Tema Acessibilidade

BIOGRAFIA DO MESTRE E FOLCLORISTA JOSÉ BENEDITO

• Atualizado

O MESTRE JOSÉ BENEDITO

José Benedito dos Santos, nasceu no dia 25 de janeiro de 1930, no município de Coruripe, estado de Alagoas.
José Benedito era funcionário público da prefeitura municipal da cidade de São Miguel dos Campos, locado na Secretaria da Saúde.
Nas horas vagas, ele se transformava num vendedor ambulante, o mesmo saia de casa de madrugada dirigindo o seu carro até a padaria do seu Ferreira, lá ele pegava os pães e saia vendendo pelas principais ruas da cidade.
Mas, José Benedito tinha o dom de artista, apesar de pouca leitura, ele conseguia decorar qualquer texto poético e folclórico.
Dedicou toda a sua vida em prol das manifestações populares, foi Mestre de Guerreiro, Palhaço, Mateus, Puxador de Côco, Repentista e Poeta.
A figura de José Benedito dispensa comentário para os miguelenses, principalmente aqueles que assistiram as exibições dos grupos folclóricos montados e apresentados por ele, nos principais pontos da cidade.
Foi parceiro de viola do repentista Rouxinol do Norte, com a morte do mestre Cecilio, ele foi indicado pela a esposa do mestre para comandar o destino do grupo de guerreiro " Vencedor Alagoano ", como mestre. A sede do referido guerreiro ficava localizado no Bairro da Rodoviária.
Com certeza, seu nome será sempre lembrado, dentro do contexto folclórico e cultural do município e ninguém jamais irá esquecer do seu sapateado do côco, das suas travessias como mateus, da sua cantoria de viola e do seu grito fulminante no guerreiro.
José Benedito dos Santos, faleceu no dia 08 de janeiro de 2008, na cidade de São Miguel dos Campos.

( Biografia Escrita Por Ernande Bezerra de Moura ).

0
4 mil visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários