Tema Acessibilidade

Casal de médicos Cubanos inspirado em Che!!

• Atualizado

E eis que a Veja novamente surpreende (ou não) através de uma Coluna escrita por Rodrigo Constantino na qual ele compara os médicos cubanos que tem como inspiração de luta, o maior - ou um dos - ícone da história da revolução cubana (Ernesto "Che" Guevara), a um "exército doutrinário"... Mas, quem foi Che Guevara?

Ernesto Guevara de La Serna, nascido em 14 de maio de 1928, ingressou na Faculdade de medicina de Buenos Aires, no ano de 1945, onde se sobressaiu como um ótimo estudante, interessando-se desde então por pesquisas tanto em medicina, quanto em política. Em 1946 começou a trabalhar na Direção Municipal de Vias Públicas. Em 1947, após uma viagem de aproximadamente 4.700km pelo interior argentino, Che escreveu seus primeiros pensamentos políticos.

Em 1953, Che concluiu seu doutorado, especializando-se em doenças alérgicas, mudando-se em seguida, para a Guatemala, sendo obrigado a sair do país, após um golpe militar promovido pelos E.U.A, pois corria risco de vida por apoiar o antigo regime de Jacobo Arbénz. Mudou-se para o México onde conheceu Hilda Galdea Costa, que se tornou sua companheira e com quem teve uma filha. 

Em 1955, encontrou-se pela primeira vez com Fidel Castro no México e decide participar do movimento revolucionário de Cuba, que visava derrubar o governo do presidente Batista, muito conhecido por suas atrocidades durante seu governo.

No dia 25 de novembro de 1957, Che e Fidel (futuro dirigente do país) partem no Iate Granma para invadir Cuba, juntos de outras dezenas de revolucionários. Che é o médico do grupo. Após a morte de um companheiro de batalha, Che resolve deixar de lado os aparatos médicos e começa a fazer parte da luta, empunhando agora, suas armas.

Em 1959, o movimento revolucionário é vitorioso e Che percorre as ruas de Havana sendo considerado o grande guerrilheiro do movimento.

Em 1960 assume vários e importantes cargos públicos em Cuba. 

Em 1961, Che vem ao Brasil e é condecorado com a Ordem do Cruzeiro do Sul, pelo então presidente Jânio Quadros.

Em 11 de dezembro1964, discursa na ONU, parte para a África e entra em contato com movimentos de libertação africanos.

Em 1965 Che desaparece da vida pública e renuncia todas as suas responsabilidades no governo e partido cubano.

Na segunda semana de setembro de 1966, Che chega a La Paz munido de documentos falsos para participar do movimento revolucionário da Bolívia.

No dia 9 de outubro de 1967, Che é assassinado por boinas verdes bolivianos (exército treinado e armado pelos norte-americanos), no povoado de Higueras, porém, Che morreu como queria. Morreu lutando por um ideal que considerava justo.

Vamos conhecer um pouco mais dos ideais de Che, deixarei dois vídeos a seguir:

Discurso de Che Guevara -  "La esperanza de un mundo mejor" - http://www.youtube.com/watch?v=I1S7AEnIvWU

Discurso de Ernesto "Che" Guevara - http://www.youtube.com/watch?v=shh5S1RLG6Y

Pois bem, Sr. Rodrigo Constantino... A meu ver, dois médicos cubanos que se inspiram em tal espírito de luta, que estão vindo para AJUDAR e estão indo a lugares em que os NOSSOS MÉDICOS não vão, são merecedores de todo respeito e gratidão do nosso povo, pois estão vindo com salários baixos, muitos indo para regiões remotas, tolerando todo e qualquer tipo de discriminação, inclusive estas que o Sr. foi infeliz de fazer em sua coluna, para dar aos esquecidos de nosso país, um tratamento mais decente, e o Sr. ainda espera ser digno de julgá-los de alguma forma? Pois então agradeça-os... É só!  

Ah, e antes que eu me esqueça, assista ao documentário "Che el Argentino", porque assim, sabe... É um tanto feio alguém criticar algo do qual, claramente, não tem conhecimento algum.

Copyright © 2013. Todos os direitos reservados ao autor. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
0
1 mil visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Thiago Moreira ESCRITO POR Thiago Moreira Escritor
Ouro Preto - MG

Membro desde Setembro de 2013

Comentários