Tema Acessibilidade

PRECONCEITO OU PRÉ-CONCEITO

         

           Não, não, não pretendo falar do curta-metragem, os Sapatos de Aristeu, de René Guerra, nem do livro Angústia, de Graciliano Ramos em que predomina preconceito e retrata a alma dilacerada respectivamente, e como pessoa que fala, de vez em quando me torno um ser inefável, porque não analiso as coisas sob sua verdadeira ótica e o silêncio impera.

        Todo momento constato que sou tal qual o filósofo Sócrates, sei que nada sei – e o saber de nada quando aplicamos? Nem sequer imagino. Retorno aos primórdios e vejo que a humanidade extravasou conceitos desde que aparecera o primeiro homem no paraíso. Não vou conceituar Guerra e Mestre Graça como geniais. Nós, sim, é que não estamos nesse patamar, mas também somos gênios de tentar praticar um dos pilares da educação, o conviver. Nós nos apossamos da única coisa que nos é dada: o discernimento da vida.

         O que eu quero falar é tão delicado, é tão delicado quanto o respirar. E eu queria ser tão essencial como o oxigênio e ter a delicadeza da orquídea, mas tenho o lado rústico do mulungu, que é o que me salva e sou capaz de enfrentar todo tipo de intempéries.

             Deixa para lá e vou falar de “pré conceito”.

             Não.

            Preconceito no sentido denotativo é a opinião ou pensamento acerca de algo ou de alguém cujo teor é construído a partir de análises sem fundamentos, sendo preconcebidas sem conhecimento e/ou reflexão e caio na teia de espalhar o conceito de persona non grata;

            Vou dizer o que aprendi na escola da vida.

            Quanto as pessoas são mesquinhas de alma. Pior! Estou inclusa, mas a vida me oferece oportunidades, portanto, analiso, reanaliso, invento, reinvento conceitos e preconceitos e me identifico além da conta com um dos apóstolos que jamais pensou que o negaria. E Cristo disse antes do galo cantar tu me negarás três vezes, então sempre peço ao nosso pai misericordioso que não me deixe cair na vaidade de Pedro e errar mais do que qualquer um outro.

            Temos o péssimo hábito de ouvir um elogio ou um verbete pejorativo  e tento esculpir um anjo ou um demônio.

          Aquela pessoa é maravilhosa, e a partir daquele momento eu não a conheço, mas faço a propaganda das suas virtudes.

          Ouço os seguintes adjetivos pejorativos e não sei o porquê aquela pessoa que não tive o privilégio da convivência, abruptamente há uma repugnância e ela se torna uma persona non grata.

            O tempo, o tempo, o tempo... Somente o tempo mostra a verdadeira face.

         E aquela pintura rabiscada que me foi vendida não era sem nota fiscal, era um ser humano valioso repleto de virtudes e defeitos, mas as virtudes compensavam suas características não apreciáveis, é um tesouro de valor incalculável porque sua essência tem virtude angelical.

         Os escritos relatam que as máscaras existem desde a pré-história, quando o homem ainda não havia criado a escrita.

         Hoje, a máscara é usada em bailes, desfile de carnaval, festas à fantasia, e na sociedade em diferentes profissões: os médicos, enfermeiros e dentistas usam máscaras cirúrgicas, protegendo a si e aos pacientes.

            O soldador protege-se das fagulhas com máscara metálica.

            Os bombeiros utilizam máscaras especiais.

         No esporte, o esgrimista, o jogador de futebol americano e o lutador de boxe olímpico não pode entrar em combate sem sua máscara.

            Mas, a máscara também serve para a construção de uma identidade, de um imaginário acerca daquela função na sociedade, o que remete, ainda que de forma longínqua, às antigas máscaras gregas que serviam para dar rosto aos personagens que representavam pela expressão o papel de cada um.

        O mais surpreendente é que, depois de uma minuciosa pesquisa, o enigma continua e só a convivência desmascara.

             Embora eu saiba que o agreste oferta a beleza da flor do mandacaru eu questiono a dureza do seu espinho. E se continuo até hoje com conceitos e preconceitos, é defeito, sou humana.

             Tenha certeza que a vida é bela e a maturidade me fez enxergar sob outro prisma porque a medalha tem verso e reverso.

              Seja o ser com discernimento e não conceitue o que não conhece, pelo menos oportunize o conceito da dúvida.

 

Copyright © 2014. Todos os direitos reservados ao autor. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
0
3 mil visualizações •
Denuncie conteúdo abusivo
Genuzi ESCRITO POR Genuzi Escritora
Palmeira dos Índios - AL

Membro desde Julho de 2014

Comentários