Tema Acessibilidade

BIOGRAFIA DO FARMACÊUTICO ELISEU MARQUES DE LIMA

• Atualizado

BIOGRAFIA DO FARMACÊUTICO ELISEU MARQUES DE LIMA

Eliseu Marques de Lima (Farmacêutico, Político e Comerciante). Nasceu na cidade pernambucana de Iraci, no dia 14 de agosto de 1923, filho de Ladislau Marques de Lima e de dona Joaquina de Lima.
O jovem farmacêutico chega a cidade de São Miguel dos Campos, trazendo em sua bagagem um sonho de edificar no município uma farmácia ampla, não só para atender os miguelenses como também os infermos das cidades circunvizinhas.
Com o passar do tempo, ele comprou um terreno na Rua Dr. Rômulo de Almeida e construiu a sua residência e a anexo a sua casa alevancou uma farmácia, intitulada de " Farmácia dos Pobres ".
Eliseu Marques de Lima era casado com Vanda Leite de Lima.
Desse laço matrimonial nasceram os seguintes filhos: Benedita, Elivânia, Edivaldo, Edivanildo e José Yroldo de Leite Lima.
Eliseu Marques de Lima era uma pessoa bem vista e admirado na cidade, tanto pelos ricos como pelos pobres. Ele era um ser prestativo, simpático e que tinha uma grande admiração pelos seus clientes.
Eliseu Marques de Lima orientava o paciente de maneira correta e só passava medicamentos na medida, pois o mesmo tinha um profundo conhecimento na área médica.
O nobre farmacêutico desenvolvia um papel importantíssimo na sociedade, sempre buscando a cura e uma saúde de qualidade para a comunidade da cidade de São Miguel dos Campos.
O movimento era tanto, que o paciente tinha que marcar sua consulta antecipada, pois a demanda era muito grande, todo mundo queria se consultar com o conceituado farmacêutico.
Em 1964, foi eleito vereador do município, na gestão do então prefeito Humberto Maia Alves, onde assumiu o cargo de presidente da Câmara Municipal.
Em 1969, foi vice-prefeito da cidade, na chapa do prefeito Júlio Soriano Bonfim.
Eliseu Marques de Lima, foi um dos ícone da medicina local, deixou um exemplo de vida e de luta em prol das pessoas mais carentes. Com certeza, seu nome será sempre lembrado dentro do contexto histórico e cultural do município.
O inesquecível farmacêutico faleceu no dia 21 de fevereiro de 1995, na cidade de São Miguel dos Campos.
Em sua homenagem, foi construído na parte alta da cidade, uma Unidade Básica de Saúde, batizada com o seu nome.

( Texto Escrito Por Ernande Bezerra de Moura )

0
±1000 visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários