Portal Escritores

BIOGRAFIA DO PROFESSOR LUIZ FERNANDO VIEIRA LOPES

 

Luiz Fernando Vieira Lopes, nasceu na cidade de Maceió, estado de Alagoas, no dia 25 de outubro de 1935, filho de Manuel Lopes e de dona Auta Vieira Lopes.
Casou-se com Gladys Bezerra Apratto Lopes, com quem teve duas filhas, Auta Maria Apratto Lopes e Tereza Apratto Lopes. Quando separou-se da sua esposa, conheceu uma nova companheira, por nome de Maria Rodrigues e com ela teve uma filha, Marcela Rodrigues Lopes, que foi registrada com o sobrenome da família, por sinal as três irmãs se dão muito bem.
Fundou o jornal " Lutar para Construir " em parceria com Douglas Apratto Tenório e Iramilton Dias Leite. Exerceu a função de professor no Ginásio São Miguel e foi aclamado como o primeiro diretor do referido colégio.
Foi Secretário de Administração da Prefeitura de São Miguel dos Campos, por três mandatos, ocupou também o cargo de Secretário Municipal de Educação, em duas ocasiões, na gestão do prefeito Moacir Cavalcante de 1961 a 1964 e na gestão do prefeito Francisco Hélio Jatobá de 1989 a 1992.
Foi um dos responsáveis pela vinda do MOBRAL para a cidade de São Miguel dos Campos e contribuiu bastante para o desenvolvimento e crescimento da cultura do município, tanto na Casa da Cultura como no CSU.
O inesquecível professor faleceu no dia 08 de abril de 2013, na cidade de Maceió e logo após o seu sepultamento, uma das suas filhas, encontrou nos seus arquivos particulares, um texto poético de sua autoria, intitulado de " Querida, Querida Eu Vou Morrer ", por sinal muito bonito, onde o professor relata por escrito a forma de como queria ser enterrado.
Este poema faz parte do acervo do museu Fernando Lopes, e está exposto na sala do articulador cultural José Barbosa de Moura, no prédio da Casa da Cultura.

( Escrito por Ernande Bezerra de Moura )







Comentários

Deixe seu comentário

Para enviar um comentário você precisa estar logado: login
Bezerra
Escrito por:
Bezerra
Escritor

Visão Geral do texto

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Publicado em 13 de Julho de 2019

Já foi visto 67 vezes

Favorito de 0 leitor

Categoria Biografias


67
Leram
0
Vão ler

Tags