Portal Escritores

BIOGRAFIA DO PINTOR JUVENAL SANTANA

JUVENAL SANTANA DA SILVA

Nasceu no dia 09 de julho de 1952, na cidade de Matriz de Camaragibe, estado de Alagoas e veio com a família para a cidade de São Miguel dos Campos, onde residiu morada na zona rural do município, num lugar denominado de Fazenda Pitomba. Filho de Antônio Santana da Silva e dona Maria Inácio da Silva, desde criança que Juvenal Santana tinha a tendência de desenhar, foi na escola do município, que Juvenal aprendeu dá as suas primeiras pinceladas, através de uma folha de papel ofício, de lá pra cá, Juvenal não parou mais de produzir, seus desenhos chamavam atenção de todos, principalmente dos professores da escola.
Com o passar do tempo, já na fase de adolescência, Juvenal já era considerado pelos amigos de profissão, como uma das maiores revelações da pintura miguelense, o seu maior admirador era o artista plástico Fernando Lopes, que ficava admirado pelas obras de artes do talentoso pintor.
Juvenal Santana, expôs nas seguintes Galerias: Miguel Palmeira, em 1971; Grafite, em 1981; Karandash, em 1987; Pierre Chalita, em 1988, Arte Maior Galeria Recife, em 1991 e 1993, etc, tanto individualmente como em companhia de outros pintores de Alagoas e de Pernambuco.
Em uma dessas exposições, Juvenal Santana conhece o pernambucano, Marchand Sérgio Oliveira, que o leva para o Recife e lá o seu nome se expande por toda região do estado de Pernambuco.
Seus quadros também estão espalhados por diversas cidades do país, como também no exterior, principalmente nas mãos dos grandes colecionadores e admiradores das artes plásticas.
Exerceu a função de professor na Academia Belas Artes de Pernambuco ensinando a Técnica de Óleo Sobre Tela, e Natureza Morta, por sinal a maioria dos seus quadros, são pintados, neste estilo.
No ano passado, Juvenal se encontrava muito doente e não suportando as enfermidades, o mesmo veio a falecer, no hospital do Recife.
O célebre pintor alagoano, deixou para a cidade de São Miguel dos Campos, um grande exemplo de vida e de prosperidade, suas telas estão expostas na Casa da Cultura e faz parte do acervo do Museu Fernando Lopes.
Juvenal Santana faleceu no dia 09 de janeiro de 2018, no estado de Pernambuco.

( Escrito por Ernande Bezerra de Moura)









Comentários

Deixe seu comentário

Para enviar um comentário você precisa estar logado: login
Bezerra
Escrito por:
Bezerra
Escritor

Visão Geral do texto

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Publicado em 19 de Maio de 2019

Atualizado em 20 de Junho de 2019

Já foi visto 206 vezes

Favorito de 0 leitor

Categoria Biografias


206
Leram
0
Vão ler

Tags