Portal Escritores

BIOGRAFIA DA EDUCADORA NUNILA MACHADO

 

Nunila Cavalcante Machado, nasceu na cidade alagoana de Penedo, no dia 20 de março de 1907, filha do Juiz de Direito, Dr. Mateus Machado e de dona Rosa Cavalcante Machado.
Foi educada no Colégio Imaculada Conceição em Penedo, quando terminou o magistério ao chegar em São Miguel dos Campos iniciou as suas atividades educacionais, abriu na sua própria residência uma escola particular que recebeu o nome de Instituto Rosal Infantil, anos depois passou a se chamar de Educandário Rosal Infantil e posteriormente Colégio Nunila Machado em sua homenagem.
Ela administrou o curso primário e do segundo grau, ensinou também para os alunos, formação moral e religiosa, com inigualável dedicação dos fatos e dos fecundos canteiros do Rosal, numa floração benéfica, onde várias pessoas brotaram para o campo do trabalho e da intelectualidade da vida, entretanto essa virtuosa educação doméstica foi de fundamental importância para a carreira profissional do seus discípulos.
Dona Nunila Machado foi uma figura muito importante para a família miguelense, foi ela que deu o pontapé inicial para o desenvolvimento do magistério no município.
Se ser imortal é permanecer vivo, pelas obras e ações realizadas, dona Nunila Machado já conquistou essa imortalidade, merecidamente, pois seu nome está gravado para sempre nos corações dos miguelenses e nos escritos históricos e bibliográficos do município.
A estimada educadora faleceu no dia 02 de março de 1987.

( Escrita por Ernande Bezerra de Moura )






Comentários

Deixe seu comentário

Para enviar um comentário você precisa estar logado: login
Ernande Bezerra
Escrito por:
Ernande Bezerra
Escritor

Visão Geral do texto

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Publicado em 19 de Junho de 2019

Já foi visto 155 vezes

Favorito de 0 leitor

Categoria Biografias


155
Leram
0
Vão ler

Tags