Tema Acessibilidade

ÊXODO E NÚMEROS

• Atualizado

         ÊXODO E NÚMEROS

      Dependendo da missão, nem sempre é conveniente dizer: Seja feita a vossa vontade. Se há convicção no que vai fazer ou falar, é vital se posicionar. Quando Deus não suportava a rebeldia de parte do seu povo, e revelava sua ira, Moisés sempre questionava a forma de punir. Não aceitava que nenhum justo sofresse como se fosse pecador. Sequer temia parecer ousado; e com a força e a coragem do justo, ajudava a Deus refletir e agir com a razão. E sem querer, fazia Deus ver nele sua imagem e semelhança.

      Moisés se agigantava perante Deus assim:

Ato 1: “Javé, por que a tua ira se acende contra o teu povo, que tiraste do Egito com grande poder e mão forte? Por que os egípcios haveriam de dizer: ‘Ele os tirou com má intenção, para matá-los entre as montanhas e exterminá-los da face da terra’? ... Então Javé, vendo a razão de Moisés, se arrependeu do castigo com o qual havia ameaçado o seu povo. (Ex 32:11-14).

Ato 2: Moisés disse a Javé: “Tu me disseste: ‘Faça este povo subir’. Mas não me indicaste ninguém para me ajudar na missão. No entanto, dizes que me tratas com intimidade e que gozo do teu favor. Agora, portanto, se gozo do teu favor, ensina-me o teu caminho, e assim ficarei sabendo que gozo do teu favor. Além disso, leva em conta que esta nação é o teu povo”. Javé disse: “Eu irei e pessoalmente darei descanso a você”. Moisés replicou: “Se não vieres pessoalmente, não nos faças sair daqui...” (Ex 33:12-16).

Ato 3: Javé disse a Moisés: “Até quando esse povo vai me desprezar?... Vou feri-lo com peste e deserdá-lo...” Moisés respondeu a Javé: “Os egípcios sabem que foste tu que tiraste este povo do meio deles com grande poder... Se agora fazes este povo perecer, como se fosse um só homem, as nações ouvirão a notícia e dirão: Javé não conseguiu levar este povo à terra que havia prometido para eles; por isso o matou no deserto’... E Javé, acordando para a razão de Moisés, disse: “Eu perdoo o povo conforme você está pedindo...” (Nm 14:11-20).

Ato 4: ... Javé falou a Moisés e a Aarão: “Afastem-se desse grupo, porque eu vou destruí-lo num instante”. Moisés e Aarão suplicaram: “... foi só um que pecou, e tu vais ficar irritado contra todos?” E Javé, sentindo que o ato era mesmo injusto, falou a Moisés: “Diga às pessoas que se afastem das tendas de Coré, Datã e Abirão...” (Nm 16:20-24).

Ato 5: ... Moisés ficou desgostoso, e disse a Javé: “Por que tratas tão mal o teu servo? Por que gozo tão pouco do teu favor, a ponto de me impores o peso de todo este povo? Por acaso, fui eu que concebi ou dei à luz este povo, para que me digas: ‘Tome este povo nos braços, da maneira que a ama carrega a criança no colo, e leva-o para a terra que eu jurei dar aos pais deles’?... Se é assim que me pretendes tratar, prefiro a morte! Concede-me esse favor, e eu não terei que passar por essa desgraça! ” (Nm 11:11-15). E atendendo-lhe, Deus mandou-o escolher setenta anciãos para dividir com Moisés o peso do fardo. E disfarçado de quem não ouve conselhos, diz: Mas... “Terei piedade de quem eu quiser ter piedade e terei compaixão de quem eu quiser ter compaixão”. (Ex 33:19).

       Reaja! Não deixe que o medo te torne pequeno, nem te afaste da graça de Deus.

0
2 mil visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Josue Firmino ESCRITO POR Josue Firmino Escritor
Arapiraca - AL

Membro desde Outubro de 2012

Comentários