Tema Acessibilidade

ÀS ORIGENS QUE DERAM NOME AO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS - ALAGOAS

• Atualizado

Na verdade é bom está sempre exaltando o dia, o mês e o ano da Emancipação Política da Cidade de São Miguel dos Campos. Que é, 18 de junho. Mas por um motivo superior essa data foi transferida para o mês de setembro, pois o mês de junho chovia bastante e atrapalhava às comemorações alusivas à cidade, tanto o desfile cívico como também o hasteamento das bandeiras. E ainda, a fala das autoridades presentes no evento. Foi quando o prefeito Júlio Soriano Bonfim decretou o projeto de lei e transferiu a data de 18 de junho, dia da Emancipação Política da Cidade para ser comemorada juntamente no dia 29 de setembro. Dia do Descobrimento do Rio São Miguel. A data de 18 de junho, passou a ser considerada uma data simbólica.
Conforme a historiografia de Alagoas, o município de São Miguel dos Campos tem duas origem. A origem do Rio e a origem dos Campos de Arrozais de Inhauns
* A PRIMEIRA ORIGEM - Foi quando o rio foi descoberto, no dia 29 de setembro, por Américo Vespúcio e Gonçalves Coelho. Por sinal, o povoado, depois vila e posteriormente cidade, recebeu o mesmo nome do rio. É bom também salientar, que o dia 29 de setembro é o dia do Arcanjo São Miguel. Foi daí, que originou-se o nome do rio.
* A SEGUNDA ORIGEM - Quando foi acrescentando a denominação restritiva " Dos Campos ". Pois, a vila de São Miguel tinha uma enorme plantação de arroz, que ia da foz do rio, até a sua nascente, em Tanque D' Arca, terra pertencente a cidade de Anadia, na época, Anadia era conhecida como Campos de Arrozais de Inhauns.
Neste tempo havia duas senhoras de engenhos poderosas e donas de muitas terras, que mantinham contatos entre si, Ana Lins de São Miguel e Leopoldina Augusta da Rocha Cavalcanti de Campos de Arrozais de Inhauns, mãe da "Baronesa de São Miguel", Antônia Leopoldina da Rocha Vieira.
Ainda hoje, muita gente pensa que São Miguel era distrito de Anadia (Campos de Arrozais de Inhauns). É bom retratar, que São Miguel tinha apenas ligação com este município, por causa das grandes plantações de arroz. São Miguel pertencia a cidade de Alagoas (Atual Marechal Deodoro). A vila de São Miguel foi desmembrada dessa comarca, no dia 18 de junho de 1864, pelo decreto de lei 423, passando à condição de cidade, foi quando acrescentou-se a denominação restritiva dos campos, passando então a se chamar de São Miguel dos Campos.
Já o distrito de Campos de Arrozais de Inhauns (Anadia) passou a condição de vila em 1801, com o nome de Vila Nova de Anadia em homenagem ao Visconde de Anadia, ministro português que autorizou a criação da vila e posteriormente cidade de Anadia.

* Texto Escrito Por Ernande Bezerra de Moura

0
1 mil visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários