Tema Acessibilidade

BIOGRAFIA DO CERAMISTA MIGUEL RAMOS GOMES

• Atualizado

MESTRE MIGUEL RAMOS

Miguel Ramos Gomes, nasceu numa pequenina cidade do interior sergipano, por nome de Carrapicho, no dia 28 de outubro de 1935, filho de dona Maria da Conceição Ramos.
Desde pequeno que nutria um profundo amor pela arte da cerâmica, amor esse que lhe marcaria por toda a sua vida.
Mas foi na cidade de São Miguel dos Campos, que o artesão começou adentrar no meio artístico e cultural do município, seu nome se expandiu por toda região alagoana, era admirado por outros ceremistas de profissões, entre eles, João de Alagoas e Mestre Lenoir, por sinal, Lenoir foi um dos seus discípulos, quando o mesmo residia na cidade de Carrapicho - SE.
Miguel não tinha um referencial próprio ou melhor uma identidade do seu trabalho, ele criava tudo aquilo que vinha na mente, as peças de Miguel, era de vários estilos e de uma grandeza sem tamanha.
Suas peças percorreram por quase todo o estado, chegando ao ponto de colocar o nome de São Miguel dos Campos entre os municípios fabricantes dessa arte.
Exerceu a função de professor na Casa da Cultura, além de um grande mestre, Miguel era considerado como pai, pelos alunos do curso de barro da instituição.
O coroamento e o reconhecimento do mestre veio através da diretora da Casa da Cultura na época, professora Gladys Bezerra Apratto, que buscou espaço para que o ceramista mostrasse a sua habilidade com o barro em vários eventos culturais promovidos pela Secretaria do Estado.
Fez também várias apresentações dos seus trabalhos nas escolas públicas do município e participou por duas vezes consecutivas, 2000 e 2001, do Dia do Escritor, evento promovido pelo Sindicato dos Escritores do Estado de Alagoas - SINDEAL, expondo seus materiais.
Miguel Ramos foi o maior ícone da arte da cerâmica em São Miguel dos Campos, suas mãos pareciam brincar com o barro, sua habilidade sua criatividade fez com que os miguelenses lhe adotasse como filho.
Suas obras estão expostas no acervo cultural da Casa da Cultura.
O inesquecível mestre, faleceu no dia 01 de fevereiro de 2004, na cidade de São Miguel dos Campos.

( Biografia escrita por Ernande Bezerra de Moura )

0
1 mil visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários