Tema Acessibilidade

SÃO MIGUEL DOS CAMPOS NO ÁGIO DAS SUAS INDÚSTRIAS TÊXTEIS.

O município de São Miguel dos Campos, em épocas passadas, era considerado uns dos maiores produtores de tecidos do estado de Alagoas, além de abastecer o comércio local, as indústrias têxteis, forneciam para toda região, até mesmo para Europa.

A maior dificuldade dos industriais, era a carência da matéria prima, o algodão, que vinha das cidades do sertão alagoano ou do sertão pernambucano, o município de São Miguel dos Campos, era carente dessa plantação.
No município existia duas fábricas: A Fábrica de Fiação e Tecido São Miguel, mas conhecida por Fábrica Sebastião Ferreira, pelo motivo dela ter sido edificada nas terras pertecentes a este nobre agricultor. Sebastião Ferreira, foi uns dos mártires miguelenses, na invasão holandesa, 1630 e a Fábrica de Fiação e Tecido Vera Cruz.
A Fábrica de Fiação e Tecido São Miguel , pertencia ao industrial Bernardo Lopes, que veio da Espanha em busca de aventura e plantou suas raizes na cidade de São Miguel dos Campos.
A Fábrica de Fiação e Tecido São Miguel, começou a funcionar em 1913. Quando o Sr. Bernardo faleceu, a fábrica passou a ser administrada pelo seu filho, Aberlardo Lopes. Aberlardo Lopes, foi um bom administrador, era muito querido, pelo povo da cidade, como também pelos funcionários da fábrica.
Na fábrica, existia uma Escola de Música, uma Banda Filarmônica, um time de futebol, o Esporte Clube Fabril e uma Vila Operária, onde os funcionários, moravam de graça, além de promover várias atividades culturais para os moradores e os funcionários da referida fábrica.
Quando Sr. Aberlardo viajou para se tratar de uma doença, deixou o comando nas mãos dos filhos. A fábrica funcionou até 1971.
A Fábrica de Fiação e Tecido Vera Cruz, pertencia ao grupo de amigos acionistas, comandando pelo médico, Dr. Leocadio da Rocha, que na época, era uns dos homens mais ricos do estado.
Com o passar do tempo, cada acionistas venderam as suas ações, para o referido médico.
Anos depois, a fábrica foi vendida para o industrial português Antônio Nogueira, quando Sr. Antônio faleceu, a fábrica ficou a cargo do seu filho João Nogueira, que fez uma boa administração, a Fábrica de Fiação e Tecido Vera Cruz, foi uma das pioneiras para o engrandecimento do município de São Miguel dos Campos, muita gente, ainda hoje, sente saudade, da mãe têxtil.
A Fábrica de Fiação e Tecido Vera Cruz, começou as suas atividades, em 1925.
No complexo da fábrica, existia uma Vila Operária e um time de futebol, o " Vera Cruz Futebol Clube ".
A fábrica funcionou, até o início do século 2000. 

0
3 mil visualizações •
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários