Tema Acessibilidade

BIOGRAFIA DO POLÍTICO E JURISTA MANUEL JOAQUIM DE ALBUQUERQUE LINS

• Atualizado

MANUEL JOAQUIM DE ALBUQUERQUE LINS FILHO

Manuel Joaquim de Albuquerque Lins filho, nasceu na zona rural da cidade de São Miguel dos Campos, estado de Alagoas, num lugar denominado de Tibiriçá, no dia 20 de setembro de 1852, filho de Manuel Joaquim de Albuquerque Lins e de dona Orminda da Rocha e Silva. Seu pai era dono de um engenho de açúcar, intitulado de " engenho Tibiriçá " e a mãe era irmã do Coronel Marcos Antônio José da Rocha e Silva, proprietário do engenho do Coité.
Estudou as primeiras letras na sua terra natal e aos quatroze anos de idade e mandado para a cidade de Salvador para fazer o curso de Teologia no Seminário da Bahia, mas não chegou a concluí o curso. Depois Viaja para o estado de Pernambuco e inicia seus estudos jurídicos na Faculdade do Recife, na turma de 1877, mas só veio concluí o curso na Universidade de São Paulo.
Neste período volta a Alagoas, sendo nomeado Promotor Público de Anadia, desempenhou a função pouco mais de um ano, até transferir-se a conselho de Visconde de Sinimbu para a província de São Paulo.
Formado e com o diploma nas mãos se estabelece no estado de São Paulo, inicialmente como Juiz da cidade de Capivarí.
Casou-se com Helena de Souza Queiroz, no dia 21 de maio de 1881 e com ela, teve os seguintes filhos: Manuel Joaquim de Albuquerque Lins Neto, José de Albuquerque Lins, Antônio de Albuquerque Lins, Carlos de Albuquerque Lins, Álvaro de Albuquerque Lins, Ana Helena de Albuquerque Lins, Maria de Albuquerque Lins e Helena de Albuquerque Lins.
Dedicou-se a agricultura e a política, foi Deputado Provincial em 1888, além de de ter sido nomeado Presidente da Província do Rio Grande do Norte em 1889, Vereador de 1889 a 1901, no qual foi Presidente da Câmara Municipal, Senador Estadual em 1901, Secretário da Fazenda de 1902 a 1906, Secretário do Tesouro do Estado de 1904 a 1907 e foi o oitavo Presidente do Estado de São Paulo, entre 1908 e 1912.
Em 1910, formou com Rui Barbosa uma chapa presidencial contra o candidato oficial Marechal Hermes da Fonseca, no qual foram derrotados.
A cidade de Lins, localizada no município de São Paulo recebeu esse nome em sua homenagem.
Manuel Joaquim Albuquerque Lins Filho era primo do maior Estadista do Império, João Lins Vieira Cansanção de Sinimbu, o Visconde de Sinimbu.
O mesmo faleceu no dia 07 de janeiro de 1926, no estado de São Paulo.

( Biografia escrita por Ernande Bezerra de Moura )

0
2 mil visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários