Tema Acessibilidade

BIOGRAFIA DO VEREADOR E DOUTOR AGNALDO MACHADO

• Atualizado

AGNALDO CAVALCANTE MACHADO

Agnaldo Cavalcante Machado nasceu no município de Traipu, estado de Alagoas, no dia 20 de março de 1912, filho de Mateus Machado e de dona Rosa Cavalcante Machado.
O pai era Juiz de Direito e a mãe era filha de uma tradicional família alagoana.
Casou-se no dia 23 de outubro de 1956, com Hilda Bulhões Machado e desse laço matrimonial nasceram os seguintes filhos: Ana, Rosa, Mateus e Artur Machado.
Formou-se no dia 04 de dezembro de 1938, na venerada Faculdade de Medicina do Estado da Bahia, onde iniciou as suas atividades médicas. Ele exercia a sua função do sul da Bahia até a cidade do Rio de Janeiro.
Em 1948, foi aprovado no Concurso Público de Alagoas, em Medicina e foi transferido para a cidade de São Miguel dos Campos. Torrão da família materna. Onde se criou com singular apego pelas terras dos Caetés. Considerado por ele, o berço do seu nascimento.
Agnaldo Machado era um homem voltado para o social, desenvolveu um excelente trabalho em prol da comunidade miguelense, em especial, as pessoas mais carentes.
Foi Diretor do Posto de Saúde e da Associação de Proteção a Maternidade e a Infância, era um amigo de todos os instantes, principalmente nos momentos mais difíceis, solidário em ferimentos profundos da alma, leal, uma personalidade forte de caráter retilíneo e de muita cultura.
Esteve sempre presente nos movimentos sociais e religiosos em favor do progresso do município, militou na política, onde foi eleito Vereador, em duas legislaturas, na gestão do Prefeito Armando Moreira Soares, de 1955 a 1958 e na gestão do Prefeito Moacir Cavalcante, onde renunciou o mandato, no sentido de não prejudicar os trabalhos de profissão.
Este grande vulto da medicina alagoana e local, faleceu no dia 23 de dezembro de 2001, na cidade de São Miguel dos Campos.
Existe em Alagoas duas instituições que presta o seu nome: O Centro Médico localizado na cidade de Maceió e o Posto de Saúde na parte alta da cidade de São Miguel dos Campos.

( Biografia Escrita Por Ernande Bezerra de Moura )

0
1 mil visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários