Tema Acessibilidade

BIOGRAFIA DA EDUCADORA NUNILA MACHADO

• Atualizado

BIOGRAFIA DA EDUCADORA NUNILA MACHADO

Nunila Cavalcante Machado, nasceu na cidade alagoana de Penedo, no dia 20 de março de 1907, filha do Juiz de Direito, Dr. Mateus Machado e de dona Rosa Cavalcante Machado.
Foi educada no Colégio Imaculada Conceição da cidade de Penedo e logo em seguida, concluiu o magistério.
Ao chegar em São Miguel dos Campos, iniciou as suas atividades educacionais. abrindo na sua própria residência uma escola particular. Que recebeu o nome de Instituto Rosal Infantil. Anos depois, a escola passou a se chamar de Educandário Rosal Infantil e posteriormente Colégio Nunila Machado, em sua homenagem.
Nunila Machado administrou o curso primário e do segundo grau, ensinou também para os alunos, "Formação Moral e Religiosa", com inigualável dedicação dos fatos e dos fecundos canteiros do Rosal, numa floração benéfica, onde várias pessoas brotaram para o campo do trabalho e da intelectualidade da vida. Entretanto essa virtuosa educação doméstica foi de fundamental importância para a carreira profissional do seus discípulos.
Ela também foi uma das fundadoras do Ginásio São Miguel, ao lado do saudoso Monsenhor Benício Dantas.
Nunila Machado foi uma figura muito importante para a família miguelense. Foi ela, que deu o pontapé inicial para o desenvolvimento do magistério no município.
"Se ser imortal é permanecer vivo, pelas obras e ações realizadas, Nunila Machado já conquistou essa imortalidade, merecidamente, pois seu nome está gravado para sempre nos corações dos miguelenses e nos escritos históricos e bibliográficos do município".
A estimada educadora faleceu no dia 02 de março de 1987.

( Texto Escrito Por Ernande Bezerra de Moura )

0
±1000 visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários