Tema Acessibilidade

BIOGRAFIA DO PROFESSOR LUIZ FERNANDO VIEIRA LOPES

• Atualizado

Luiz Fernando Vieira Lopes, nasceu na cidade de Maceió, estado de Alagoas, no dia 25 de outubro de 1935, filho de Manuel Lopes e de dona Auta Vieira Lopes.
Casou-se com Gladys Bezerra Apratto Lopes, com quem teve duas filhas, Auta Maria Apratto Lopes e Tereza Apratto Lopes.
Quando separou-se da sua esposa, conheceu uma nova companheira, por nome de Maria Rodrigues e com ela teve uma filha, Marcela Rodrigues Lopes.
Marcela foi registrada com o sobrenome da família, por sinal as três irmãs se dão muito bem.
Luis Fernando foi um dos fundadores do jornal "Lutar para Construir" em parceria com Douglas Apratto Tenório, primo da sua primeira esposa e do intelectual, Iramilton Dias Leite.
Exerceu a função de professor no Ginásio São Miguel e foi aclamado como o primeiro diretor do referido colégio. Também foi Secretário de Administração da Prefeitura de São Miguel dos Campos, por três mandatos.
Ocupou o cargo de Secretário Municipal de Educação, em duas ocasiões, na gestão do prefeito Moacir Cavalcante de 1961 a 1964 e na gestão do prefeito Francisco Hélio Jatobá de 1989 a 1992.
Luiz Fernando foi um dos responsáveis pela vinda do MOBRAL para o município de São Miguel dos Campos.
Ele também contribuiu bastante para o desenvolvimento e o crescimento da cultura no município, tanto na Casa da Cultura como no CSU.
O inesquecível professor faleceu no dia 08 de abril de 2013, na cidade de Maceió.
Logo após o seu sepultamento, uma das suas filhas, encontrou nos seus arquivos particulares, um texto poético de sua autoria, intitulado de " Querida, Querida Eu Vou Morrer ". Por sinal, muito bonito! O professor relata no seu texto, a maneira de como queria ser enterrado. Este poema, faz parte do acervo do Museu Histórico e Cultural Fernando Lopes. O mesmo está exposto na sala do articulador cultural José Barbosa de Moura, no prédio da Casa da Cultura.

(Biografia Escrita Por Ernande Bezerra de Moura)

0
1 mil visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários