As vantagens de ser egoísta

Leonel Alves Leonel Alves 24 de Janeiro de 2014

A grande vantagem do individualista em relação ao coletivista é que enquanto este só enxerga raça, gênero, orientação sexual ou classe social, aquele enxerga o indivíduo em toda sua singularidade e complexidade, a pessoa real com seus dramas, contradições e ambivalências (que é muito mais que o uso que dá à genitália ou qualquer outro reducionismo).

Se houver de fazer algo por alguém será pela pessoa real prostrada na sua frente e não por abstrações como "minorias", tentando diminuir iniquidades e contradições de um capitalismo de estado (que favorece o corporativismo e beneficia, principalmente, os "amigos do rei"), uma pessoa de cada vez. Enquanto isso, o coletivista estará fundando uma nova ONG (e, para tanto, solicitando alguma verba estatal) ou fazendo discursos demagógicos sobre a necessidade de "mais Estado".

A única coisa que o coletivista compreende são números, estatísticas -- das quais o indivíduo não passa de um punctum, encapsulado por uma massa amorfa que dá sentido e objetiva sua existência. Não é necessário dizer quão desumanizador tal processo é. O coletivista pensa em bloco pois só enxerga "blocos homogêneos" (mesmo quando fala em "diversidade"): grupos, partidos, movimentos, comunidades. Sua mente compartimentada não consegue ir além de categorias estanques como exploradores e explorados, opressores e oprimidos, bons e maus -- sendo, eles próprios, os "bons" sempre.

Engraçado que para a maioria das pessoas, os coletivistas são detentores do monopólio da afeição e da empatia (capacidade de colocar-se no lugar do outro), os defensores dos direitos humanos e valores para além da acumulação de capital. Já o individualista é tomado quase sempre por egoísta, "odiador de pobres", entre outros epítetos nada elogiosos.

Attachment Image
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao user original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Denuncie conteúdo abusivo
Leonel Alves ESCRITO POR Leonel Alves Leitor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Janeiro de 2010

Comentários