Tema Acessibilidade

PEGA LADRÃO

 

RESENHA CRÍTICA do Espetáculo teatral com o grupo SaudáveisSubversivos. Local: Teatro Jofre Soares - SESC Centro Maceió - DIA: 02.04.2004 - às 20:00 h. Tema: Falso moralismo. Gênero: comédia satírica. Elenco: Flávio Rabelo, Valéria Nunes, Glauber Xavier e outros. Direção de Glauber Xavier. Curso de Artes Cênicas: Teatro Licenciatura. Aluna: Marluce de Almeida Carlos (Lucy Almeida). Professora Dra. Nara Salles. 

 

A peça remota a vários aspectos vivenciados pela sociedade como o abuso dos poderes civil, militar e político; discriminação social: o pobre, o pederasta, o analfabeto, o desempregado. Faz crítica à Igreja Universal, à indústria de consumo, aos programas policiais de rádio e TV, à projeção sócio-cultural dos programas de calouros, ao desempregado. Através de colagens a história se desenrola com a ajuda do ¨intelocutor¨ - a voz da ¨Consciência¨. Os ¨ladrões de galinha¨ são, na verdade, bode espiatório dos verdadeiros ladrões - ¨os de gravata¨. Aqueles roubam para sobreviver. Estes, para ¨se engrandecer¨ (e deixar milhares à míngua). A proposta é pertinente.

Apesar do texto, por si só, induzir o espectador ao riso (que é a proposta da comédia, rir da própria miséria), houve abuso de caricaturas e gestos obscenos que, em dado momento, tornou o espetáculo cansativo. A Caloura ¨à la Wandeca¨roubou a cena com suas incontáveis expressões faciais cômicas, num verdadeiro desfile de caras e bocas, acompanhados de expressões corporais à altura. O Policial, sempre com as pernas abertas, em arco. O dois ladrões, um com o ombro suspenso e o braço em ¨V¨, ambos do lado direito, a boca articulando um eterno ¨U¨, o outro ladrão, com os olhos esbugalhados e os braços sempre armados, mãos espalmadas com movimentos robóticos. Não quebraram suas ¨posturas¨ quando a cena exigia movimento condensado, que foram raros, mas evidentes e repetitivos. Nos movimentos ondulatórios destacaram-se as piruetas e os deslocamentos sempre nos planos alto e baixo que obedeciam a mesma sincronia e direção. A ocupação do espaço cênico era feita em linhas circulares, iniciando sempre do lado direito (visão do espectador) para anunciar um episódio novo, e em linhas retas transversais para indicar o conflito, sempre em plano alto.  

O figurino adequado à proposta, se distanciava da realidade. Mas, no país do futebol, o poder demanda do ¨juiz¨ e o livre ¨arbítrio¨ faz do país ¨um circo¨ comandado pelos ¨poderosos¨ e seus habitantes ¨palhaços¨. A simbologia das cores e a composição coreográfica estavam coerentes ao contexto circense. Não houve excessos nos adereços, assim como nos elementos de cena.

O cenário, esplêndido! De um efeito magistral. Harmonia perfeita com a proposta: todo confeccionado com sacolas de plástico, com predominância do branco, além do azul, do amarelo e do preto, formando uma enorme tenda, e muitas sacolas espalhadas por toda a plateia, pelo chão e poltronas. Um impacto.

É um trabalho diferente dos demais apresentados pelo grupo. O espetáculo, apesar de ser uma comédia, prima pelo abuso de muitas caricaturas e gestos pelos atores, para passar a mensagem do riso, mas houve quem se embolou. No entanto, no próprio texto, a comédia está impregnada. Não houve aproveitamento desse recurso: usar a indução natural para o riso espontâneo.

O grupo está de parabéns pelo excelente trabalho e o público, um felizardo em poder apreciar ¨a nossa gente¨em mais um espetáculo digno de aplausos.  

    

 

Attachment Image
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
0
2 mil visualizações •
Denuncie conteúdo abusivo
Lucy Almeida ESCRITO POR Lucy Almeida Escritora
Maceió - AL

Membro desde Janeiro de 2010

Comentários