Tema Acessibilidade

BIOGRAFIA DO PROFESSOR E ARTISTA PLÁSTICO FERNANDO LOPES

• Atualizado

José Fernando de Lima Lopes, conhecido popularmente como Fernando Lopes, é natural do município de São Miguel dos Campos, estado de Alagoas.
Nasceu no distrito de Sebastião Ferreira, atual povoado Bernardo Lopes, em uma das casas da vila operária da Companhia de Fiação e Tecidos São Miguel, no dia 24 de novembro de 1934.
Fernando Lopes era descendente de imigrante espanhol, seu pai Bernardo Lopes Sobrinho e sua mãe Helena Lima Lopes, nasceram na Espanha.
Era formado em Direito, mas nunca exerceu a função de advogado,
Estudou música no Conservatório do Recife e despontou nas artes plásticas alagoana, por volta de 1959. Onde
firmou-se no cenário nacional como possuidor de uma consistente e fecunda criatividade. Sua obra impregnada do místico espírito do seu povo, identifica os anjos e os santos, a realidade empírica de sua data e do seu ambiente. É um historiador preocupado com o rigor de perspectiva e do volume, representando o mundo através de elementos elegoricos de rara beleza e muita vitalidade plástica, inspirando-se sempre nos antigos casarões de sua terra natal.
Conhecido e respeitado em Alagoas e no Brasil como também em outros países.
Fernando Lopes foi um dos responsáveis para a fundação da Casa da Cultura, juntamente com Douglas Apratto Tenório, Secretário de Educação e Cultura do Estado de Alagoas, na época. Marly Ribeiro, Vereadora do Município, José Barbosa, Articulador de Cultura e do voluntário Milton Moura, ação que foi concretizada no dia 04 de fevereiro de 1984.
Em 2009, foi criado no ambiente da Casa da Cultura, um museu, batizado com o seu nome, intitulado de "Museu Histórico e Cultural Fernando Lopes", que contou com a presença do ilustre miguelense. E no dia 18 de novembro de 2010, o prédio, onde está instalado o museu, foi tombado como Patrimônio Histórico e Cultural do Estado de Alagoas, pela lei 4.741/85.
Durante sua caminhada artística, ele teve diversos admiradores, entre eles: Jorge de Lima, Aurélio Buarque de Holanda, Ledo Ivo, Francisco Brennand e o pintor Di Cavalcanti.
Fernando Lopes era um grande admirador e colecionador de artes plásticas, verdadeiro amante do barraco brasileiro, gostava de ouvia constantimente música clássica e erudita principalmente quando estava praticando a sua arte.
Participou de exposições coletivas em várias embaixadas brasileiras. Expôs nos seguintes países: França, Itália, Israel e U.S.A. Também fez parte da Bienal de São Paulo, além de representar Alagoas e a cidade de São Miguel dos Campos em diversas regiões do país. Expôs em Londres em 1970, por três vezes consecutivas com outros artistas da América do Sul.
Seus quadros estão expostos em diversos museus e nas mãos de grandes colecionadores espalhados por todo país, como também no exterior.
Ainda em vida, foi homenageado pelo CESMAC,
onde foi fundada uma Galeria de Exposições Temporárias, denominada com o seu nome.
Este ícone da pintura alagoana, faleceu na cidade de Maceió, no dia 12 de junho de 2011.
O destacado pintor miguelense
está sepultado no cemitério de Nossa Senhora da Consolação, na cidade de São Miguel dos Campos.

( Biografia Escrita Por Ernande Bezerra de Moura )

0
3 mil visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários