Tema Acessibilidade

BIOGRAFIA DO ARTISTA PLÁSTICO JUVENAL SANTANA

• Atualizado

Juvenal Santana da Silva, mas conhecido pelo pseudônimo de Santana, nasceu no dia 09 de julho de 1952, no município de Matriz de Camaragibe, estado de Alagoas. Juvenal Santana era filho de Antônio Santana da Silva e dona Maria Inácio da Silva. Seus pais vieram com a família residir na zona rural do município de São Miguel dos Campos, num lugar por nome de fazenda Pitomba.
Desde criança, que Juvenal Santana tinha a tendência de desenhar e foi na escola do município, que ele aprendeu dá as suas primeiras pinceladas, através de uma folha de papel ofício e, de lá pra cá, Juvenal não parou mais de produzir. Seus desenhos chamavam atenção de todos, principalmente dos professores da escola.
Com o passar do tempo, já na fase de adolescência, Juvenal já era considerado pelos amigos de profissão, como uma das maiores revelações da pintura miguelense. O seu maior admirador era o artista plástico Fernando Lopes, que ficava admirado pelas obras de artes do talentoso pintor.
Juvenal Santana expôs nas seguintes Galerias: Miguel Soares Palmeira em 1971, Grafite em 1981, Karandash em 1987, Pierre Chalita em 1988, Arte Maior Galeria Recife em 1991 e 1993, etc. Juvenal Santana expôs tanto individualmente, como em companhia de outros pintores de Alagoas e também de Pernambuco. Em uma dessas exposições, Juvenal Santana conhece o pernambucano, Marchand Sérgio Oliveira, que o levou para o Recife. Ao chegar no Recife seu nome expandiu-se por toda região do estado de Pernambuco como um grande pintor.
Seus quadros estão espalhados por todas cidades do país, como também no exterior. Principalmente nas mãos dos grandes colecionadores e admiradores das artes plásticas.
Juvenal Santana exerceu a função de professor na Academia Belas Artes de Pernambuco, ensinando a "Técnica de Óleo Sobre Tela e Natureza Morta". Por sinal, a maioria dos seus quadros são pintados neste estilo.
No início do ano de 2018,, Juvenal Santana encontrava-se muito doente e não suportando as enfermidades, o mesmo veio a falecer no hospital do Recife, no dia 09 de janeiro de 2018. Juvenal Santana está sepultado na capital pernambucana.
Este célebre pintor alagoano, deixou para o município de São Miguel dos Campos, um grande exemplo de vida e de prosperidade. Algumas de suas obras estão expostas no Museu Histórico e Cultural Fernando Lopes, que fica situado na Casa da Cultura de São Miguel dos Campos.

(Biografia Escrita Por Ernande Bezerra de Moura)

0
2 mil visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários