BIOGRAFIA DO POETA DOMINGOS PAIS BARRETO CARDOSO

Ernande Bezerra Ernande Bezerra 09 de Julho de 2019
09 de Julho de 2019

 

Domingos Pais Barreto Cardoso, poeta, jornalista e advogado, nasceu na cidade de São Miguel dos Campos, estado de Alagoas, no dia 08 de Setembro de 1888, filho de Domingos da Silva Cardoso e de dona Adélia País Barreto Cardoso.
Estudou Humanidade na cidade de Maceió, formando-se em Direito pela Faculdade do Recife em 1910.
Foi redator do jornal " O Gutenberg " e das revistas Literárias " Exedra e Renascença " , tendo sido também diretor desta última.
Exerceu as seguintes funções: Diretor da Instrução Pública, Juiz Municipal de Maceió, Juiz de Direito de Murici e de São Luiz de Quitunde, Secretário da Fazenda e Desembargador da Corte de Apelação.
O mesmo é fundador da Academia Alagoana de Letras - AAL, da qual foi presidente e o primeiro ocupante da cadeira de número trinta e três, com o pseudônimo de Falstaff.
Durante sua carreira jornalística, manteve uma seção no Jornal de Alagoas, na qual fazia, principalmente, Crônicas Carnavalescas, com o tema: k.k.CIA e a seção em Versos Bagos e Bagaços no Jornal Gazeta de Alagoas.
Foi empossado como Membro Efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas - IHGA, em 16 de março de 1931.
Não publicou nenhum livro, mas tem um trabalho acadêmico, intitulado de o Discurso do Dr. Barreto Cardoso, que foi publicado em 1932, na revista do instituto, volume 36, ano 59, na página 08 a 82, além de ter também publicado diversos trabalhos avulsos em prosas e versos.
O nobre poeta miguelense faleceu no dia 27 de fevereiro de 1960, na cidade de Maceió.

( Escrito por Ernande Bezerra de Moura )

Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários