Portal Escritores

BIOGRAFIA DO DR. AGNALDO MACHADO

 

Agnaldo Cavalcante Machado, nasceu na cidade de Traipu, estado de Alagoas, no dia 20 de março de 1912, filho de Mateus Machado e de dona Rosa Cavalcante Machado.
Casou-se no dia 23 de outubro de 1956, com Hilda Bulhões Machado e desse laço matrimonial nasceram os seguintes filhos, Ana, Rosa, Mateus e Artur Machado.
Formou-se no dia 04 de dezembro de 1938, na venerada Faculdade de Medicina do Estado da Bahia, onde iniciou as suas atividades médicas, do sul da Bahia até a cidade do Rio de Janeiro.
Em 1948, foi aprovado no Concurso Público de Alagoas, em Medicina e foi transferido para a cidade de São Miguel dos Campos, torrão da família materna, onde se criou com singular apego pelas terras dos Caetés, considerado por ele, o berço do seu nascimento.
Agnaldo Machado era um homem voltado para o social, desenvolveu um excelente trabalho em prol da comunidade miguelense, em especial, as pessoas mais carentes.
Foi Diretor do Posto de Saúde e da Associação de Proteção a Maternidade e a Infância, era um amigo de todos os instantes, principalmente nos momentos mais difíceis, solidário em ferimentos profundos da alma, leal, uma personalidade forte de caráter retilíneo e de muita cultura.
Esteve sempre presente nos movimentos sociais e religiosos em favor do progresso do município, militou na política, onde foi eleito Vereador, em duas legislaturas, na gestão do Prefeito Armando Moreira Soares, de 1955 a 1958 e na gestão do Prefeito Moacir Cavalcante, onde renunciou o mandato, no sentido de não prejudicar os trabalhos de profissão.
Este grande vulto da medicina alagoana e local, faleceu no dia 23 de dezembro de 2001, na cidade de São Miguel dos Campos.
Existe em Alagoas duas instituições que presta o seu nome, o Centro Médico localizado na cidade de Maceió e o Posto de Saúde na parte alta da cidade de São Miguel dos Campos.

( Escrito por Ernande Bezerra de Moura )









Comentários

Deixe seu comentário

Para enviar um comentário você precisa estar logado: login
Ernande Bezerra
Escrito por:
Ernande Bezerra
Escritor

Visão Geral do texto

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Publicado em 16 de Julho de 2019

Atualizado em 08 de Dezembro de 2019

Já foi visto 109 vezes

Favorito de 0 leitor

Categoria Biografias


109
Leram
0
Vão ler

Tags