Tema Acessibilidade

BIOGRAFIA DO DEPUTADO ESTADUAL DINEY TORRES

• Atualizado

Diney Soares Torres, nasceu no município de São Miguel dos Campos, estado de Alagoas, no dia 08 de abril de 1924, filho de José Torres Filho e de dona Esther Soares Torres.
Estudou apenas o Ginasial, mais tinha muita experiência e habilidade, chegou a trabalhar em um Cartório, como Escrevente e logo em seguida assumiu o cargo de Tabelião de Registro de Imóveis.
Casou-se com Neuza Apratto Torres e deste laço matrimonial, nasceram os seguintes filhos: Neide Torres Albuquerque, Niedja Apratto Torres Pugliesi, Wellington Apratto Torres e Sidney Clóvis Apratto.
Líder político, idealista, dinâmico e de um caráter exemplar, que buscava a construção e a melhora do bem-estar de toda a população miguelense, preocupa-se muito, com os problemas do município, mais ele sempre encontrava uma solução, era um ótimo fiscalizador, muito atento, sempre estava de orelha em pé, a procura de verbas do governo federal, para investir no engrandecimento de São Miguel dos Campos.
Exerceu a função de Vereador de 1961 à 1964, logo depois foi eleito Deputado Estadual, cassado no dia 13 de março de 1969, por força do Ato Institucional de número V, por um período de dez anos, mas mesmo assim jamais perdeu a sua vocação política em Alagoas. O seu maior desejo era de um dia administrar o destino da sua terra natal. Infelizmente esse seu sonho nunca foi realizado.
Após o processo de reabertura política, consegue elegeu-se por dois mandatos consecutivos de Deputado Estadual, de 1983 à 1987 e de 1987 à 1991.
Na gestão do Prefeito Wellington Torres, que era seu filho, Diney Torres na condição de Deputado Estadual consegue trazer verbas federal e ao lado do filho e do Governador do Estado, realiza o maior investimento já visto em São Miguel dos Campos, a construção da Prefeitura Municipal, do Mercado Público, do Matadouro, do Ginásio de Esportes e a reforma da Praça Padre Júlio de Albuquerque. Cinco obras, que ficarão imortalizada para sempre na memória do povo miguelense.
Diney Soares Torres foi um dos idealizadores do projeto para que o distrito de Jequiá da praia, passasse a condição de cidade, pois o mesmo pertencia à São Miguel dos Campos e ao município de Coruripe. Este fato foi concretizado e aprovado pelo decreto de lei de número 5.675, de 03 de fevereiro de 1995. Porém, divido alguns problemas jurídicos e administrativos, somente em 01 de janeiro de 1999, o município foi instalado.
Na década de sessenta o inesquecível Deputado, recebeu o pseudônimo de "Leão da MGM (Metro Goldwyn Meyer)" do radialista Antônio José da antiga Rádio Caeté Am, pelo fato dele discursar em vias públicas, assentado em cima do capuz do seu carro, sem usar microfone.
Este ícone da política alagoana, está sepultado na cidade de Maceió, no Cemitério Parque das Flores. O nobre Deputado faleceu no dia 05 de maio de 1999.

(Biografia Escrita Por Ernande Bezerra de Moura)

0
3 mil visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários