Portal Escritores

BIOGRAFIA DO CORONEL SALVADOR APRATTO

 

Salvador Espenelle Apratto, nasceu no dia 02 de outubro de 1870, numa pequenina península situada às margens poética do Golfo de Nápoles, na Itália, filho de Carmino Espenelle Apratto e de dona Rosa Curssatti Apratto.
O jovem aventureiro veio para o Brasil com o intuito de estalar o seu estabelecimento em terras brasileiras e o lugar escolhido foi o estado de Alagoas por ter um solo fértil e um litoral bastante aconchegante e a cidade de São Miguel dos Campos foi a cidade contemplada para a instalação do seu empreendimento.
Iniciou as suas atividades como armador no célebre estaleiro da Barra de São Miguel, distrito pertencente ao município de São Miguel dos Campos, na época.
Os trabalhos eram pesados, todos realizados a mão, ou melhor na força dos braços humanos, pois naquele tempo não existia as máquinas motorizadas. Lá ele fabricava canoa, barcos e barcaça, que eram vendidos para os pescadores da região e alguns deles eram alugados como meio de transporte.
Em 1914, Salvador Apratto faz uma viagem com a família numa alvaranga ( canoa ) saíndo da Barra de São Miguel com destino a cidade de São Miguel dos Campos, por sobre as águas do Rio São Miguel, entre os tripulantes ia sua esposa Rosa Cavalcante Apratto e sua filha Dionísia Apratto Tenório, mãe do ilustríssimo professor e historiador, Dr. Douglas Apratto Tenório.
Ele também construiu no município de São Miguel dos Campos, um novo estaleiro, que ficava próximo às margens do rio São Miguel, num lugar denominado de Porto do Bexiga. e era sócio da firma Salvador Apratto & Medeiros, onde o principal foco era a permanência do Cinema Ideal, o primeiro cinema de São Miguel dos Campos, administrado pelo Sr,João de Medeiros Apratto, que ficava localizado na Praça do Centenário.
Salvador Apratto tinha uma sensibilidade aguda, quando não conseguia realizar as suas ideais ele se alvoroçava com o impacto e se trancava depois em recuo a timedez por ter sido fracassado.
Era um homem muito bom de um excelente caráter, gostava muito de fazer amizade com as pessoas e foi através dessa sua simplicidade que ele conseguiu ocupar vários cargos importantes na cidade, entre eles, o de prefeito Intendente, onde administrou o município por três ocasiões, apesar de ser estrangeiro, Salvador Apratto adotou o município de São Miguel dos Campos como a sua terra natal.
Ele ficou imortalizado popularmente pelos amigos, pelo pseudônimo de Coronel Salvador, por sinal, este fato está registrado no livro da escritora Guiomar Alcides de Castro. Existe também na cidade uma rua que presta o seu nome.

( Escrito por Ernande Bezerra de Moura )









Comentários

Deixe seu comentário

Para enviar um comentário você precisa estar logado: login
Ernande Bezerra
Escrito por:
Ernande Bezerra
Escritor

Visão Geral do texto

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Publicado em 23 de Junho de 2019

Atualizado em 23 de Junho de 2019

Já foi visto 139 vezes

Favorito de 0 leitor

Categoria Biografias


139
Leram
0
Vão ler

Tags