Portal Escritores

O POVOADO DE SÃO MIGUEL E O DESENVOLVIMENTO DA VILA DO MESMO NOME.

 

A província de Alagoas era dividido em duas vilas, ao Norte, Vila Santa Madalena da Lagoa do Norte e ao Sul, Vila Santa Madalena da Lagoa do Sul.
O povoado de São Miguel pertencia a Vila de Santa Madalena da Lagoa do Sul, que depois, passou a se chamar Vila de Alagoas (Atual Marechal Deodoro) primeira capital da província de Alagoas.
O povoado de São Miguel passou a condição de vila, no dia 10 de julho de 1832, divido o seu progresso e do seu desenvolvimento.
Naquele tempo a Vila de São Miguel contava com vários engenhos de açúcar, Ana Lins e os seus descendentes dominavam praticamente toda região açucareira da referida província.
O Engenho Sinimbu era o referêncial dos outros engenhos da redondeza, por ser o engenho central.
O Rio São Miguel era o principal ponto de partida para o transporte, tanto do açúcar como das pessoas que viajam para fora da vila.
Em Alagoas existia cinco vilas, que muito contribuí para o crescimento e desenvolvimento da província, a Vila de Porto Calvo, a Vila de Penedo, a Vila de Alagoas ( Marechal Deodoro ), a Vila de São Miguel e a Vila do Poxim ( Coruripe ).
A Vila de São Miguel dominava os seguintes distritos: Boca da Mata, Mosquito (Campo Alegre), Barra de São Miguel, Roteiro e Jequiá da Praia.
Quando a Vila de São Miguel passou à condição de cidade, no dia 18 de junho de 1864, perdeu todos esses distritos, que ganharam no longo dos anos a patente de cidades independentes.

( Escrito por Ernande Bezerra de Moura









Comentários

Deixe seu comentário

Para enviar um comentário você precisa estar logado: login