitude Oeste.

 

Limites

Ao Norte com Boca da Mata e Pilar

Ao Sul com Jequiá da Praia e Roteiro     

Ao Leste com  Marechal Deodoro e Barra de São Miguel

Ao Oeste com Campo Alegre e Jequiá da Praia.

 

Cidades mais próximas

1 – Boca da Mata – 36Km

2 – Barra de São Miguel – 25Km

3 – Coruripe – 65Km

4 – Campo Alegre – 36Km

5 - Roteiro – 22Km

6 – Marechal Deodoro – 42Km

7 – Jequiá da Praia – 45Km

 

Relevo e Hidrografia

O relevo é muito variável. A baixada litorânea é modelo em sedimentos recentes, penetrando pelos vales do seu principal rio e nascente.

Escarpas marcam a passagem para o relevo modelado em rochas areno-argilosas, da formação de barreiras, onde o rio se encaixa.

No fundo dos vales, nos confins do noroeste, as rochas cristalinas aparecem originando, mais adiante, uma topografia ondulada. A altitude vai de poucos até cerca de 100 metros.

A rede hidrográfica é constituída pelo rio São Miguel, que nasce no município de Tanque D’arca, pelos riachos: Pitu, Caixacumba e Pindoba e pelas nascentes existentes por toda parte do município.

 

Riquezas Naturais

As maiores fontes de riquezas são a cana-de-açúcar, plantios menores de feijão, mandioca, macaxeira e milho, dentre outros.

De origem mineral pode-se encontrar a matéria prima do cimento, petróleo e gás natural, por sinal o município é cortado por um gasoduto da Petrobrás, além de ter também argila para a fabricação de telhas e tijolos. De origem animal, em suas maiorias são peixes, tatu, veado, paca e aves em geral.

 

Aspectos Demográficos

São Miguel dos Campos é considerado um município subdesenvolvido devido uma série de fatores. Apesar disto, porem, ele vem crescendo ao longo do tempo e a cada segundo sua população vem aumentando consideravelmente.

Segundo dados fornecidos pelo IBGE, que realizou o censo de 2010. O município de São Miguel dos Campos Atualmente tem uma população de 54.591 habitantes, distribuída da forma como apresenta abaixo.

 

        ZONA URBANA                    ZONA RURAL

52.571 – 96,3%                       2.020 – 3,7%

RESULTADO GERAL                                     Homens: 26.577 – 48,68%      Mulheres: 28.014 – 51,32%

 

 

Representação Política

 

O município é representado pelo prefeito George Clemente e pelo Vice-prefeito Pedro Ricardo (Pedoca), e por treze vereadores

 

Poder Legislativo

José Venâncio

Uedson Silva (Pililiu do povo)

Josivaldo de Oliveira

Jalmir Santos

Nailton Cavalcante de Albuquerque Pessoa

Maria das Graças (Irmã Graça)

Lauter Cavalcante Pessoa Sobrinho

Cícero Novais

Jalon Cabral

Arsênio Martins da Silva

Aberivaldo Leite

Ednaldo Vitor

Diney Torres

Secretários Municipais

 

Secretaria Municipal de Administração

Isa Maria Barros de Magalhões

 

Secretaria Municipal de Educação

Maria do Amparo Carvalho Farias

 

Secretaria Extraordinario de Tesoraria

Adalberon José dos Santos

 

Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente

Hermann Zeferino Valente Soares

 

Secretaria Municipal de Infraestrutura

Francisco Paulo de Barros Seabra

 

Secretaria Municipal de Saúde

Dr. Albo Vieira

 

Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social

Maria de Betânia Olímpio de Paula

 

Representação Judiciária

São Miguel dos Campos é sede da Comarca da segunda estância, existem três cartórios que fazem parte do seu dia-a-dia, cartório do Primeiro Oficio cartório do Segundo Oficio e cartório de Registro Civil, além de contar também com um Cartório Eleitoral.

O município conta ainda com ministério do trabalho, uma procuradoria estadual, um conselho tutelar, uma junta de conciliação judicativa, um juizado especial civil e criminal e o fórum Desembargador Moura Castro, além da Secretaria da Infância e Juventude.

 

Situação eleitoral

O município tem atualmente o total geral de 33.209 eleitores cadastrados. Segundo dados fornecidos pelo Cartório Eleitoral em 2008.

 

Clima

O clima, característicos da zona da mata é megatérmico saudável e quente, é sub-úmido. Influenciando por sua posição geográfica, a temperatura média é de 24,4ºC e sua variação, ao longo do ano, ficam entre a mínima de 24ºC e a máxima de 34ºC mantendo-se quase sempre elevada.

A precipitação pluviométrica média anual é de 1.400mm, entretanto, é mal distribuída ao longo do período, com duas estações bem definidas. A estação chuvosa tem inicio em fins de março, com maior incidência entre maio e agosto, acarretando excedente de água no período.

De novembro a inicio de março as chuvas são escassas, resultando em cinco meses de seca, com escassez de água superior a 300mm.

 

Vegetação

Integrante da zona da mata nordestina a região, foi em décadas passadas, coberta pela floresta nas planícies e encostas, ora devastada em toda sua extensão. Hoje, o que se vê, são extensos canaviais, campos e pequenos plantios de lavouras de subsistência.

Raramente são encontradas árvores de alto nível, pois muitas delas já foram extintas.

 

Fauna e Flora

A fauna já foi quase toda extinta. São poucas as aves e animais silvestres encontrados. Ainda são vistos alguns como: papa-capins, bem-te-vis, pardais, galos de campinas e patativas. Os animais se resumem às raposas, cotias, preás, tatus, capivaras, jacarés, guaxinins e sagüins.

A flora é composta de uma pequena área de mata atlântica tradicional, nos tabuleiros as matas deram lugar a imensos plantios de cana-de-açúcar.

 

Solo

Existe uma variação no solo entre muito profundo moderados a bem drenados, geralmente com bastante acidez e de baixa fertilidade natural.

Existe também os mais detectados, são de profundos a mais profundos, acentuadamente drenados, bem desenvolvido, ácidos bastante porosos e de baixa fertilidade natural.

Ás margens do rio São Miguel ocorrem manchas de associações de solos organominerais, fortemente ácidos, de deposição recente e característica de planícies inundadas e solos poucos desenvolvidos, ácidos, encharcados, e apresentado resíduos vegetais na sua composição.

 

Destino do Lixo

O destino do lixo é diverso. Na zona urbana existem coletas, todos os dias em veículos pertencentes à prefeitura municipal.

Uma parte é queimada e a outra parte é enterrada na terra, São Miguel dos Campos hoje é considerada umas das mais limpas cidades do Brasil.

Foi instalada no Município uma fábrica de reciclagem para gerar emprego e renda, o melhor é que muita gente saíra ganhando com isso principalmente os catadores, a natureza e os fabricantes.

 

Aglomerações urbanas

Destaque para os povoados, Bernardo Lopes e Coité.

 

Saúde

A Santa Casa de Misericórdia de São Miguel dos Campos mantém o hospital, Dr. José Inácio e a maternidade Rui Palmeira. O município conta ainda com quatorzes postos de saúde, (PSF) Programa Saúde da Família,funcionam em modos especiais, assim distribuídos, dois como referencia (Olímpia Lins e Dr. Aguinaldo Machado) prestam serviços à comunidade. Os demais postos empregam diariamente assistência médica através de consultas marcadas, além de existir também um posto ambulante que presta serviços a comunidade da zona rural.

No município existe também a Secretária Municipal de Saúde e o centro de diagnostico e conta com a cobertura do sistema único de saúde, SUS, conta também com duas clínicas infantis e vários consultórios médicos, odontológicos. Ainda existe a SUCAN, a UNIMED também contamos agora com uma unidade da SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

O governo municipal criou uma equipe de assistentes sociais, comandadas pela secretária de assistência social que tocam diversos projetos, tais como assistência a idosos, crianças e deficientes físicos, semanalmente são realizadas avaliações do que foi implementada e a cada dia que passa esse movimento se alastra e assiste mais pessoas carentes.

São também desenvolvidas atividades por equipes profissionais constituídas por médicos, enfermeiras, assistentes sociais, além de auxiliares, visando dar uma maior assistência à comunidade carente.

 

Odontologia nas Escolas

O município mantém assistência odontológica, para atendimento a demanda, espontâneo. Realiza tratamentos recuperador e curativos, tratamento preventivo, tais como escovação supervisionada com flúor gel, bochechos fluoretados, aplicação de selantes e palestras educativas, em escolas nas faixas de 06 a 14 anos.

 

 

Principais Doenças da População

As doenças mais presentes na comunidade são: Verminose, Escabiose, diarréias, doenças do aparelho respiratório, doenças infecciosas e parasitárias.

 

Abastecimento d’água e Esgoto

O município de São Miguel dos Campos é quase todo encanado para o consumo humano. O município possui mais de dez poços perfurados para ajudar o abastecimento para toda população. O órgão responsável pela distribuição de água, para o consumo humano é o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto).

O saneamento básico do município está sendo reestruturado em breve São Miguel dos Campos, estará completamente sarado desse problema.

 

Educação

O setor municipal da educação é representado por 22 escolas, sendo quinze na área urbana e sete na área rural, que atendem a educação infantil e o ensino fundamental do 1º ao 9º ano.

Com o termino da parceria, que existia entre o CENEC e a prefeitura, o colégio Cenecista foi extinto e passou a pertencer ao município com o nome de Escola Municipal Mário Soares Palmeira. O município ainda conta com quatro creches sendo duas mantidas pela prefeitura, uma pela paróquia de Nossa Senhora do Ó, e outra mantida por doações de casais.

Sob responsabilidade do estado, existe a Escola Ana Lins e a da EscolaTarcisio Soares Palmeira, que oferece ao município o ensino médio. Existem também no município várias escolas particulares, tais como, Colégio Nunila Machado, Colégio Construtivista, Escolinha Caminho da Vida, Espacinho Meu, Conceição Lyra, Batista Vida, Luiza Costa além de tantas outras escolas espalhadas por toda parte do município.

A sede da secretaria de educação, esta situado no antigo prédio do departamento de educação, que tem 1.002 servidores que são lotados nas escolas e em algumas repartições pertencentes a essa secretaria.

Existe ainda no município a 2aCoordenadoria Estadual de Educação, um laboratório de Análise Cientifica e um campus da Universidade de Alagoas (UNEAL), como também faculdades particulares tais como: Universidade Luterana do Brasil (UBRA) e a Faculdade de tecnologia e Ciências ( FTC).

No município existe também a alfabetização para jovens e adultos e o Pró-Jovem Urbano e a extensão do IFET (Instituto Federal de Tecnologia)

Na rede municipal de São Miguel dos Campos, existem na zona urbana 548 professores e na zona rural 37, totalizando 585 professores.

 

Departamento de Cultura

O seguimento da cultura está representada através da Casa da Cultura, do Museu Histórico e Cultural Fernanda Lopes, as bibliotecas publicas, Guiomar Alcides de Castro e Monsenhor Hidelbrando Guimarães e a Escola de música Francisco e Abelardo Lopes e a banda de música Maestro Bráulio Pimentel.

 

Esporte e Lazer

O esporte mais praticado na região é o futebol, por sinal o Clube Esportivo Miguelense já disputou a primeira divisão do Campeonato Alagoano, existem também no município várias equipes amadoras que disputam o Campeonato Miguelense.

O município conta com o estádio de futebol “O Ferreirão” e o Ginásio de Esporte José de Medeiro Apratto, ainda existe a quadra poliesportiva Maria Emilia vieira na Escola Municipal Mário Soares Palmeira e muito em breve existirão várias quadras e campos de futebol espalhados por toda parte da orla direita do rio São Miguel.

O lazer são as praças espalhadas por toda a parte do Município, a Praça de MultiEventos Prefeito Nivaldo Jatobá. O Clube dos Canavieiros, o AABB, as Bicas Naturais, o Balneário Tibiriçá e o passeio cultural pelas águas do rio São Miguel.

 

Pontos Turísticos

Com a separação do município de Jequiá da Praia, São Miguel dos Campos perdeu para esse município suas belezas naturais, tais como: as lagoas, Azeda e Jequiá; como também a suas praias de águas tão clara.

Hoje as bicas naturais despontam como as mais procuradas. Mas o município ainda tem inúmeras opções, tais como, o Balneário Tibiriçá o banho da adubeira, a beleza do rio São Miguel e alguns prédios históricos ainda existentes na cidade como: A Casa da Cultura, o Sobrado dos Portugueses, a Residência Dra. Marly Ribeiro e outros, alem da sua cultura e festividades populares.

 

 

Aspectos Econômicos

O município tem uma vocação industrial, é este setor que mais contribui com impostos e gerações de empregos e rendas.

A Fábrica Cimpol do Brasil S/A, a Petrobrás e as Usinas Caeté e Roçadinho se destacam dentre as demais nos Aspectos Econômico e Social, em virtude de absorver contingente de mão-de-obra.

O Comércio local é composto pelo shopping cinema e de inúmeras Lojas de Eletrodomésticos, Farmácias, Supermercados, Lojas de Sapatos, Materiais Hidráulicos e Elétricos, Materiais de Construções, Lojas de Confecções, Magazines, Perfumarias, Armazéns de Estivas, Papelarias, Mercearias, Produtos Agropecuários, Movelarias, Pré-moldados, Avícolas, Postos de Combustível, Laticínios, Madeireiras, Depósitos de Bebidas, Cerâmicas, Vidraçaria, Óticas, Peças para Bicicletas, Padarias, Auto-peças, Serrarias, Funerárias, Peças para Motores, Ferro Velho, Vendas de CD’s, lojas de R$ 1,99, Restaurantes, Bares, além de tantas outras lojas espalhadas por toda parte da cidade.Existem também algumas revendedoras de automóveis e motocicletas

São Miguel dos Campos ainda conta com um Matadouro Municipal e um Mercado Público Municipal.

A feira-livre, que acontece de domingo à segunda-feira, sendo que, a feira oficial do município é na segunda-feira, onde atrai ambulante e feirantes de toda regiões circunvizinhas e segundo informações da Prefeitura Municipal, tem em média 1.500 feirantes.

 

Agricultura

As culturas agrícolas predominantes em São Miguel dos Campos são a cana-de-açúcar, sendo considerado o segundo maior produtor do Estado de Alagoas. Além da cana, o município também produz outras culturas, tais como: Feijão, Mandioca, Milho, Macaxeira, entre outras.

 

Pecuária

São Miguel dos Campos tem uma pecuária escassa, devido aos plantios de imensos canaviais em suas terras, poucos são os rebanhos bovinos, caprinos, suínos, dentre outros existentes no município.

 

Transporte

O sistema rodoviário é o principal meio de locomoção e transporte da produção do município, através da BR 316 e 101 e AL 101 e 220, ligando São Miguel dos Campos aos principais centros do país.

A empresa Real Alagoas mantém linha regular de ônibus, em diversos horários, Maceió, Arapiraca, Coruripe, Penedo e vice-versa.

O município dispõe também com uma frota de ônibus que fazem a zona urbana e rural da cidade. E de várias associações: uma associação de moto-táxi e uma frota de táxi e também contamos com o transporte alternativo (Kombistas).

A SMTT é o órgão responsável pelo transito no município, além de contar também com a CIDETRAN.

 

Manifestações Religiosas Católicas

As festas religiosas mais tradicionais são: Procissão de São Sebastião, Procissão do Senhor Morto, na sexta feira da Paixão, festa de São Benedito, festa do Padre Cícero, festa de Corpus Christi, festa de São Miguel Arcanjo, festa de Santo Antônio, São João, São Pedro, Natal, Ano Novo e a Procissão de Nossa Senhora do Ó. Além da festa de Nossa Senhora de Fátima e do Pentecostes.

 

 

Outras Unidades Religiosas

Assembléia de Deus, Igreja Universal, Igreja Betel, Igreja Deus é Amor, Igreja Batista Vida, Testemunha de Jeová, Igreja Quadrangular, Igreja Jesus Cristo dos Últimos Dias (MÓRMOS),Jerusalém de Deus entre outras.

         Existem também espalhado por todo o município várias casas de axé, onde pratica-se a religião da cultura afro descendentes.

 

Ação Social

Desenvolve programas com idosos, deficientes físicos e gestantes visando dar apoio social, médico, oftalmológico e psicológico

Programa de habitação para famílias carentes. No decorrer desse século, foi entregue para a população carente mais de 10.000 moradias, nas áreas periféricas do município.

Está sendo implantado o programa Brasil criança cidadã, destinado às crianças e os adolescentes e o Programa Erradicação Trabalho Infantil. (PETI), além da Bolsa Família.

A motivação para elaboração de outros programas, com parceria dos governos estadual e federal é grande. A equipe de ação social, muito atuante, está em permanente vigília visando a melhoria de qualidade de vida do município.

Existem três complexos nutricionais no município: Dolores Jatobá I, II e III, que atendem, diariamente, mais de duas mil famílias carentes.

O município de São Miguel dos Campos conta com duas entidades não governamentais que assistem dependentes químicos, Casa de Restituição SALOM e Centro de Assistência Social BETESTA.

 

INFRA-ESTRUTURA

 

Rede Bancária

A comunidade dispõe de quadro bancos, sendo que apenas três são oficiais para suas transações financeiras. O posto do banco do nordeste presta serviços ao homem do campo e também a comunidade.

Banco do Brasil

Caixa Econômica Federal

Bradesco

 

 

 

 

Comunicação

Os jornais mais lidos pela comunidade miguelense são:

Gazeta de Alagoas – Tribuna de Alagoas – O Jornal – Alagoas em Tempo – Extra.

Os rádios mais ouvidos são:

Rádio Gazeta AM, Rádio gazeta FM, rádio paraíso AM, rádio São Miguel FM, Rádio Caeté FM, Rádio Difusora, dentre outras.

Os canais de TV mais sintonizados são:

TV Gazeta de Alagoas – TV Alagoas – TV Pajuçara

As redes telefônicas são:

  TIM – CLARO – OI – VIVO.

 

Correios

A comunidade conta com uma agência e um posto de correio telégrafos e o CEP da cidade é 57240-000.

 

Segurança

As policias Civil e Militar são responsável pela segurança do município, além de ter também a Guarda Municipal,que foi criada na gestão do prefeito Nivaldo Jatobá no dia 18 de junho de 1997, seu primeiro diretor foi Ramilson Soares Ferro.

Existe também em São Miguel dos Campos, uma junta de serviço militar e uma junta de expedição da carteira de identidade.

 

Gastronomia

A herança negra do tempo de seus engenhos tem influência também na culinária: a feijoada, o sarapatel, o mocotó e pé- de- porco. Como e próximo ao litoral, a cozinha miguelense é farta em pratos à base de frutos do mar, como moqueca de peixes ensopados de marisco e tradicional caranguejo, a carne de sol e o feijão tropeiro. Além de todas essas delicias, ainda podemos destacar as comidas típicas do período junino: milho verde, bolo de milho, canjica, pamonha, o cuscuz, mungunzá, arroz doce, cocadas e pé de moleque.

 

Hotelaria

O município de São Miguel dos Campos é composto de vários Hotéis e pousadas, tais como:Hotel São Francisco, Hotel São Sebastião, Hotel São Miguel, Hotel Duarte, Pousada dos Caetés, Pousada do Sol, Pousada Paraíso e tantos outros espalhados por toda parte da cidade.

 

Eletricidade

A Eletrobrás Alagoas - EA É responsável pelo fornecimento e serviços elétricos em toda a cidade.

 

Entidades Representativas

Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (SINTEAL), Câmara de Diretores Lojistas, Alcoólicos Anônimos - AA, Casa da Amizade, Previdência Social, Ordem dos Advogados do Brasil - OAB, Receita Federal, Coletoria Estadual, Rotary Clube, IBGE, Associação dos Deficientes Físicos de São Miguel dos Campos (ADEFESMIC) e Sindicato dos Servidores Municipais de São Miguel dos Campos (SISMIC).

 

ARTISTAS DA TERRA

 

Arte Plástica

Fernando Lopes, Roberto Lopes, Juvenal Santana, Eduardo Xavier, José Joaquim, Fernando Santos, Luciano Barbosa, Vânia Alves de Sá, Jaílton, Wiliamis Santos, Dra. Marly Ribeiro, José Pedro dos Santos, Josefa Barros, Edjane Lima, Rollandry, Luciano Antônio de Souza, Genésio Alves e Oliveira.

Na Música

Bernardo Silva, Carlos Campos, Leandra, Amaury Matera, Antônio Honorato, Paulo Moreno, Inácio Loyola, Juruna, irmão José, Amorsaidam Oliveira (Zai), João Jacinto da Silva, João Pãozeiro, Falcão, Roque Júnior e Waltinho.

 

Na Ornamentação

José Benedito, Edeildo Bezerra Moura, Luciano Mastroiane, Osmam Tenório, Guido da Silva, Emanoel Lira e Erigleide Castela Viana.

 

No Artesanato

Roniekson Pereira, Maria da Conceição, José Matias, Maria José, Marly Maria, Eunice Maria, Solange Augusto, Maria do Socorro, Samuel dos Santos, Maria José Rodrigues, Saulo Williams, Michele Ricardo, Cícero Eugênio, Miguel Ramos, Antônia Vieira, Maria Laurindo e Maria Salete Rafael.

 

No Teatro

André Vieira, Josse Leah, Domingos Mendonça, Agamenon Lima, Maria Salete Rafael (Bel), Ádila Cavalcante, Aldo Felix, Cícero Roberto, Ronaldo Almeida, Fernandes Palmeira, Luciano Mastroiany, Aluisio Rosa, Luciana Anita, Denisson Soares, Jadilson Alves, Joas de Oliveira, Ivanilton Pereira, Glayton de Oliveira, Eládia Cristina, Luciano Sabino e Francisco Apratto.

 

Na Dança

Silvio Ramalho, Marcos Antônio, Alex Brasil, Flávio Elias, Letárcio dos Santos, Sergio Ferreira, Sirlandiley Barbosa, Ângelo Santoro, Filipe Alves, Quitéria que ganhou festival a nível alagoano.

 

Na Comunicação

Amarildo Gomes, Márcia Torres, Genilson vieira (Laranja), Maria Cândida Palmeira, José Carivaldo Brandão, Maria José Palmeira, João Natan Gomes, Eri Cosmo, Tiago Alves, Rodson Santos, Alexandre Menezes, Procópio Lima, J Ferreira, Mazola, Miguel Alcides de Sá, Daniel Honório, Gustavo Bulhões, Betinha de Paula e José Honório.

 

Na Literatura

Douglas Apratto, Guiomar Alcides de Castro, Agatângelo Vasconcelos, José Visqueiro, Maria Rocha Cavalcante Acioly, Maria José Palmeira, Ineide Nogueira Rocha, Antônio Valentin, Manoel Clarindo, Maria de Lourdes do Nascimento, Vicente Minervino, Francisca Alves, Raquel Domingues, Adilton do Nascimento, José Elias, Cristiane Andresa, Amaurino, Adail Antônio,Marly Ribeiro,Maria Betânia Rocha e Betânia Leite.

 

Na Cultura Popular

Mestre Geraldo Bezerra, Dione Anacleto, Mestre Cecílio, Nair da Bertina, José Benedito, João da Baiana, Rouxinol do Norte e Fernando Bezerra de Moura Neto (Professor Careca).

 

Nos Instrumentos Musicais

Bráulio Moreira Pimentel, Cícero Pereira Gonçalves, Antenor Oliveira, Moacir Gonçalves, Otacílio Gonçalves, João Zacarias, Uriel Moura e Biu do Sax.

 



0
7,6 K visualizações •
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários