Tema Acessibilidade

O BRASIL FOI DESCOBERTO EM ALAGOAS OU NA BAHIA.

• Atualizado

O Brasil foi descoberto no dia 22 de abril de 1500, por Pedro Álvares Cabral. Segundo o historiador pernambucano, Fernando Gama afirma que o dia, o mês e o ano está correto. A pena, discorda do local do descobrimento.
De acordo como está escrito na historiografia do Brasil, o local do descobrimento não bate com o escrito da carta de Dom Pero Vaz de Caminha. Os pesquisadores acham que o monte que Cabral avistou, não foi o Monte Pascoal e sim, a Serra Nacea, também conhecida como Serra dos Pargos, localizada entre Boca da Mata e Atalaia.
Conforme os escritos de Dom Pero Vaz de Caminha, o descobrimento do Brasil não se deu em Porto Seguro na Bahia, e sim em Alagoas, entre Jequiá da Praia e Coruripe, na proximidade das falésias da praia de jequiá. Este assunto chegou a ser discutido nas universidades de Alagoas, entre acadêmicos, professores e pesquisadores. Mas, infelizmente a tese não foi adiante.
Diversos historiadores e escritores escreveram sobre o assunto, em livros, jornais e revistas, mais de nada adiantou. Segundo eles, nada se pode fazer, pois não há mais como mudar a história do Brasil.
Outra tese que está em discussão é o assassinato do Bispo Dom Pero Fernandes Sardinha. Conforme os estudos dos pesquisadores, a Nau de Nossa Senhora da Ajuda naufragou na foz do rio Coruripe, nos baixios de Dom. Rodrigues. Mas o ritual de antropofágico, aconteceu na proximidade da Igreja de Nossa Senhora de Santana, na Barra de São Miguel. Por sinal, no local onde o bispo foi assassinado pelos índios, tem um formato de um círculo, provavelmente onde foi feito o banquete. Isso é tão provável, que no local, nunca nasceu um pé de mato.
Além dessa tese, existe mais outra, que afirma que o bispo não foi morto pelos índios e sim, pela guarda do governador geral da província de Pernambuco, Duarte Coelho da Costa, a quem Sardinha vinha criticando publicamente, devido as desavenças praticadas pelo filho, Álvaro da Costa.
Para não perder o cargo, o governador aproveitou da ocasião e culpou os índios, que pagaram o pato sem merecer, todos foram mortos inocentemente, por ordem do coroa portuguesa e da bula papal.
Todas essas informações, estão escritas, documentadas e guardadas na Torre do Tombo, na cidade de Lisboa, Portugal.


* Texto Escrito Por Ernande Bezerra de Moura

0
2 mil visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários