Portal Escritores

BIOGRAFIA DE ELISEU MARQUES DE LIMA

 

Eliseu Marques de Lima, farmacêutico, político e comerciante. Nasceu na cidade pernambucana de Iraci, no dia 14 de agosto de 1923. Filho de Ladislau Marques de Lima e de dona Joaquina de Lima.
O jovem farmacêutico chega a cidade de São Miguel dos Campos, trazendo em sua bagagem um sonho de edificar no município uma farmácia ampla para atender, não só a população miguelense, como as outras cidades cicunvizinhas.
Com o passar do tempo, ele comprou um terreno na Rua Dr. Rômulo de Almeida e construiu a sua residência e anexo a casa alevancou uma farmácia, intitulada de " Farmácia dos Pobres ".
Casou-se com com Vanda Leite de Lima e desse seu casamento nasceram os seguintes filhos: Benedita, Elivânia, Edivaldo, Edivanildo e José Yroldo de Leite Lima.
Eliseu era uma pessoa bem vista e admirado na cidade, tanto pelos ricos, como pelos pobres, era um ser prestativo, simpático e que tinha uma grande admiração pelos seus crientes.
Ele orientava o paciente de maneira correta e só passava medicamentos na medida, pois o mesmo tinha um profundo conhecimento na área médica, mesmo não sendo médico.
O nobre farmacêutico desenvolvia um papel importantíssimo na sociedade, sempre buscando a cura e uma saúde de qualidade para a comunidade da cidade de São Miguel dos Campos.
O movimento era tanto, que o paciente tinha que marcar sua consulta antecipada, pois a demanda era muito grande, todo mundo queria se consultar com o conceituado farmacêutico.
Em 1964, foi eleito vereador do município, na gestão do então prefeito Humberto Maia Alves, onde assumiu o cargo de presidente da Câmara Municipal. Em 1969, foi vice-prefeito da cidade, na chapa do prefeito Júlio Soriano Bonfim.
Eliseu Marques de Lima, foi um dos ícone da medicina local, deixou um exemplo de vida e de luta em prol das pessoas mais carentes, com certeza seu nome será sempre lembrado dentro do contexto histórico e cultural do município.
O inesquecível farmacêutico, faleceu no dia 21 de fevereiro de 1995, na cidade de São Miguel dos Campos.

 

( Escrito por Ernande Bezerra de Moura )











Comentários

Deixe seu comentário

Para enviar um comentário você precisa estar logado: login