Tema Acessibilidade

BIOGRAFIA DO PREFEITO E EMPRESÁRIO CORONEL SALVADOR SPINELLI APRATTO

• Atualizado

Salvador Spinelli Apratto, nasceu no dia 02 de outubro de 1870, numa pequenina península situada às margens poética do Golfo de Nápoles, na Itália.
O jovem aventureiro veio para o Brasil com o intuito de instalar o seu estabelecimento em terras brasileiras. E o lugar escolhido foi o estado de Alagoas, por ter um solo fértil e um litoral bastante aconchegante. A cidade de São Miguel dos Campis foi o local contemplado para a instalação do seu empreendimento.
Assim que chegou ao município, iniciou as suas atividades como armador no célebre estaleiro da Barra de São Miguel, distrito pertencente a São Miguel dos Campos, na época. Os trabalhos eram pesados, todos realizados a mão, ou melhor na força dos braços humanos, pois naquele tempo não existia as máquinas motorizadas. Lá era fabricado canoas, jangadas, barcos e barcaças. Às embarcações, eram vendidas para os pescadores da região como também alugadas como meio de transporte.
Salvador Apratto era casado com Rosa Cavalcanti Apratto. O casal residia num sobrado localizado na proximidade da Praça Cristo Rei, atual Praça Padre Júlio de Albuquerque, conhecida também como Praça da Matriz. O sobrado ficava localizado, onde é hoje o prédio do Instituto Nacional do Seguro Social - INSS.
Em 1914, Salvador Apratto faz uma viagem com a família numa alvarenga, saíndo de São Miguel dos Campos com destino a Barra de São Miguel e depois para à cidade de Maceió. A viagem foi feita por sobre as águas do rio São Miguel. Entre os tripulantes, ia a sua esposa e sua filha Dionísia Apratto Tenório, mãe do ilustríssimo historiador, doutor e professor, Douglas Apratto Tenório.
Ele também construiu no município de São Miguel dos Campos um estaleiro, próximo às margens do rio São Miguel. Num lugar denominado de "Porto do Bexiga".
Salvador Apratto também era sócio da firma de construção "Apratto & Medeiros", responsável pela construção do primeiro cinema de São Miguel dos Campos, Intitulado de "Cinema e Teatro Ideal". O cinema foi construído aproximadamente em 1920.
O principal foco da firma, era de preservar a permanência do cinema no município. O cinema e Teatro Ideal era administrado pelo filho do empresário, o Sr. João de Medeiros Apratto. O cinema ficava localizado de frente à Praça do Centenário.
Salvador Apratto tinha uma sensibilidade aguda, quando não conseguia realizar as suas ideais, ele se alvoroçava com o impacto e se trancava depois em recuo a timidez por ter sido fracassado. Ele era um homem muito bom, de um excelente caráter, gostava muito de fazer amizade com as pessoas e foi através dessa sua simplicidade que ele conseguiu ocupar vários cargos importantes no município. Entre eles: o de Prefeito Intendente, Salvador Apratto administrou o município em três legislatura.
Apesar de ser estrangeiro, Salvador Apratto tinha um carinho muito grande pelos miguelenses. E adotou a cidade de São Miguel dos Campos como a sua terra natal.
Salvador Apratto era respeitado por todos da cidade, até era chamado de coronel pelos amigos e pela sociedade ancestrais dos Caetės. Por sinal, este título ficou imortalizado na historiografia do município e foi registrado pela escritora Guiomar Alcides de Castro em seu livro, sobre a história de São Miguel dos Campos, publicado em 1964 e reeditado em 1991.
Em sua homenagem existe no município uma rua, batizada com seu nome, intitulada de "Rua Coronel Salvador Apratto". Além dessa, existe outra, localizada no bairro Humberto Maia Alves, denominada de "Travessa Coronel Salvador Apratto". Ambas, pelos relevantes serviços prestados à cidade de São Miguel dos Campos e o comércio local.

(Biografia Escrita Por Ernande Bezerra de Moura)

0
2 mil visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários