Portal Escritores

BIOGRAFIA DO MESTRE JOSÉ BENEDITO

 

José Benedito dos Santos, natural da cidade de Coruripe, estado de Alagoas.

Nasceu no dia 25 de janeiro de 1930, era funcionário público da prefeitura municipal da cidade de São Miguel dos Campos, locado na Secretaria da Saúde.
Nas horas vagas, ele se transformava num vendedor ambulante, o mesmo saia de casa de madrugada dirigindo o seu carro até a padaria do seu Ferreira, lá ele pegava os pães e saia vendendo pelas principais ruas da cidade.
Mas, José Benedito tinha o dom de artista, apesar de pouca leitura, ele conseguia decorar qualquer texto poético e folclórico.
Dedicou toda a sua vida em prol das manifestações populares, foi Mestre de Guerreiro, Palhaço, Mateus, Puxador de Côco, Repentista e Poeta.
A figura de José Benedito dispensa comentário para os miguelenses, principalmente aqueles que assistiram as exibições dos grupos folclóricos montados e apresentados por ele, nos principais pontos da cidade.
Foi parceiro de viola do repentista Rouxinol do Norte, com a morte do mestre Cecilio, ele foi indicado pela a esposa do mestre para comandar o destino do grupo de guerreiro " Vencedor Alagoano ", como mestre. A sede do referido guerreiro ficava localizado no Bairro da Rodoviária.
Com certeza, seu nome será sempre lembrado, dentro do contexto folclórico e cultural do município e ninguém jamais irá esquecer do seu sapateado do côco, das suas travessias como mateus, da sua cantoria de viola e do seu grito fulminante no guerreiro.
José Benedito dos Santos, faleceu no dia 08 de janeiro de 2008, na cidade de São Miguel dos Campos.

(  Escrito por Ernande Bezerra de Moura ).








Comentários

Deixe seu comentário

Para enviar um comentário você precisa estar logado: login
Bezerra
Escrito por:
Bezerra
Escritor

Visão Geral do texto

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Publicado em 28 de Maio de 2019

Atualizado em 20 de Junho de 2019

Já foi visto 232 vezes

Favorito de 0 leitor

Categoria Biografias


232
Leram
0
Vão ler

Tags