Tema Acessibilidade

BIOGRAFIA DO ARTICULADOR CULTURAL JOSÉ BARBOSA DE MOURA

• Atualizado

José Barbosa de Moura, nasceu no dia 13 de março de 1942, na cidade de São Miguel dos Campos, estado de Alagoas, filho de Francisco Marques de Moura e de dona Maria Olímpia de Moura.
Seu primeiro emprego foi como balconista no Armarinho do senhor Otacílio Marques de Sá, também ele trabalhou em diversas escolas públicas do município, exercendo o cargo de Secretário. dentre elas: Colégio Imaculada Conceição, Escola Paroquial São José, Grupo Escolar Visconde de Sinimbu e Escola Ana Lins. Assumiu a função de Gerente Administrativo do Centro Social Urbano Professora Antonieta Leite - CSU e fundou a "Associação dos Moradores do Bairro de Fátima".
Desde jovem que Zé Barbosa tinha tendência para a cultura, não como um artista, mas como um "Articulador Cultural", seu maior desejo era de um dia ver o desenvolvimento da cultura miguelense no cenário alagoano e a valorização dos artistas da terra pelos gestores municipais.
Sua luta, seus apelos, abriram os olhos de um grupo de intelectuais da terra, que se uniram a ele para criação de um projeto para fundação de um espaço cultural voltado não só para artes, mas também para a história do município. E no dia 04 de fevereiro de 1984, o sonho de Zé Barbosa aconteceu, foi inaugurada a maior representatividade cultural do município, a Casa da Cultura.
Durante sua trajetória cultural, ele criou os seguintes grupos teatrais: GRUTAM, CACTUS E RAÍZES, Coordenou a equipe de artistas e de estudantes da cidade de São Miguel dos Campos no programa Peu Marques "Minha Cidade é a Melhor" na TV Alagoas, canal 5, em Maceió, em duas oportunidades, por sinal, em uma dessas apresentações, a cidade de São Miguel dos Campos foi a segunda colocada entre as cidades alagoanas.
Zé Barbosa conseguiu realizar na Praça Monsenhor Benício Dantas (Praça do Cais) o maior evento cultural já visto na cidade de São Miguel dos Campos, o "Festival de Talentos" que contou com artistas de vários segmentos da área cultural do município e das cidades circunvizinhas, tais como: Música, Dança, Folguedos, Literatura, Artesanato, Artistas Plásticos, Arte Cênica e outras atividades culturais. Criou também no município o Grupo Musical "Sangue Latino" que teve a participação do então ainda desconhecido, Djavan. Fundou também os seguintes grupos: Vibrantes Caetés, Ouro Negro, Fio da Terra e a banda de forró Paixão de Peão. Reativou a banda de música "Maestro Bráulio Moreira Pimentel" juntamente com a diretora da Casa da Cultura, Professora Gladys Bezerra Apratto e foi um dos responsáveis para o lançamento da Revista em Quadrinhos, sobre a história de São Miguel dos Campos. Deu total apoio ao grupo de atores miguelenses para a realização da primeira encenação teatral "A Paixão de Cristo" que na época era comandada pelo diretor teatral, Domingos Mendonça e José Candido. Recebeu o "Título de Menção Honrosa" do Colégio Nunila Machado e a Comenda Jornalista "Rodrigues de Gouveia" da Academia Maceioense de Letras, pelos relevantes serviços prestados a cultura Alagoana.
Zé Barbosa foi um dos maiores incentivadores da cultura miguelense, ele também foi um dos fundadores vitalícios da Academia Miguelense de Letras e Artes -AMILA.
Este ícone da cultura miguelense faleceu no dia 05 de março de 2016. Seu corpo está sepultado no Cemitério Nossa senhora da Consolação, na cidade de São Miguel dos Campos.
Em sua homenagem foi criado dentro do departamento cultural da Casa da Cultura, uma sala que presta o seu nome, a mesma faz parte do contexto história e cultural do Museu Fernando Lopes.

(Biografia Escrita Por Ernande Bezerra de Moura)

0
2 mil visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários