Portal Escritores

A ORIGEM DO NOME DO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS.

 

 PRIMEIRA ORIGEM ( Rio São Miguel )

 Foi quando o povoado recebeu o mesmo nome do rio " Povoado São Miguel " e consequentemente, quando passou a condição de vila, no dia 10 de julho de 1832, com o nome de " Vila São Miguel ". 

 SEGUNDA ORIGEM ( Quando acrescentou-se a denominação restritiva "Dos Campos " )

 A vila de São Miguel tinha uma enorme plantação de arroz, que ia da foz do rio, até a sua nascente, em Tanque D' Arca, terra pertencente à Campos de Arrozais de Inhauns, na época.

 Naquele tempo existia duas senhoras de engenhos poderosas, donas de muitas terras, que mantinham contatos entre si, Ana Lins de São Miguel e Leopoldina Augusta da Rocha Cavalcanti de Campos de Arrozais de Inhauns, mãe da Baronesa de São Miguel.

 Muita gente ainda hoje pensa que São Miguel era distrito de Campos de Arrozais de Inhauns, mas na verdade São Miguel tinha apenas ligação com este lugar, por causa das grandes plantações de arroz.

 A vila São Miguel, desmembrou-se da cidade de Alagoas ( Atual Marechal Deodoro ) no dia 18 de junho de 1864, pelo decreto de lei 423, passando a condição de cidade, foi quando acrescentou-se a denominação restritiva " Dos Campos " passando então, a se chamar de São Miguel dos Campos.

 O distrito de Campos de Arrozais de Inhauns, passou a condição de vila em 1801, com o nome de Vila Nova de Anadia em homenagem ao Visconde de Anadia, ministro português que autorizou a criação da vila e posteriormente a cidade de Anadia.

( Escrito por Ernande Bezerra de Moura )

Comentários

Deixe seu comentário

Para enviar um comentário você precisa estar logado: login
Bezerra
Escrito por:
Bezerra
Escritor

Visão Geral do texto

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Publicado em 24 de Setembro de 2017

Atualizado em 15 de Junho de 2019

Já foi visto 402 vezes

Favorito de 0 leitor

Categoria Artigos


402
Leram
0
Vão ler

Tags