Tema Acessibilidade

BIOGRAFIA DO PREFEITO E EMPREENDEDOR HUMBERTO ALVES

• Atualizado

Humberto Maia Alves nasceu na cidade alagoana do Pilar, no dia 21 de maio de 1915 e mudou-se para São Miguel dos Campos com à família em 1927, com apenas doze anos de idade. Filho de José Alves da Silva Filho e de dona Alice Maia Alves.
Casou-se com Joana Figuerêdo Alves, em 1936, na cidade de Viçosa e com ela teve os seguintes filhos: José Jairo Alves, Mirian Alves Cunha, José Humberto Figuerêdo Alves, Maria Célia Alves Reis, Analice Alves Jatobá, Maria Augusta Alves Dias e João Tadeu Figueredo Alves.
Sua primeira residência foi na antiga Rua da Aurora, depois passou a residir definitivamente na Rua Barão de Jequiá, no centro da cidade. O mesmo era dono do único cinema em atividade na cidade, intitulado de Cine-Fox. Por sinal, este cinema foi construído por ele, na década de cinquenta, pois o mesmo exercia nas horas vagas a profissão de pedreiro.
Humberto Maia Alves era o que podemos chamar de um autodidata, pois apesar de não ter concluído o ginasial, era uma pessoa inteligente, atualizada e informada sobre as questões políticas e sociais do País. Não é atoa, que Humberto Maia Alves era considerado pelos críticos como a maior liderança política do município. Um homem honesto e cumpridor dos seus deveres, que sempre trabalhou em prol da sociedade miguelense e para o desenvolvimento do município de São Miguel dos Campos.
Foi eleito três vezes prefeito do município, de 1965 à 1968, de 1973 à 1976 e de 1993 à 1996. Durante a sua trajetória política, deixou para o município de São Miguel dos Campos várias obras importantes, tais como: O Bairro do Paraíso, O Bairro Humberto Alves, O Bairro Nossa Senhora de Fátima, O Bairro Nossa Senhora de Lourdes e o Bairro Geraldo Sampaio. Também construiu a primeira escola municipal do município " Escola Municipal Noêmia Bastos ", a Rodoviária Abelardo Lopes, o prédio da Secretaria Municipal de Educação, o Mercado da Farinha, das Frutas e dos Cereais, onde hoje funciona a Escola Municipal Mário Soares Palmeira, etc.
No longo da sua carreira política, Humberto Maia Alves recebeu dos populares dois títulos carinhosos, que até hoje se encontram gravados na mente do povo como também foram escritos e editados em livros, e hoje eles fazem parte da história e da cultura do município. Os títulos foram os seguintes: " O pseudônimo de Bebé e o título de Prefeito dos Pobres "
O nobre prefeito faleceu no dia 24 de novembro de 1997, na cidade de São Miguel dos Campos.

(Biografia Escrita Por Ernande Bezerra de Moura )

0
3 mil visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários