Tema Acessibilidade

BIOGRAFIA DA ARTESÃ E PROFESSORA MARIA JOSÉ CASTELA

• Atualizado

Maria José Castela Viana, conhecida popularmente como Dona Zezinha, nasceu no município de São Miguel dos Campos, estado de Alagoas, no dia 5 de fevereiro de 1943, filha de Narciso Bispo Castela e de dona Benedita Maria Castela.
Casada com Eloy Viana dos Santos, natural da cidade de Anadia, ele nasceu no dia 24 de março de 1940. Desse laço matrimonial nasceram os seguintes filhos: Davi, Erigleide, Gláucia, Clécia Maria, Sandra Maria e Maria Betânia Castela.
Desde muito jovem dedicou-se as artes, principalmente na costura, era uma artista nata, uma excelente artesã de figurino humano. Suas mãos faziam coisas inacreditáveis, verdadeiras obras de artes, entrelaçadas com linhas de lã. Além de costureira, dona Zezinha também trabalhava com vidros, cordas, telas, titãs e cerâmicas.
Apesar de casada e com filhos pequenos, dona Zezinha ainda estudava, e com muito esforço e determinação conseguiu terminar o magistério. Mas a artista ainda queria mais, aos sessenta e três anos de idade, ela consegue ingressar na faculdade, mas Infelizmente não chegou a concluí o curso de pedagogia, em virtude do seu falecimento. Fato que aconteceu no dia 22 de dezembro de 2008.
Seu corpo está sepultado no Cemitério Nossa Senhora da Consolação, em São Miguel dos Campos. O mais bonito é que antes de morrer, dona Zezinha passou seus conhecimentos artísticos para seus filhos e alguns deles seguiram a arte da mãe, que seja na pintura, no artesanato e na sala de aula como educadoras.
Na verdade dona Zezinha deixou um legado e um exemplo de vida para toda família, inclusive para os amigos e para os alunos que tiveram a honra de tê-la como sua admiradora e professora.

(Biografia Escrita Por Ernande Bezerra de Moura)

0
2 mil visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários