Portal Escritores

BIOGRAFIA DO MONSENHOR BENÍCIO DANTAS

 

Monsenhor Benício de Barros Dantas Melo, nascido na cidade de Maceió, estado de Alagoas, no dia 01 de novembro de 1924, filho de José Dantas de Melo e de dona Laudicéia Dantas de Barros Melo. Grande intelectual, culto e de boa formação, professor de latím e de francês, era formado pela Pontifícia Universidade de Gregoriana, de Roma e pela Faculdade de Filosofia de Alagoas.
Ensinou por muito tempo no Ginásio São Miguel. Seguindo a ordem cronológica, encerrou este capítulo com muita honra o preclaro. Pároco de São Miguel dos Campos, era um sacerdote muito atuante, que gostava do que fazia, tinha vezes que amanhecia dentro da Matriz, percorrendo cantos e recantos, trabalhando pesado afã de levar à todos as emanações da religião cristã, com muita fé e estusiasmo.
Pregador exuberante, jornalista fecundo, homem de cultura, utilizava a palavra e a pena com mestria a serviço da igreja e dos problemas que afetavam a paróquia.
Relevantes foram os trabalhos de aprimoramento na sua gestão, com realizações de grande monta como os acabamentos das abras, do altar-mor de mármore, da moderna mesa da comunhão, da pintura da igreja, das instalação elétricas, do piso, da restauração de prata e de ouro do sacrário, das baquetas e de uma infinidade de coisas condizentes com regras da liturgia e a beleza do culto transformou-se num dos mais belo do estado.
construiu a Igreja de São Benedito, fundou a Escola Paroquial São José, foi diretor do Jornal Folha Miquelense, diretor da Coordenadoria Regional de Educação e redator do Jornal Católico o Semeador, de Maceió.
A sua dinâmica atividade alcançou os setores culturais caritativos, sociais, educacionais e assistências, conservando-o, sobtudo, fiéis aos comprimissos assumidos parente o altar.
Consultor do povo miguelense, Benício Dantas amava São Miguel dos Campos de coração como se ele fosse a sua própria terra natal.
Em homenagem a este homem tão devoto a Deus e pelos muitos beneficios prestados a comunidade, foi construída uma escola estadual na capital e uma praça na cidade de São Miguel dos Campos, ambas emprestam o seu nome.
O mesmo faleceu no dia 04 de novembro de 1974, na cidade de Maceió.

( Escrito por Ernande Bezerra de Moura )









Comentários

Deixe seu comentário

Para enviar um comentário você precisa estar logado: login
Bezerra
Escrito por:
Bezerra
Escritor

Visão Geral do texto

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Publicado em 22 de Maio de 2019

Atualizado há 6 dias

Já foi visto 66 vezes

Favorito de 0 leitor

Categoria Biografias


66
Leram
0
Vão ler

Tags