Portal Escritores

BIOGRAFIA DA PROFESSORA MARIA ABIGAIL CORREIA DE SÁ

 

María Abigail Correia de Sá, alagoana da cidade de São Miguel dos Campos, nasceu no dia 03 de junho de 1925, filha do comerciante Otacílio Marques de Sá e de dona Aristheia Correia de Sá.
Abigail era uma mulher de muita criatividade, idealista, inteligente e esforçada que sempre estava atenta a procura de algo novo para o crescimento e o desenvolvimento da educação no município, integrou quase todos os programas e projetos direcionados a educação, realizados na cidade, sempre defendendo a valorização dos professores e dos profissionais ligados a área da educação. Formada em Pedagogia, iniciou suas atividades como professora do primário no Grupo Escolar Visconde de Sinimbu e posteriormente assumiu o cargo de diretora da referida escola, durante trinta anos.
Fundou no município o " Instituto Imaculada Conceição " em companhia das primas, Djane e Tereza Correia de Oliveira, com o apoio total do pároco da cidade, que cedeu tão gentilmente o espaço para que lá funcionasse este grande empreendimento educacional.
Com o passar do tempo o Instituto Imaculada Conceição, foi transformado numa escola, com a denominação de " Escola Imaculada Conceição ", com o término do ensino do segundo grau a escola novamente mudou de identidade, passando a se chamar " Colégio Imaculada Conceição ", infelizmente o colégio foi extinto, em 2001 e hoje no prédio do colégio funciona a " Escola Municipal Imaculada Conceição ".
Abigail Correia de Sá, ainda hoje é referência no município, seu nome está presente na consciência de todos àqueles que fizeram parte da sua trajetória educacional, em sua homenagem foi construída na parte alta da cidade uma escola que presta o seu nome, intitulada de " Escola Municipal Professora Abigail Correia de Sá" pelos seus relevantes serviços prestados a educação de São Miguel dos Campos.
Abigail Correia de Sá, faleceu no dia 27 de janeiro de 2004, na cidade de São Miguel dos Campos, seu corpo está sepultado no cemitério local.

( Escrito por ernande bezerra de moura )






Comentários

Deixe seu comentário

Para enviar um comentário você precisa estar logado: login