Tema Acessibilidade

BIOGRAFIA DA PEDAGOGA MARIA ABIGAIL CORREIA DE SÁ

• Atualizado

Maria Abigail Correia de Sá, alagoana da cidade de São Miguel dos Campos, nasceu no dia 03 de junho de 1925, filha do comerciante Otacílio Marques de Sá e de dona Aristeia Correia de Sá.
Abigail era uma mulher de muita criatividade, idealista, inteligente e esforçada. Ela sempre estava atenta a procura de algo novo para o crescimento e o desenvolvimento da educação no município. Abigail integrou quase todos os programas e projetos direcionados a educação realizados na cidade, pois sempre defendeu a valorização dos professores e dos profissionais ligados a área da educação. Formada em Pedagogia, iniciou suas atividades como professora do primário no Grupo Escolar Visconde de Sinimbu e posteriormente assumiu o cargo de diretora da referida escola, durante trinta anos.
Fundou no município o " Instituto Imaculada Conceição " em companhia das primas, Djane e Terezinha de Oliveira Castro, com total apoio do Monsenhor Benício Dantas que cedeu o local pertencente a Igreja de Nossa Senhora do Ó, para a implantação desse valioso órgão educacional. Depois de muito tempo, o Instituto Imaculada Conceição foi transformado numa escola com a denominação de "Escola Imaculada Conceição". Com o término do ensino do segundo grau a escola novamente mudou de identidade, passando a se chamar "Colégio Imaculada Conceição", que foi extinto em 2001. Até pouco tempo funcionava no antigo prédio do colégio a "Escola Municipal Imaculada Conceição".
Abigail Correia de Sá, ainda hoje é referência no município e seu nome está presente na consciência de todos àqueles que fizeram parte da sua trajetória educacional.
No bairro de Nossa Senhora de Fátima, na parte alta da cidade, foi construído uma escola que presta o seu nome, intitulada de "Escola Municipal Professora Abigail Correia de Sá", pelos relevantes serviços prestados a educação do município.
Abigail Correia de Sá faleceu no dia 27 de janeiro de 2004. Seu corpo está sepultado no cemitério local.

(Biografia Escrita Por Ernande Bezerra de Moura)

0
2 mil visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários