Tema Acessibilidade

O POVOADO DE SÃO MIGUEL E O DENSENVOVIMENTO DA VILA DO MESMO NOME

• Atualizado

Não se tem registro da data exata do povoamento de São Miguel. O que podemos precisar, é que ele é da mesma época da vila de Santa Madalena da Lagoa do Sul, depois cidade de Alagoas, atual Marechal Deodoro.
De acordo o que está escrito no livro da escritora miguelense, Guiomar Alcides de Castro, os primeiros moradores a chegar à São Miguel, foram os irmãos João e Sebastião Ferreira da Rocha, naturais da cidade de Viena de Castela - Portugal. Os mesmos instalou-se nas terras marginais do Coité, em 1606. Também essa informação foi divulgada pelo governador da província de Pernambuco, Dom. Diogo Botelho, quando este recebeu uma correspondência no dia 30 de agosto de 1606 do rei de Portugal, afirmando a presença dos irmãos em solo miguelense.
Conforme a historiografia de Alagoas, o povoado de São Miguel surgiu quando foi dividido em sesmaria, em 1612. Onde várias pessoas foram contempladas com terras. Entre elas, Felipa de Moura e Sebastião Ferreira da Rocha.
Diante desses fatos, cheguei a conclusão, que o povoado de São Miguel início-se na zona rural, quando foram construídos os engenhos de açúcar, as casas grandes, as senzalas e as capelas. Segundo os pesquisadores, as primeiras casas a serem alavancada na zona urbana foi na proximidade do rio São Miguel, onde é hoje, a rua Antônio Geremias de Menezes, antiga Rua da Praia, também conhecida como Rua do Cais. Às casas eram de traipas e cobertas de palhas de coqueiros ou de palmeiras.
Anos depois, os senhores de engenhos e os imigrantes começaram a investir no povoado, com construção de casas de negócios, sobrados e casarões.
Segundo informações certas, da capitania de Pernambuco, São Miguel já era Curato sobre a evocação de Nossa Nossa Senhora do Ó, desde 1683. Em 1703, o curato foi transformado em Freguesia com o mesmo nome da santa.
O povoado de São Miguel era distrito da vila de Santa Madalena da Lagoa do Sul e foi elevado à categoria de vila, no dia 10 de julho de 1832, pelo decreto do Governo Geral da Regência, divido o seu progresso e o seu desenvolvimento.
A vila de São Miguel era considerada uma das mais importante vila da província, por ter um solo bastante produtivo e um complexo de engenhos de açúcar por toda região. Ana Lins e os seus familiares dominavam praticamente toda área açucareira da província, a maioria dos senhores de engenhos eram parentes da dama de ferro.
O engenho Sinimbu, atual usina Caeté e o Novo Sinimbu, usina Cansanção de Sinimbu, eram considerados os principais pontos de entradas para os outros engenhos da redondeza, por serem engenhos centrais. E o rio São Miguel, era a principal via de acesso para o transporte do açúcar como também servia de rota para as pessoas que viajam para fora da vila.
Antigamente o território alagoano era dividido em cinco vilas, que muito contribuíram para o crescimento e desenvolvimento do mesmo. Faziam parte do seu complexo territorial, a vila de Porto Calvo; a vila de Penedo; a vila de Alagoas, depois cidade de Alagoas, a primeira capital atual Marechal Deodoro; vila de São Miguel e vila do Poxim (Coruripe).
A vila de São Miguel era formada pelos seguintes distritos: Boca da Mata, Campo Alegre (Mosquito), Barra de São Miguel, Roteiro e Jequiá da Praia.

( Texto Escrito por Ernande Bezerra de Moura )

0
1 mil visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários