Tema Acessibilidade

BIOGRAFIA DO MAESTRO E PIANISTA GENARO SAMPAIO PLECH

• Atualizado

GENARO SAMPAIO PLECH

Genaro Sampaio Plech, músico, maestro, compositor e professor. Nasceu no município de São Miguel dos Campos, estado de Alagoas, no dia 01 de janeiro de 1907.
Filho do Dr. Júlio Cláudio Gonçalves Plech e de dona Ana Sampaio Plech. O pai era médico do hospital José Inácio e também foi Prefeito Intendente da cidade de São Miguel dos Campos, na década de dez. A mãe era filha de uma tradicional família alagoana.
Estudou as primeiras letras no Colégio Marista de Maceió, e, posteriomente, no Conservatório de Canto Orfeônico do estado do Rio de Janeiro.
Mudou-se para a cidade de Aracajú, onde foi diretor adjunto e professor catedrático da cadeira de música da Escola Normal do Estado de Sergipe.
Em 1944, cria o Coral Vila - Lobos e logo em seguida funda o Conservatório de Canto Orfeônico do Estado de Sergipe, que foi inaugurado no dia 28 de novembro de 1945 e conseguitemente assume o cargo de diretor do Instituto de Música de Canto Orfeônico daquele estado.
Também foi diretor de orquestra em Maceió e em Recife, professor de piano, nestas cidades e na cidade de Penedo - AL, compôs: Sonhar é Viver, Valsa Lenta para Piano, Poesia de Zanelli Caldas, Maceió, Litografia Trigueiros e Veni Sancte Spiritus.
Pelos relevantes serviços prestados a cultura e a música do estado de Sergipe, foi construído uma praça no centro da cidade em sua homenagem.

( Biografia escrita por Ernande Bezerra de Moura )

0
3 mil visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários